TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional brinquedoteca

Por:   •  16/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL FACULDADE ANHANGUERA DE NÉGOCIOS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA –4ª SÉRIE

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS

LITERATURA INFANTOJUVENIL

MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

ALINE ANGELICA DINIZ – 1299117129

ALESSANDRA RIBEIRO MOREIRA – 1299118049

DEIVISON RIBEIRO DA SILVA – 1299117214

POLIANA SAYAKA GONÇALVES URAKAMI –1299118601

REINALDO TAVARES DA COSTA – 1299118633

A RELEVÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESAFIO PROFISSIONAL

BELO HORIZONTE

2016

INTRODUÇÃO

Tendo como base as temáticas desenvolvidas ao longo deste semestre, apresentamos esta atividade com intuito de um aprimoramento do conteúdo ministrado a fim de poder o relacionar diretamente com o que enfrentaremos em nossa futura jornada prática. As atividades do Desafio Profissional, sempre buscam auxiliar no crescimento profissional de cada um de nós graduandos, ao apresentar diferentes situações que poderão estar no percurso de nossos trajetos que decidimos seguir.

Tendo em vista, e sendo o objetivo principal, o desenvolvimento integral da criança, as escolas infantis procuram buscar isso das mais diversas maneiras, utilizando as mais diferentes técnicas. O uso da ludicidade na educação infantil entra como peça chave nesta ocasião, por na maioria das vezes assegurar uma assimilação de maneira mais cômoda para as crianças.

Neste cenário, vemos então o crescente uso das brinquedotecas nos ambientes escolares, o que torna o processo educacional ainda mais prazeroso para eles. Porém, mesmo que estes ambientes venham ganhando cada vez mais espaço, infelizmente nem todas as instituições possuem ou sabem como utilizar pedagogicamente este espaço. Neste exercício, vamos discorrer sobre os benefícios do uso da brinquedoteca e do brincar no processo de ensino aprendizagem, além de apresentar um plano de ação como meio de justificar o uso do espaço bem como as maneiras de trabalhar e os materiais mais apropriados.

Saber trabalhar em uma brinquedoteca, vai muito mais além de simplesmente oferecer um brinquedo à criança, é necessário compreender o impacto que aquilo poderá causar no processo de aprendizagem da criança, além de buscar técnicas para fazer com a que criança se desenvolva integralmente, sempre utilizando a brinquedoteca como apoio para essa evolução.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 02

DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 04 - 07

1º Passo  ................................................................................................... 04

2º Passo  ................................................................................................... 04

3º Passo  ................................................................................................... 05

4º Passo  ................................................................................................... 05

5º Passo  ................................................................................................... 05

CONCLUSÃO ........................................................................................................... 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................... 08


PASSO 1

É muito importante que os professores possam conhecer mais sobre as fases do desenvolvimento das crianças, porque elas desenvolvem suas habilidades em períodos e quanto mais o professor conhecer os períodos pelos quais a criança passa para se desenvolver, mais rápido será o desenvolvimento do professor dentro da sala de aula, e mais rápido será o aprendizado da criança em cada período que passa. As crianças se desenvolvem através da idade, à medida que vai aumentando a idade, elas vão em busca de conhecimentos cognitivos, através de brincadeiras com amigos e com o próprio professor na escola. Além disso, apresentam uma criatividade notória e têm uma maior tendência a se interessarem mais facilmente por brinquedos e animais, por exemplo, além de tudo o que está à sua volta. Tocando e visualizando, a curiosidade só aumenta a cada dia e a cada período. No primeiro período, que é chamado de sensório motor, que vai do 0 aos 2 anos de idade, as crianças têm pouca ação, observam muito o meio em que vivem. Já no segundo período, chamado de pré-operacional, que corresponde as crianças de 2 a 7 anos, elas já começam a ter uma preferência maior pelas coisas que as interessam. Já no terceiro período, o operatório-concreto, que vai dos 7 aos 12 anos de idade, a criança já tem um gosto próprio, e um desejo formado, de gostar de brincar e estra sempre integrada a um grupo onde se desenvolvem muitas brincadeiras. Já o quarto período, que é chamado de operatório formal, que compreende as crianças a partir dos 12 anos de idade, a criança já está formalizando atitudes mais adolescentes vai sempre formando ideias, até chegar a hora de ser uma pessoa adulta.

PASSO 2

A brincadeira é essencial para o desenvolvimento de uma criança, promove o alto conhecimento do corpo que possibilita a ela perceber e conhecer seus limites e potenciais. Tem a função de nos auxiliarmos em vários aspectos; como na criatividade, imaginação, raciocínio estratégico, trabalho em equipe, atenção, e um dos fatores que nós docentes temos e devemos priorizar, que é o respeito ao outro. Assim as crianças aprendem a ouvir e a se relacionarem entre si, respeitando as diferenças.

 A partir do momento que proporcionamos maneiras, e formas; dando a ela a oportunidade de ver, tocar e sentir , vemos se manifestar a curiosidade de aprender brincar.Observando outras crianças ao seu redor até mesmo adultos ela consegue perceber diversos movimentos e acaba estimulando o interesse de novas descobertas, ao decorrer da rotina que ela vive. A criança aprende por meio das brincadeiras muitas coisas boas, por exemplo, a cada dia que passa ela aprende uma brincadeira nova, conhece mais amigos e está sempre se integrando aos grupos como vizinhos e também na escola, estando pronta assim para participar de outras atividades que necessitem de um relacionamento interpessoal. Com as brincadeiras elas podem aprender mais sobre como funciona uma sociedade com regras, e como elas podem contribuir para um melhor funcionamento de determinado grupo, seja de brincadeira ou não. A partir de bons momentos brincando durante a infância, a criança poderá se tornar um adulto mais sociável e ativo na comunidade em que estiver quando adulto, colocando em prática os valores e conhecimentos que foram aprendidos, em sua maioria, durante as brincadeiras da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com