TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: BRINQUEDOTECA

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA

Polo Sorocaba - SP


DESAFIO PROFISSIONAL: BRINQUEDOTECA

Telma Carina Piovani Baltazar - RA: 1209399228

Rosana Simon Barros - RA: 0164548943

Renata Cristina Mocinho Tedesco - RA: 1238454073                                                                                     Tatiane Conceição Momberg - RA: 0139526535

Nilcea Nunes - RA: 1267460274

Desafio profissional das disciplinas:

Organização e Metodologia em educação Infantil; Brinquedoteca e Elemento Lúdico; Didática de Contar Histórias: Literatura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação.

Tutoras: Aline Zamboni e Cinthia Muniz Ribeiro dos Reis

                                        SOROCABA

                              21 de Outubro de 2016

Introdução

Desde o século XVII educadores pesquisam sobre a ludicidade no processo pedagógico na infância. Friedrich Froebel, pedagogo e estudioso, criou o primeiro jardim de infância, onde e atividades lúdicas como música, conversas, poesias e manipulação de vários materiais e objetos diferentes, eram usados para ampliar os conhecimentos na área de Educação Infantil, fazendo na práxis pedagógica o aprimoramento das habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais dos educandos. Então comprovadamente sabemos que brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

Brincando a criança aprende com prazer, o que faz dessa prática educativa na escola, uma possibilidade de professores e alunos estabelecerem relações mais profundas entre o fazer e o compreender. Por isso a brinquedoteca atende as perspectivas da educação infantil, seus princípios metodológicos, o desenvolvimento humano, o desenvolvimento da inteligência e ainda uma ampla abordagem da importância do brincar, dos brinquedos e dos jogos, na construção do conhecimento da criança.

A brinquedoteca é um espaço de aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas, que aliado a uma riqueza de material lúdico,a criança reconhece, identifica as semelhanças, as diferenças, abstrai, classifica, simboliza. Um ambiente lúdico de qualidade, com certeza contribuirá para o desenvolvimento de experiências de sucesso no espaço escolar possibilitando à criança a oportunidade de desenvolver a iniciativa, a autonomia e enriquecer as interações sociais, como vem sendo visto em resultados de pesquisas e em análises feitas em escolas que à implementaram.

Desenvolvimento e Objetivos da Brinquedoteca

As escolas de educação infantil normalmente já têm espaços próprios para alimentação, banho, troca de roupas, atividades pedagógicas e de recreação, mas nem sempre tem um lugar adequado para a professora explorar atividades lúdicas, como contação se histórias, dramatizações e brincadeiras dirigidas com fácil aceitação por parte das crianças.

 A importância de se implementar um espaço adequado para esse fim, é de garantir o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças no âmbito das linguagens, raciocínio lógico, matemática, artes, ciências, coordenação de movimento, música, expressão corporal e sociabilidade, além de diagnosticar possíveis dificuldades de aprendizagem ou comportamentais.

O Objetivo de uma Brinquedoteca é que com um planejamento de horários e atividades, possibilitem todas as turmas terem acesso ao material lúdico apropriado para sua faixa etária para que possa desenvolver:

  • Habilidades criativas, expressivas e motoras
  • Promover a socialização equilibrada
  • Estabelecer regras de convivência
  • Descobrir e incentivar a troca de experiências pessoais e culturais.
  • Estimular a liberdade de expressão de várias formas e com diversos recursos
  • Proporcionar e permitir o aflorar da personalidade equilibrada para que se torne um adulto livre, crítico e participativo.
  • Diagnóstico e intervenções em dificuldades de aprendizagem ou comportamental.

Com isso podemos observar melhor o universo e a singularidade da criança, compreender sua realidade e seu universo. Segundo Comênio: “A criança deve aprender por meio de atividades práticas, deve aprender a fazer fazendo, e assim atuando como protagonistas e não como expectadores”.

Este é o objetivo deste espaço, que a criança, crie, experimente, faça, aprenda, conviva, explore.

Plano de Ação e Recursos utilizados

A Brinquedoteca deve ser um local arejado, limpo, sem presença de umidade, mofo ou qualquer outra coisa que represente perigo a saúde das crianças, deve também ser pensado e organizado, com variedades de brinquedos seguros, duráveis e acessíveis de maneira adequada a cada faixa etária. As atividades deverão ser pensadas com um planejamento prévio, para que se realizem atividades que levem as crianças a aprender e se desenvolver de maneira eficaz. Para Vygotsky, “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”. Citaremos alguns exemplos de brinquedos, objetos, recursos e planos de ação que serão utilizados para a implementação desse projeto.

  • Pelúcias, bonecos e bonecas, mobílias de casinha, supermercado, etc: Para a criança da faixa etária do ensino infantil, o boneco é seu espelho, seu melhor amigo, com quem partilha amizade, confidencia e parceria lúdica. Com bonecos e pelúcias, desenvolvem a afetividade, aprendem os cuidados básicos de alimentação, higienização, já que simbolizam em brincadeiras, membros da família (com bonecos representando várias idades) ou mesmo animais de estimação.
  • Livros de histórias e ilustrações, fantasias e fantoches: Com a leitura, a criança é estimulada a ouvir, comentar, dramatizar. A variedade dos livros traz enriquecimento cultural e conhecimento de novas palavras. Após a leitura devidamente escolhida, a criança pode desenvolver capacidades de recriar a história do seu jeito, incluindo personagens novos misturados com os que já faziam parte, ou mesmo interpretando e utilizando a criatividade na escolha de suas roupas, acessória entre outros (princesas, reis, fadas, monstros etc.). Pode-se ainda usufruir do uso de fantoches, que enriquecem ainda mais este momento.
  • Pincéis, tintas, papéis, argila, massa de modelar: As diversas técnicas de artes plásticas requerem materiais apropriados. Aqui a criança tem experiências sensoriais prazerosas e criativas explorando as tintas com as mãos e com o corpo. Aprende a pintar, misturar cores, fazer esculturas, trabalhos de colagem, reconhecer texturas, entre outras coisas.Crianças gostam de marcar sua individualidade, sua personalidade, e as artes plásticas cumprem esse papel, tornando uma forma prazerosa de se expressar e conviver socialmente.

  • Jogos diversos: O jogo é uma atividade espontânea, livre, desinibida, desinteressada e gratuita, onde a criança se manifesta sem inibições e barreiras, assim como elas são. Podemos dizer que o jogo é a atividade o “trabalho” da criança. Também são importantes no aprendizado de regras, ocupação de espaço, raciocínio lógico, habilidades motrícias e sensoriais. Podemos utilizar uma diversidade de jogos como, por exemplo: jogos de memória, de montar, quebra cabeça, de completar frases, de números, labirintos, jogos que utilizem letras, dominó, xadrez, dama.
  • Música: Segundo Platão, um dos maiores filósofos e pensadores da história: “A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”, por isso é fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para as crianças. Por seu poder libertador e prazeroso ela pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico. As atividades devem induzir a ações, gestos comportamentos motores e sensoriais (marcando os ritmos com o caminhar, com as mãos ou mesmo  falados). A musicalização é um processo cognitivo que envolve o mundo sonoro, a percepção rítmica e harmônica. Para essa atividade alguns instrumentos podem ser utilizados como a flauta doce, pianinho, rádio com toca CDs, pandeiro, xilofone, chocalho.
  • Brinquedos de movimento: O movimento é a primeira manifestação do ser humano, pois realizamos movimentos desde a vida intrauterina, movimentos esses que vão se estruturando ao longo da vida e exercendo influencia comportamental o que sentimos e pensamos. Segundo Vygotsky, “Através do meio físico e social, acontece o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano”, então explorar essas atividades que se estabelecem com movimentos, assegura o desenvolvimento funcional dentro das possibilidades da criança ajudando também a afetividade equilibrar-se através do meio social. Como suporte dessas atividades podemos considerar objetos como: Bambolês, bolas, vai-vem, corda, amarelinha, estátua, o mestre mandou, entre outros.
  • Recursos tecnológicos: A criança desde pequena vive num contexto social envolvido por diversas tecnologias como computadores, televisão, rádio, jogos eletrônicos, celulares e entre outros, e automaticamente ela já adquire hábitos, atitudes e habilidades que fazem parte de uma identidade moderna. Assim a escola precisa utilizar os recursos tecnológicos dentro da sala de aula, pois é um processo de aprendizagem que respeita o meio em que a criança vive e, desenvolve um aprendizado mais solto e alegre, tornando agradável seu período na escola. A informática e internet traz habilidade motora com seus jogos virtuais, possibilidades de desenho e pintura, raciocínio. Muitos são os recursos tecnológicos que podem ser utilizados em uma sala de aula, como computadores, notebooks, lousas interativas, apresentações multimídia, mesas educacionais de alfabetização interativas, são alguns exemplos.

No que diz respeito a Inclusão de crianças com necessidades especiais, conforme lei Federal nº 7.853, de 1989, artigo 20, onde assegura ás pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive de educação e o direito de matrícula em escolas particulares e publicas ao sistema regular de ensino, portanto ao  contrário do que se pensava antes, essas crianças conseguem grandes avanços na interação com outras crianças tanto no desenvolvimento motor, como cognitivo, fala, expressão corporal, autocontrole, entre outros, pois são inúmeros os benefícios se tornando imprescindível este tipo de atividade. Poderemos avaliar os resultados desta proposta na observação ao longo do ano, feita pelo professor, o qual este, com uma boa formação teórica, pedagógica e pessoal, tem competência suficiente para elaborar um relatório individual das crianças registrando suas potencialidades e dificuldades. Orienta e oportuniza ao educador aprimorar-se cada vez mais no seu processo de ensino-aprendizagem. Na atividade lúdica, pode–se  observar o comportamento de cada aluno, ou seja, como ele reage ao novo, como ele se socializa, como ele entende as regras e cabe ao professor intervir quando preciso para assegurar ao aluno seu desenvolvimento de forma eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com