TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ DE PPP

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

R- O planejamento é a elaboração de idéias e ações para intervir na realidade com a intenção de mudá-la e com a finalidade da eficiência, Diagnóstico

a) Caracterização inicial

b) Produção de informações

c) Análise diagnóstica

           Elaboração do projeto

1. Justificativa

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

2.2. Objetivos específicos

2.3. Metas

3. Estratégias ou metodologias

4. Recursos

5. Avaliação do projeto.

  1. Defina projeto e aponte sua finalidade para escola.  Enumere suas etapas.

R-A finalidade do projeto é nortear um trabalho a ser realizado para que seus objetivos possam ser atingidos da melhor forma possível. Ele é um elemento do planejamento e deve ser algo muito simples e claro para que possa esclarecer e dar maior precisão á sua ação

R-1. Justificativa

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

2.2. Objetivos específicos

2.3. Metas

3. Estratégias ou metodologias

4. Recursos

5. Avaliação do projeto.

  1. O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?

R- O diagnóstico serve para conhecer a realidade da organização como um todo e também em torno nele vai envolver uma análise de seus objetivos,funções, filosofia,recursos,estratégias,formas de avaliações das necessidades e restrições externas,vai implicar em identificar deficiências,problemas,desvios,o que é mais importante a fazer  e o que é mais urgente e grave,suas causas e efeitos. É a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para solucioná-los.

  1. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R- Porque promove a discussão e a troca de informações e experiências visando a melhoria da educação.

  1. Diferencie planejamento e projeto, apontando os aspectos que os distinguem.

R- O planejamento é a elaboração de ideias e ações para intervir na realidade com a intenção de mudá-la e com a finalidade da eficiência. A finalidade do projeto é nortear um trabalho a ser realizado para que seus objetivos possam ser atingidos da melhor forma possível. Ele é um elemento do planejamento e deve ser algo muito simples e claro para que possa esclarecer e dar maior precisão á sua ação.

.

  1. Como deve ser a avaliação do projeto?  Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R- A finalidade do projeto é nortear um trabalho a ser realizado para que seus objetivos possam ser atingidos da melhor forma possível. Ele é um elemento do planejamento e deve ser algo muito simples e claro para que possa esclarecer e dar maior precisão á sua ação.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

  1. Leia o texto de Rita Foelker no link abaixo e argumente sobre a importância dos itens citados: Reunião de planejamento; Avaliação do período anterior; Definição dos objetivos; Planejamento das ações; e Reuniões de avaliação.

Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/1_0745.pdf 

  1. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

  1. Por que é necessário fazer planejamento?

R- Devido o  sistema de ensino ser atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Por isso é importante que o planejamento seja uma atividade reflexiva acerca de nossas ações e opções para não ficarmos sujeitos aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.

  1. Em muitas escolas o planejamento é apenas para atender as exigências burocráticas. Poderia ser diferente? Como?

  1. Qual a prioridade do Processo de Planejamento?

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com