TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Educação Contemporânea

Por:   •  19/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.165 Palavras (17 Páginas)  •  2.333 Visualizações

Página 1 de 17

    DESAFIOS DA EDUCAÇAO CONTEMPORÂNEA

 A prática no dia a dia em sala de aula

Aldete Maria de Souza Alves

Fernanda Florencia D’avila

Solange Cristina Jacinto

Professora Orientadora Rudglai Beroni Blois Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Licenciatura em Educação Inclusiva (LEE 0036)- Educação Inclusiva

12/06/17

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo principal desenvolver uma pesquisa bibliográfica básica, descritiva e aplicada voltada a prática no dia a dia em sala de aula, sendo este um grande desafio da educação contemporânea. Os tempos mudaram, e com isso, as exigências educacionais do mundo também. A escola de hoje não é nem deve ser a mesma de alguns anos atrás, é preciso considerar que as informações se tornaram mais rápidas e acessíveis, os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados e as novas tecnologias e as mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender. Tornar a escola interessante fora dos muros da escola, é algo realmente desafiador. É preciso criar estratégias inovadoras de ensino. A criatividade pode " colorir" a escola e dar significados ao ensino-aprendizado através de projetos diferentes, interdisciplinaridade e aulas mais dinâmicas e interativas. Na contemporaneidade, muitos estudantes vão para a escola porque isso faz parte de suas rotinas ou porque os pais os obrigam. A escola atual só vai se tornar de fato enriquecedora, indispensável e transformadora quando ela estiver repleta de alunos engajados, que saibam o que estão buscando no ambiente escolar. Conclui-se que o desenvolvimento e a transformação do mundo serão possíveis quando os educadores tiverem consciência de seu papel na sociedade e da importância de valorizar o aluno como um todo.

Palavras-chave: Prática de Sala de Aula. Desafios na Educação. Alunos Motivados.

1INTRODUÇÃO        

Estamos em um contexto social marcado por inúmeras transformações que acompanham o desenvolvimento da sociedade capitalista e tem gerado um substancial de conhecimentos que possibilitam acesso a diversas formas de adquirir conhecimentos, saberes, sobretudo quando se tem acesso às novas tecnologias da comunicação e informação na educação. Exigem-se dos atores sociais outras formas de se socializar e de buscar o conhecimento.

E, com a inserção da internet passamos a viver num mundo sem fronteira, com poucas regras, normas e valores necessários a esta forma de convivência e de relações sociais.

Deparamo-nos com uma sociedade do conhecimento que desafia os educadores atuais. “A educação contemporânea está envolta em uma revolução tecnológica” que afeta diretamente a forma como o docente desenvolve seu trabalho, alterando o cotidiano escolar devido a inserção dos recursos multimídia. Essa " revolução tecnológica" é um produto do processo de transformações, econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade contemporânea.

O presente estudo tem por objetivo principal desenvolver uma pesquisa bibliográfica básica, descritiva e aplicada voltada a prática no dia a dia em sala de aula, sendo este um grande desafio da educação contemporânea. Neste sentido, trabalhar-se-á o Domínio das Práticas Pedagógicas na Sala de Aula, A Didática e a sua Importância, A Transformação da Escola.

2 O DOMÍNIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA  

Considerando a importância em aplicar com clareza o conhecimento que possui, bem como propiciar o sucesso profissional e o desempenho significativo dos alunos, orienta-se o professor estar atento a determinadas questões como:

Plano de Trabalho: Observação e Compreensão 

É fundamental que o professor esteja atento, que conheça bem o perfil de sua turma para elaborar um plano de trabalho que deve ser voltado para o que fazer e como fazer;

Contextualização


    Relaciona os assuntos com o cotidiano dos alunos, faz-se uma relação de conceitos e conteúdos com as disciplinas. 

Interesse do aluno x Conhecimento Próprio 


     Instigar o aluno a adquirir o conhecimento prévio, sendo esta uma atitude que do professor. 

Sequência Didática


    Trata-se de uma série de aulas ministradas que leva os alunos ao desafio e ao aprendizado. 


Trabalho Interdisciplinar, Transdisciplinar e Multidisciplinar

         Coloca-nos Viviane de Oliveira Mello (2009) em sua Tese de Mestrado, OS TEMAS TRANSVERSAIS NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA OU PRÁTICA? o paralelo entre os autores abaixo, sobre a Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multidisciplinaridade.

É a interação de duas ou mais disciplinas. Essas interações podem implicar transferência de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como, por exemplo, a bioquímica ou psicolinguística. (ZABALA, 2002, p. 33); b) É um método de ensino e pesquisa e de ensino suscetível de fazer com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, esta interação pode ir da simples comunicação das ideias até a integração mútua dos conhecimentos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa. (JAPIASSU, 1991, p. 136); c) Consiste num tema, objeto ou abordagem em que duas ou mais disciplinas intencionalmente estabelecem nexos e vínculos entre si para alcançar um conhecimento mais abrangente, ao mesmo tempo diversificado e unificado. Verifica-se nesses casos a busca de um entendimento comum (ou simplesmente partilhado) e o envolvimento direto dos interlocutores. (COIMBRA, 2000, p. 58); d) O termo interdisciplinaridade vem sendo usado como sinônimo e metáfora de toda interconexão e “colaboração” entre diversos campos do conhecimento e do saber dentro de projetos que envolvam tanto as diferentes disciplinas acadêmicas, como práticas não científicas que incluem as instituições e atores sociais diversos. (LEFF, 2000, p. 22); e) A interdisciplinaridade é hoje uma realidade e um desafio que caracteriza uma nova abordagem científica, cultural e epistemológica. [...] Ainda que difícil de definir, é possível indicar alguns atributos que permitem uma compreensão do termo em questão, como integração, flexibilidade, multidimensionalidade, ampliação das áreas do saber e aproximação dos problemas do conhecimento e da pesquisa desde diferentes perspectivas. Os conceitos de desenvolvimento sustentável, aquecimento global e bioética são exemplos, entre outros muitos, que facilitam o esclarecimento e a confirmação desse pressuposto. [...] A interdisciplinaridade representa uma visão inovadora da ciência e da tecnologia, desinstalando consequentemente os posicionamentos e as estruturas tradicionais. [...] Assim, é inequívoca a vinculação existente entre interdisciplinaridade e inovação. (CLOTET, 2007, p. 11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com