TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional - Cuidados com a criança Anhanguera

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA 


DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: Bruna N. de Souza            RA: 9365312074

Nome: Sirlene C. G. Duarte          RA: 8985173798


Desafio Profissional entregue como requisito de conclusão das disciplinas “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo”. Sob a orientação da professora-online Célia Rodrigues Fiúza Teixeira.

JOINVILLE

2016

INTRODUÇÃO

        A instituição de Educação Infantil deve incorporar o cuidar e o educar, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Sua proposta pedagógica deve garantir que o educar e cuidar esteja presente de forma efetiva nas práticas desenvolvidas, ressaltando a importância do brincar para o desenvolvimento das capacidades das crianças.

          Para realizar um trabalho de qualidade e efetivar a prática do cuidar e educar, é essencial que o professor tenha uma visão geral sobre as características da turma, o trabalho desenvolvido com as crianças e condições para a realização das atividades, identificando de que forma o educar e cuidar se manifestavam nas práticas desenvolvidas.

          A fim de constatar as práticas do ato do cuidar e educar através das brincadeiras, realizou-se uma visita ao Centro de Educação Infantil Ventania, para conhecer sua proposta pedagógica, forma de organização do trabalho, condições do espaço físico, materiais disponíveis para o trabalho com as crianças, organização das turmas, etc..

         Com base a realidade vivenciada no CEI Ventania e constatada a eficiência de se trabalhar com projetos na educação infantil, será exposto a elaboração do Projeto Olimpíadas, prestigiando o maior evento esportivo do planeta que será realizado aqui no Brasil- Os Jogos Olímpicos Rio 2016.

          Este projeto foi escolhido para trabalhar com as crianças a questão da competição, o perder e ganhar e regras estimulando a socialização. Enfatizando a eficiência das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças, desenvolvendo uma seqüência de atividades numa perspectiva interdisciplinar, com jogos, histórias, músicas, brincadeiras, entre outros.

 

 A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA TURMA

Os professores precisam definir algumas ferramentas para conhecer melhor o grupo de crianças com as quais irá trabalhar e a forma de como o planejamento será realizado, a fim de melhor organizar as rotinas e as atividades das crianças, efetivando o ato do cuidar, do educar e do brincar promovendo o desenvolvimento pleno das capacidades das crianças.

Segue abaixo um exemplo de roteiro de identificação das características da turma do Centro de Educação Infantil Ventania:

1. Nome da instituição de educação infantil: Centro de Educação Infantil Ventania

2. Quantidade de turmas atendidas: 3 turmas integrais: Maternal 1 A, Maternal 2 A e Maternal 2 B

3. Quantidade de crianças em cada turma: Maternal 1 A: 12 crianças

                                                                     Maternal 2 A: 15 crianças

                                                                     Maternal 2 B: 12 crianças

4. Faixa etária de cada turma: Maternal 1 A: 1 a 2 anos

                                                 Maternal 2 A: 3 a 4 anos

                                                 Maternal 2 B: 2 a 3 anos

5. Aspectos individuais sala Maternal 1 A

5.1. Quantidade de crianças que moram com:

Pai e mãe: 8 crianças

Só com o pai: 0

Só com a mãe: 3

Mãe e padrasto: 0

Pai e madrasta: 1

Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 0

5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde: 1 criança com estrabismo

5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais: 0,  tipo de necessidade: X

5.4. Hábitos das crianças que merecem destaque:

- Davi começou a chupar bico quando iniciou as aulas no CEI.

- 8 crianças chupam bico.

- Dentre elas, 1 precisa de um cachorrinho de pelúcia e outra de uma cobertinha “especial”.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VENTANIA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

O Centro de Educação Infantil observado localiza-se em um bairro de classe média. Atende crianças de 1 à 4 anos de idade. Seu ambiente é prazeroso e aconchegante, muito convidativo as crianças. O local é bem organizado e planejado, com áreas de recreação, refeitório amplo e limpo, com cardápio elaborado por nutricionista fixado na parede. O CEI tem uma aparência alegre, as paredes são decoradas com desenhos e mensagens, estimulando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.  

O CEI possui salas alternativas, uma brinquedoteca, com brinquedos organizados e classificados, uma sala de contos, onde os livros estão dispostos em prateleiras ao alcance das crianças, e uma sala de atividades para que os alunos usem tinta, argila, massinha, etc.. Todas as salas são amplas e adequadas ao número de alunos. Nem todas as salas possuem ar condicionado, mas todas são claras e com ventilador de teto.  As salas têm ganchos para as mochilas, prateleiras para os materiais usados em sala (E.V.A, papel, tinta...), e armário organizador para os brinquedos e roupas de cama. Todo o chão é coberto de tatames de E.V.A coloridos. Possui mesas e cadeiras adequadas para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com