TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de Pedagogia 7º Semestre

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ROSILETE CUNHA DE LIMA MENEZES RA 4005328102

DIDÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Didática do ensino da matemática, Didática do ensino de ciências, Educação em ambientes não escolares, Educação inclusiva e Projeto de extensão à comunidade”, sob orientação da professora: Tatiane Duarte Conte.

SIDROLÂNDIA MS

2019

INTRODUÇÃO

 A Educação é um direito de todos e deve ser oferecida para todos. Cada vez mais estudos e reformas buscam tratar este assunto, de forma a garantir a todos este direito.

Neste desafio a Educação Inclusiva é um assunto importantíssimo, no qual discussões acerca do papel do professor são cada vez mais constantes e presentes nos estudos atuais, e como a utilização de metodologias diferenciadas pode enriquecer este processo de inclusão com o intuito de oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais um ensino de qualidade e digno de todos.

A proposta deste trabalho é planejar e colocar em pratica atividades de integração e que definam o papel do professor na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar e na sociedade.

O trabalho foi fundamentado com base em pesquisas e leituras bibliográficas a fim de compreender um pouco mais sobre a Educação Inclusiva como um todo bem como atuação dos professores neste contexto.

PROJETO

Escola: Girassol

Professora: Rosilete Cunha de Lima Menezes

Turma: 5º ano do Ensino Fundamental

Tema: Estimulo e sensações

Prazo: 35 dias.

APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Este projeto será a integração dos alunos regulares com alunos com necessidades especiais através de atividades (brincadeiras) semanais realizadas pelas professoras, envolvendo assim de forma indireta um convívio entre eles e toda a comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA

Será trabalhado no mês, este projeto que tem por objetivo disponibilizar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulos do olfato, visão, tato, paladar e audição. Além de, abordar a importância do estímulo dos sentidos sensoriais na aprendizagem como parte fundamental do desenvolvimento da criança e a utilização dos sentidos no envolvimento com o mundo e na construção de experiências e integração entre os alunos e a comunidade escolar. Então as atividades visam abordar a importância dos sentidos na construção de conhecimentos e novas experiências.

ANÁLISE DO PROBLEMA QUE GEROU O PROJETO

Este tema foi escolhido porque muito se falam, discutem sobre a educação inclusiva, e a Proposta de Educação Inclusiva recomenda que todos os indivíduos com necessidades especiais sejam matriculados em turma regular, baseando-se no princípio de educação para todos. Dessa forma, pretendeu-se enfatizar a educação inclusiva, e a problemática sobre os alunos com necessidades especiais dentro do contexto social da escola, verificando a atual realidade, fazendo um paralelo no cotidiano dos alunos inclusos no ensino regular.

EIXO CENTRAL: os cinco sentidos

OBJETIVOS

Integrar os alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino, e garantir meios para que essa inclusão aconteça;

Fazer com que os alunos matriculados no ensino regular também conheçam essa realidade e interajam com estes alunos e Desenvolver e reconhecer os sentidos.

CONTEÚDOS:

Os conteúdos trabalhados foram todos os cinco sentidos, primeiramente o que estamos lidando que é a visão, audição, tato, olfato e paladar.

As tarefas determinadas com deficientes visuais juntamente com os alunos que enxergam, foram voltadas ao ensino de Matemática e Ciências mostrando características, peculiaridades e critérios para se desenvolver uma situação de ensino-aprendizagem adequada às necessidades do deficiente visual e a importância do entendimento dos alunos que convivem com um colega de sala com deficiência visual, as atividades foram realizadas fora do ambiente escolar, mesmo assim tivemos a noção da importância de adequar os conteúdos ensinados em sala para que este aluno seja incluído e participativo tanto em sala como fora dela.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO DO PROJETO

1 - Os alunos serão divididos em duplas, onde a professora irá explicar sobre limites físicos, como não andar, não enxergar, etc. Um dos alunos da dupla terá os olhos vendados e a professora irá solicitar que o aluno que não esta vendado guie seu colega que não pode enxergar, fazendo assim ter uma pequena noção do que é ter limitações e aprender a ter consciência e respeito pelo colega, ajudando-o. Logo os alunos das duplas trocam de lugar, onde o outro será vendado.

2 – Com os alunos vendados fazê-los tocar objetos diversos, com extremidades diversas como liso, áspero, duro e mole.

3 – Com os alunos de olhos vendados, colocar objetos com perfumes variados para adivinhar o cheiro, como um pano com perfume, xicara com café, bala de cereja, chiclete de tuti fruti, etc.

4 – com os alunos de olhos vendados fazer sentir o gosto de alimentos e adivinhá-los, como banana, chocolate, maça, etc.

5 – com os alunos vendados, fazer a brincadeira da estátua, onde quando a musica que esta tocando para e todos ficam parados.

AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO: A socialização, participação durante a realização da brincadeira, questionar sobre as limitações físicas que tiveram experiência na prática, ouvir a opinião dos alunos e tirar suas dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com