TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ EDUCAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

EDUCAÇÃO HOSPITALAR – 80h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

PEDAGOGIA HOSPITALAR

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Descreva o contexto histórico que marcou o surgimento das classes hospitalares.

R= As classes hospitalares tiveram seu inicio em 1935, quando Henri Silveira inaugurou a primeira escola para crianças inaptas nos arredores de Paris. Seu exemplo foi seguido na Alemanha, França, Europa, e Estados Unidos. Pode se considerar como um marco decisório das escolas em hospitais a Segunda Guerra Mundial o grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de ir à escola, com isto criou um engajamento, sobretudo dos médicos, que hoje são defensores da escola em seu serviço. Em 1939 foi criado o Centro Nacional de Estudo e de Formação para a Infância Inadaptada de Suresnes, com o objetivo de formação de professores para o trabalho em hospitais. Em 1939 foi criado o cargo de Professor Hospitalar na França. No Brasil a legislação reconheceu por meio do Estatuto da Criança e Adolescente Hospitalizado, através da Resolução n° 41 de Outubro de 1995. Em 2002 o ministro da educação, por meio de sua Secretaria de Educação Especial elaborou um documento com estratégias e orientações para o atendimento nem classes hospitalares assegurando o acesso à educação básica. De acordo com esse documento, a educação tem potência para reconstituir a integralidade e a humanização nas práticas de atenção à saúde; para efetivar e defender a autodeterminação das crianças diante do cuidado; para propor outro tipo de acolhimento das famílias nos hospitais, inserindo a sua participação como uma interação de aposta no crescimento das crianças; para entabular uma educação do olhar e da escuta na equipe de saúde mais significativa à afirmação da vida.

  1. O que é e como se organiza a classe hospitalar?

R= A classe hospitalar e definida pela Secretaria Estadual de Educação Especial o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamentos de saúde , seja em internação como e tradicionalmente conhecida, foi criada para assegurar as crianças e os adolescentes hospitalizados, a dar continuidade nos estudos, possibilitando um retorno após a alta sem prejuízo a sua formação escolar.

  1. Disserte sobre os objetivos e a importância da classe hospitalar.

R= O principal objetivo da classe hospitalar é, fazer um acompanhamento pedagógico a crianças e jovens com dificuldades graves de saúde física ou mental e que estão definitivamente ou temporariamente impedidos de frequentar a escola. Dentre os objetivos esta a possibilidade de compensar faltas e devolver um pouco da normalidade á maneira de viver da criança. O professor será um tutor para a criança onde possibilita a mesma a tratar de seu problema de doença, sem esquecer as suas necessidades pessoais, ajuda a criança a desenvolver atividades emocionais e sociais para manter uma ligação com a vida familiar e a realidade no hospital. Em termos de estratégia de crescimento a classe hospitalar vem oferecendo a criança ferramentas de comunicação, como outros pacientes de sua idades, oferendo jogos de entretenimento garantindo a continuidade didática com a escola de origem.

  1. Qual o papel do professor em classes hospitalares?

R= O professor deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente, tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente na ausência escolar, amenizar o sofrimento da criança internada, dando a oportunidade do paciente continuar seus estudos. Sua função não é apenas de manter a criança ocupada, e sim incentivar o crescimento e desenvolvimento somatopsiquico, intelectivo e sócio interativo.

  1. Apresente sugestões de atividades a serem desenvolvidas em classes hospitalares.

R= Atividades recreativas, lúdicas no ambiente de interação, com ênfase em programas sócios interativos, brinquedoteca, contar historia ambientes de aprendizagem virtuais, atividades preventivas, murais interativos, atendimento no leito, conversar, ler histórias, brincar; atividades expressivas como desenho, pintura, argila ou massinha. Estas atividades podem facilitar a expressão do que ocorrem no mundo interno, fantasias, medos, às vezes, ainda não conscientes; leitura de livros com temas gerais ou mais específicos se assim a criança ou adolescente desejar; atividades de relaxamento e imagens mentais que possam trazer bem-estar e potencializar o tratamento.

UNIDADE 2

LEGISLAÇÃO PARA ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre o texto “Legislação das Classes Hospitalares”, enfatizando os pontos principais relacionados ao atendimento ao aluno hospitalizado.

R= No Brasil a legislação reconheceu através do Estatuto da Criança e Adolescentes Hospitalizado o direito de desfrutar de alguma forma de recreação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar. Em 202 o Ministro da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, Todo o aluno que frequenta a classe possui um cadastro com os dados pessoais, de hospitalização e da escola de origem. Ao final de cada aula o professor faz os registros nesta ficha com os conteúdos que foram trabalhados. O aluno que frequenta a classe por três dias ou mais é realizado contato telefônico com sua escola, comunicando da sua participação na classe e obtendo-se informações referentes aos conteúdos que estão sendo trabalhados, no momento, em sua turma. Após alta hospitalar, é enviado relatório descritivo das atividades realizadas, com seu desempenho e dificuldades apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com