TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de valores atraves da auto-estima

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Luciana Martins Ávila

RESENHA SOBRE O FILME “AO MESTRE COM CARINHO”

DESENVOLVIMENTO DE VALORES ATRAVÉS DA AUTO-ESTIMA

        O filme “Ao mestre com carinho” relata a história de um engenheiro negro que veio de uma colônia britânica da América, por estar desempregado ele aceita ir dar aulas em uma escola problemática na periferia de Londres, encontrando alunos que embora estivessem para se formar, mal sabiam ler ou escrever, apresentando mal comportamento e grande rebeldia em suas atitudes.

        O professor Mark Thackeray ao lecionar encontra muitas dificuldades, mas resolve enfrentar seus problemas de frente, e mesmo sem ter uma didática e um preparo adequado para assumir uma sala de aula, ele não desiste e vai em busca de uma prática educativa que faça à diferença na vida de seus alunos.

        Mesmo com sua inexperiência o docente percebe que parte do mau comportamento de seus alunos incluía fatores como falta de apoio moral e familiar, tornando-os seres irresponsáveis e totalmente despreparados para lidarem com seus problemas diários.

        No desenrolar do filme, os alunos fazem coisas ruins para prejudicar o trabalho do professor, buscando que este perdesse a compostura, e com isso ele resolve mudar sua tática dentro da sala de aula, embutindo valores e ensinando a terem comportamentos decentes, propondo aos discentes que através de suas atitudes se tornem adultos e responsáveis por suas vidas.

        O professor transmite ética aos seus alunos, ocasionando uma imensa mudança na realidade daquela classe, fazendo com que estes buscassem seus próprios caminhos através de mudanças de atitudes, aprendendo a valorizar sua aparência, tornando-os seres orgulhosos de si mesmos.

        O docente através de sua didática e metodologia conseguiu ter um efeito positivo em seu trabalho, conseguindo levantar a auto-estima daqueles alunos que eram desacreditados perante a sociedade.

        Mark recebe a proposta de reaver o seu antigo emprego, mas ao perceber que seu trabalho foi desenvolvido esplendidamente bem, se descobrindo como um grande mestre resolve então ficar e continuar o seu grande dom que era ensinar.

        Em relação a este filme pode-se dizer que não existe nada de gestão democrática, pois não existia nenhum trabalho em conjunto, cada professor pensava somente em si, o diretor estava o tempo todo atrás da sua mesa, sem se preocupar se os alunos realmente estavam aprendendo algo que fosse lhe servir na sua vida futuramente. Esta gestão democrática só foi encontrada no professor Mark, que se importou com os problemas encontrados dentro daquela sala de aula e buscou através de incentivos levando motivação a aqueles adolescentes, fazendo com que eles percebessem o quanto eram importantes, o quanto eles eram capazes de conseguir o que desejassem desde que lutassem por seus ideais.

Atualmente podemos dizer que ainda são encontradas essas mesmas barreiras dentro de muitas instituições, apresentando alunos desmotivados, que chegam ao 9° ano sem saber ler ou escrever, contando com uma baixa auto-estima, que não lhes permite ter um desenvolvimento dentro da escola, sendo tratados como se não fossem nada, como se nem existissem, esta é a realidade que encontramos hoje em dia na maioria das escolas brasileiras por falta de uma gestão democrática.

8742748

REFERÊNCIA:

http://megafilmeshd.net/?s=ao+mestre+com+carinho&x=0&y=0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com