TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

                        Brinquedoteca e o Elemento Lúdico  

 1- Quais as características do brincar espontâneo?

Podemos observar as ações lúdicas, fazendo análise e registros durante as brincadeiras, obtendo assim resultados de suas ações durante a vivência de um jogo. Observamos também a trajetória lúdica de cada criança sendo possível entender e compreender melhor suas ações, como por exemplo: suas ideias, interesses, comportamento dos envolvidos nos diferentes ambientes lúdicos, tendo em vista cada problema e conflitos e até as maneiras que as crianças resolvem seus conflitos procurando assim soluções no desenrolar das brincadeiras, respeitando a individualidade de cada um.

2- Como o ambiente lúdico poderá ser um incentivador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil?

O ambiente em que a criança esta inserida é importante que tenha espaço lúdico, com brinquedos para serem explorados que incentive o desenvolvimento cognitivo, físico e imaginário da criança, pois é no brincar que ela se desenvolve, se expressa simbolicamente, assumindo papéis e tendo isso como objetivo.

3- Qual a importância de uma brinquedoteca em uma instituição de educação infantil?

Para a educação infantil é importante uma brinquedoteca, porque é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de atividades dentro de um ambiente lúdico, incentivando assim a brincadeira do faz-de-conta, a dramatização, a construção, a solução de problemas, a socialização e a vontade de inventar, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação criativa e autônoma.

A importância da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem

Toda criança precisa brincar e explorar ambientes e espaços que possibilitem novas experiências e aprendizados. O brincar é muito importante na vida da criança, pois através das brincadeiras ela se descobre, descobre o outro e o mundo que há em sua volta.

É preciso que haja ambientes que proporcionem essa ludicidade, mesmo que algumas crianças tenham dificuldade sua criatividade e fantasia. Com a imaginação a criança brinca com qualquer objeto simbolicamente fazendo de conta, por exemplo: faz com que uma tampa de panela seja o volante de um carro e que ela está dirigindo-o ou transforma um pente em um telefone, enfim, por isso é muito importante que ela tenha contato com esses ambientes lúdicos, com brinquedos, jogos para que, ela possa, assim, desenvolver sua criatividade, se socializar com outras crianças possibilitando seu aprendizado.

A ludicidade na vida da criança além do objetivo de desenvolver tal aprendizado de forma mais atrativa é também uma forma de resgatar a cultura histórica familiar. O mundo da criança é lúdico e ilusório independentemente de sua origem, diferente do adulto. Brincar é uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico, estimula o intelectual possibilitando o aprendizado.

Por meio do lúdico há o desenvolvimento das competências do aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Desenvolve a convivência social e a amizade, ajuda a aceitar as perdas como na brincadeira de jogos e competição, explorando a criatividade, possibilitando, com isso, a concentração. Através das brincadeiras a criança constrói sua identidade e sua independência enfrentando o medo e suas limitações, aprendendo a expressar seus sentimentos e melhorando o convívio com as demais crianças, compreendendo que precisa respeitar regras, limites e os papeis de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com