TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: Brinquedoteca e ludicidade

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA

BRINQUEDOTICA E O ELEMENTO LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

JOVANA DE ALMEIDA MIRON

RA: 3383659181

DESAFIO PROFISSIONAL

BRAÚNA

2017


PASSO 1

PROBLEMA

 A escola não possui um plano de ação e nem uma brinquedoteca que estimule o grupo de professores a assumir uma postura lúdica com as crianças, as práticas ligadas ao brincar e à literatura infantil são deixadas de lado, o brincar não é visto como possibilidade de desenvolvimento e aprendizagem a literatura infantil não é estimulada.

INTRODUÇÃO

Ao constatar a problemática encontrada nessa escola é necessária a conscientização de todos os professores da importância dessa temática para o desenvolvimento das crianças. Sabendo que vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar nas ruas, nas praças como antigamente, seja por falta de espaço ou por falta de segurança nos espaços disponíveis.

Tendo em vista que o BRINCAR potencializa os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança e que faz parte da cultura lúdica.

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da brinquedoteca na pratica pedagógica e a sua importância no processo do desenvolvimento infantil.

A pouco tempo o Brincar era desvalorizado e menosprezado, destituído de valor a nível educativo.

Após um período de escutas e observações em sala de aula  em reuniões pedagogias, a supervisora verificou que os professores não dispunham de um local  onde pudessem explorar a brincadeira, a ludicidade como uma BRINQUEDOTECA.

Exposto o problema é necessária a realização de um projeto de adequação no ambiente Lúdico escolar que venha a melhorar o problema relatado nesta escola.

Pois mais que uma “ferramenta” o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança.

REVISÃO DA LITERATURA

Na educação, os termos “Lúdicos”, “brincar” e “jogar “é associados por muitos educadores somente ao prazer e divertimento”. Segundo o filosofo Huizinga (1999) em seu livro Homo Ludens (título em latim, que significa “homem lúdico”) faz considerações importantes que indicam que o conceito de ‘LÚDICO” atrela-se à ideia de “festa, divertimento, comunicação por meio da participação numa alegria coletiva”. Afirma ainda que o “lúdico” relaciona-se: com os fatores culturais   (individuais e coletivos), com o prazer de dominar o corpo (destreza), a vontade (risco , aventura), com questões de afetividade e de sensibilidade (expressão artística e literária),com a problemática do inconsciente individual e coletivo, com a eternidade do mito, a prática dos rituais, o exercício dos poderes mágicos, o passado do homem e o futuro do mundo(Franco,2008).

Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganha-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é velos sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

É importante o professor conhecer todas as fazes do desenvolvimento, pois a teoria piagetiana tem muito a contribuir no trabalho do professor em sala de aula. Primeiro no sentido de mostrar quem é essa criança que aprende, e como se desenvolve. Segundo, em oferecer ao professor estratégias que possam permitir a criança uma ação autônoma, embora mediada pelo professor, na construção de seus conhecimentos, ou seja, o professor percebe que o estudante é capaz de construir e aprender mesmo estando no primeiro estágio do seu desenvolvimento, onde a inteligência ainda é primitiva e pratica.

O professor pode mediar também a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico, pois faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Por intermédio do jogo e do brincar a criança expressa suas fantasias, seus desejos e suas experiências reais de um modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade por isso brincadeiras e jogos são muito importantes na aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Este projeto de formação pedagógica se justifica pela necessidade de formação aos professores de uma escola de periferia onde o trabalho realizado com os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental não vem surtindo efeitos satisfatórios, pois a equipe docente não esta sabendo lidar com o uso da tecnologia, brincadeiras e ludicidade a favor da alfabetização, tornando a aprendizagem maçante  e desinteressante.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Proporcionar formação pedagógica adequada a equipe docente para que possam realizar uma alfabetização lúdica e tecnológica, que reconheçam a importância dos jogos dirigidos a essa especificidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Proporcionar formação pedagógica continuada à equipe docente da escola;
  • Aprender sobre a aplicação da tecnologia a favor da aprendizagem;
  • Aprender a selecionar jogos estimulantes a alfabetização;
  • Conhecer brincadeiras que instiguem a alfabetização;
  • Promover a interdisciplinaridade de conteúdos aprendidos na capacitação.

METODOLOGIA

Para realização do projeto de formação continuada será necessária, primeiramente, uma reunião para apresentar o projeto à equipe docente. Essa reunião juntamente com as posteriores que envolverem a capacitação para a formação continuada poderá ser desenvolvida na ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que é realizada semanalmente na escola após o período de aulas com duração de 2 horas. Nelas serão apresentadas os objetivos gerais e específicos, o cronograma contendo os dias e horários e posteriormente o conteúdo específico para cada dia de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com