TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Educação Infantil

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE LICENCIATURA EM  PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

LEILA CRISTINA CHAGAS LOPES                RA: 9374247892

NOME COMPLETO                                RA: 0000000000000

NOME COMPLETO                                RA: 0000000000000

NOME COMPLETO                                RA: 0000000000000

NOME COMPLETO                                RA: 0000000000000

NOME COMPLETO                                RA: 0000000000000

LUDICIDADE E ELEMENTO LÚDICO

Subtítulo

Tutor: Ana Flavia Santos

BELO HORIZONTE – MINAS GERIAS

24/09/2015

 INTRODUÇÃO

A narrativa a seguir,são relatos de observações,registros e avaliações feita pelo graduando de pedagogia Leila Cristina Chagas Lopes, em uma Creche comunitária em Ibirité, sendo uma comunidade carente, a creche atende criança de 0 a 5 anos em horário integral (07:00 as 17:00 hs), oportunizando as mães a trabalharem fora de casa, e contribuindo assim para o processo de desenvolvimento dessas crianças.

O presente desafio  tem como objetivo  as relações afetivas sociais em momentos de atividade livres:do que brincam? Como se comportam e se relacionam entre si?

Esses momentos lúdicos são de grande importância para se conhecer uma criança pois o brincar é a linguagem em que se comunicam, estado  emocional de cada um, expressam  ideias, ampliam vocabulário, propiciando formação de caráter.

O educador  infantil deve fornecer essa aprendizagem  numa interação prazerosa  e afetuosa.


DESENVOLVIMENTO

A infância é uma fase de crescimento físico e desenvolvimento psicológico sendo um período  de formação de identidade, em cada etapa da criança,  as características que deverão ser conhecidas  e compreendidas para que ocorra de forma bem direcionada,visando a promoção de uma infância saudável.

Segundo educador  Henry Wallon  que empenhou se em analisar o desenvolvimento infantil afetividade é um dos principais elementos do desenvolvimento que se manifesta com a emoção e  o movimento é a linguagem (o corpo fala). A atividade lúdica, seria uma etapa de evolução total,  pode ser movimentos simples como estender e encolher as pernas, produzir ruídos e sons, montar no pau como se fosse cavalo.

 Durante as atividades lúdicas a criança os olhos e ouvidos, vê e escuta, faz esforço para perceber e compreender coisas, seres, cenas e imagens, combina entre si objetos, modifica os, transforma e cria outros, são nessas Soluções dos confrontos que a inteligência evolui . Ao longo das etapas do desenvolvimento do processo efetividade e inteligência se alternam.

 Piaget  acreditou e comprovou que o conhecimento vem das descobertas que a criança faz, por meio da investigação, que o desenvolvimento natural da criança  passa por quatro estágios. E o processo de socialização se dá a partir da revolução  intelectual.

Para Piaget  a maneira de ser social de um adolescente é uma, e de uma criança é outra, pela capacidade de participar das relações com equilíbrio de trocas intelectuais.

Tamanha é a importância do momento de brincar, brincando estão aprendendo, ensinando, cooperando e se desenvolvendo em sua totalidade (afetivo cognitivo e social).


 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fazer este trabalhao em uma creche comunitária, foi muito enriquecedor a minha profissão, foi perceptível em todo tempo como as crianças são felizes, em sua natureza, brincam com que tem, inventam brincadeiras.

Em uma observação das relações afetivas sociais, oportunizou  me a vivenciar, o comportamento diversificado, adaptar é a realidade das crianças, ampliando  conhecimento e oportunizando a refletir  práticas que contribuem  no processo de desenvolvimento,  pedagógico de cada criança.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Amélia Porto, Flávia Daros e Maria Luisa Aroeira. Educação Infantil. Edição 1, Belo Horizonte, Editora, 2006.. 

Piaget, Vygotsky, wallon: teoria psicogeneticas em discussão Yves de follie Marta Kahl  de Oliveira, ,Ideloysa Santos-São Paulo Sunmus 1992.

https://books.google.com.br/books?id=29awWGSPyFYC&hl=pt-BR

Em anexo:

Observação Narrativa (ilustrativa)

  1. Nome da criança: Serão observados todos os meninos e meninas de turma de 5 anos, da educadora Luciene, na creche comunitária amor de mãe.

 

Idade da criança

Anos__5___  Meses_____

Sexo da criança

x

Masculino

x

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome:Luciene

Função: Professora

Nome:

Função:

Contexto de observação: (ex.: brinquedoteca hospitalar)

Data da Observação: 01/09/2015  Horário de início: 9:00 Horário de término:9:40

Escolha da criança

Serão observados todos os meninos e meninas de turma de 5 anos, da educadora Luciene, na creche comunitária amor de mãe.

Breve descrição das características marcantes da criança

Essa turma foi escolhida por despertar aprendizados,a partir da fala da diretora,quando foi feita a solicitação para estagio”-essa turma tem características significativas de agressividade””mal comportamento”,indisciplina”.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A brinquedoteca é bem arejada,janelas com grades , ambientes limpos, com banheiro e um espaço bem amplo, porem bastante carente de brinquedos e livros.contem 4 estantes, duas com alguns poucos  livros infantis duas com brinquedos, bastante usados. Uma TV com DVD, uma mesa com 4 cadeiras e 1 tapete(de casa).As paredes tem desenhos motivos infantis, que foram feitos pelas próprias  educadoras.O parquinho contem ainda brinquedos de ferro: duas gangorras, um gira- gira e um trepa-trepa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com