TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento infantil

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Seis anos desenvolvimento infantil

Para as crianças de seis anos existe a preocupação de que, essa criança na visão escolar deixe de ser criança e se torne somente um aluno, devendo seguir um trabalho de acordo com seu ano e não sobre seu desenvolvimento. Uma Educação voltada á criança nessa faixa etária se destina a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

É importante ressaltar que o conhecimento se adquire por um processo de construção, os métodos diretos de ensino não são usados eficazmente, pois as explicações verbais ou as demonstrações são ineficiente quando se trata de ajudar a criança a descobrir ou reinventar o conhecimento, o professor deve encorajar a criança e passar à ela segurança.

Não podemos deixar de enfatizar que é muito importante respeitar o desenvolvimento da criança e suas etapas, pois se forem atropeladas causa um transtorno para o ensino da criança, acompanhar e respeitar as estruturas da criança instigando-a através de problematizações que provoquem conflitos cognitivos, a equilibração e a acomodação.

A tarefa do professor é planejar as atividades de acordo com a idade da criança que no caso é de seis anos, podendo desenvolver atividades em grupo para diversifica sua aula tendo como objetivos de troca de experiência entre o grupos com pensamentos individuais mais com um propósito em comum.

As propostas individuais não devem ser priorizadas apesar de sua importância, pois é um instrumento que o professor pode utilizar para acompanhar o raciocínio e a compreensão que cada aluno tem sobre a atividade desenvolvida, fazendo com que o professor conheça as dificuldades de cada aluno. Já as propostas coletivas são eficazes para a interação social, cultural entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-professor.

É de extrema importância organizar o trabalho em busca da eficiência e da produtividade para que se possa atingir os objetivos com êxito é necessário uma aula diferenciada, aonde o brincar faz parte da aprendizagem dos alunos e o professor tem a oportunidade de observar o comportamento de seus alunos podendo assim desenvolver técnicas que possam auxiliá-la a aprimorar seus conteúdos e se ter êxito na aprendizagem do grupo.

Aprendizagem de leitura e escrita

Para que o desenvolvimento da escrita possa a ser um sistema que representa algo para a criança, é necessário que a criança aprenda, pois ela não nasce sabendo desenhar e escrever é preciso aprender e para aprender é necessário formular hipóteses, construir e desconstruir, questionar e elaborar respostas.

Neste processo é necessário que a criança passe pelos estágios devendo respeitar cada etapa do desenvolvimento da mesma, para que seja um processo de aprendizagem com êxito.

Aos sete anos é a faze em que a criança elabora hipótese de leitura e escrita de forma mais sistemática.

A criança precisa desenvolver primeiro o desenho para depois percorrer o caminho da leitura e da escrita, quando a criança não experimentou o desenho, consequentemente terá dificuldade para avançar do estagio pré-silábico para o seguinte.

É fundamental que a criança compreenda a natureza da escrita, suas funções e uso e isso só acontece quando a criança percebe que a escrita está em todo meio da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com