TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 80h

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Com base no conteúdo da Unidade 1, responda às seguintes questões:

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Descreva a importância de o profissional de secretariado possuir o conhecimento da psicologia em sua atuação laboral.

R: Para compreender o comportamento humano, visando a eficiência organizacional com a resolução de conflitos e o fornecimento de motivação. O profissional de secretariado deve compreender a importância da psicologia para que a organização obtenha seus objetivos, sabendo lidar, liderar, compreender as pessoas, com valorização do capital humano, trabalho em grupo e entendimento das relações interpessoais.

  1. Fundamente as semelhanças e diferenças entre a Síndrome de Burnout e o Assédio Moral.

R: A Síndrome de Burnout trata-se de um esgotamento físico e mental, gerando fadiga e exaustão ao trabalhador, causando distúrbios psicológicos e orgânicos.

O Assédio Moral trata-se de situações em que o trabalhador é submetido a situações constrangedoras, humilhantes no trabalho. O trabalhador sofre com a sobrecarga de trabalho, falta de valorização, carga horária excessiva, humilhações, cobranças de metas, afetando assim sua saúde como a insônia e depressão. Tanto a Síndrome de Burnout, quanto o Assédio Moral causam no trabalhador psicopatologias, diferenciando-se que o assédio moral, trata-se de uma pressão psicológica, enquanto a Síndrome de Burnout, trata-se de uma exigência física e mental para o cumprimento de metas da organização.

  1. Explique a visão de homem biopsicossocial no ambiente laboral e sua importância.

R: O homem com uma visão biopsicossocial direciona em cada atividade do trabalho os padrões de relações de trabalho, a carga física e mental. Desperta para as questões políticas e ideológicas, atuando como líder nos processos empresariais, incentivando os relacionamento e a satisfação das pessoas, limiando a dor física, sofrimento psíquico, diminuindo o surgimento de doenças e aumentando a produtividade do trabalhador, sua eficiência e eficácia.

UNIDADE 2

PERSONALIDADE HUMANA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base no conteúdo da Unidade 2, responda as seguintes questões:

  1. Sobre a personalidade humana explique se ela pode se modificar ou não na organização?

R: A personalidade humana pode modificar-se na organização diante de aspectos fisiológicos e psicológicos, podendo ser modificada por fatores externos e internos. O comportamento humano está diretamente ligado ao meio em que vive e sua personalidade relaciona-se com o ambiente, ajustando-se conforme a necessidade humana.

  1. Descreva como é formada a estrutura da personalidade?

R: A estrutura da personalidade é formada por três bases: a autoeducação, hereditariedade e ambiente. A autoeducação compreende a marca pessoal de cada pessoa, seu modo de se ver e julgar em certas situações, sua autoimagem, sua autoestima e o juízo que faz sobre si. A hereditariedade composta pela genética, a herança dos pais e pela biotipologia que faz referência a sua cor, estrutura física, tipagem sanguínea e comportamental e ao ambiente ligado ao conjunto de hábitos e a cultura, que modifica constantemente o comportamento humano e o processo de socialização.

  1. A frustração faz parte do ambiente laboral e ela pode acontecer por três formas, explique-as.

R: A frustação no ambiente laboral ocorre de três formas: A barreira situacional, que impede a satisfação por motivo físico, como a falta de papel para impressão de documentos, falta de luz para a realização de determinada tarefa, falta de espaço físico local, entre outros. A barreira interpessoal, que trata-se do impedimento de determinado trabalho ou ideia, por motivo de não aceitação da chefia ou de negativa de colegas de trabalho e a barreira interpessoal, que se refere a uma limitação física ou mental, ou mesmo pela falta de habilidade pessoal para a realização de alguma tarefa.

  1. Descreva as vantagens e desvantagens de uma pessoa possuir a personalidade tipo A.

R: Refere-se a uma pessoa em constante movimento, sempre atarefada, querendo resolver tudo de forma impaciente e de forma perfeccionista, não suportando o ritmo de outras pessoas, agindo, às vezes, de forma hostil e agressiva. Porém, é um profissional muito competente, mas devido sua característica torna-se propenso ao desenvolvimento de doenças.

  1. Descreva as vantagens e desvantagens de uma pessoa possuir a personalidade tipo B.

R: A pessoa de personalidade tipo B dificilmente se sente pressionada, pois trata-se de uma pessoa tranquila que não preocupa-se ou se sente amendrontada diante de pressões. São pessoas eficientes em lidar com situações estressantes, embora apresentem menor produtividade que a pessoa de personalidade A.

  1. Explique se a organização pode interferir no desenvolvimento da personalidade do trabalhador, e se esta personalidade influencia ou não a cultura organizacional.

R: Tanto a personalidade do trabalhador pode interferir na cultura organizacional, quanto a estrutura organizacional pode interferir na personalidade do trabalhador. Quanto maior a organização, maior será a pressão para a eficiência e eficácia das pessoas para que se tornem metódica, prudente e disciplinadas, seguindo padrões, provocando uma ameaça à independência intelectual e afetiva das pessoas. No entanto há pessoas que influenciam na estrutura organizacional por meio da centralização de seus objetivos e valores individuais, modificando-a para atender seus almejos e para que adapte-se a sua personalidade.

UNIDADE 3

PERCEPÇÃO E EMOÇÕES

Com base no conteúdo da Unidade 3, responda as seguintes questões:

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O processo de percepção pode influenciar nas decisões tomadas pelas pessoas na organização? Explique.

R: O processo de percepção influencia nas decisões tomadas pelas pessoas na organização, pela interpretação dos fatos, por sofrer estímulos internos, externos e das experiências vividas. Cria de forma importante estímulos para a realização coerente de normas e padrões de conduta para o alcance das metas da organização e aumento da produtividade.

  1. Karsaklian (2010) refere que a percepção é dinâmica e apresenta várias características, explique cada uma delas.

R: Subjetiva: é conforme aproveitamos de determinada situação para a construção de nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com