TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica e pratica de ensino

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Polo: Palmas PR

Curso: Pedagogia – Licenciatura – 3º ano

Disciplina: Didática e Práticas de Ensino

 

Professora:

Tutora presencial: Nathiely Juliana Ribeiro

Alunos:

Franciele Aparecida Neves dos Santos Stempinhaki RA 7933687041

Josiane Rodrigues de Ramos      RA 7598659348

Eleana Marcia Rizzi Trevisan     RA 7932710872

Marcia kozlowski        RA 7930706098

Roseli Aparecida Silva da Cruz RA 438891

Palmas PR

INTRODUÇÃO

A disciplina de Didática e Prática de Ensino é de extrema importância para que possamos analisar e refletir sobre as práticas usadas em sala de aula, o papel do professor frente ao ensino bem como nos ajudar a construir nosso planejamento e os materiais a serem utilizados.

É preciso que tenhamos discernimento frente as diferentes situações que poderão ser encontradas em sala de aula, por isso é fundamental que que estejamos informados e preparados para desenvolver um bom trabalho pedagógico.

1 PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Público Alvo

Alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.

Tempo de duração:

Uma semana

Justificativa:

Considerando o alto índice de obesidade infantil, principalmente entre alunos com faixa etária entre 5 e 6 anos, desenvolveremos o projeto: “Alimentação Saudável” visando repassar a estes alunos a importância de uma  boa alimentação. Considerando que o público alvo são alunos do primeiro ano e que os mesmos precisam de atividades que chamem a atenção e despertem a curiosidade ao mesmo tempo em que ensinam, buscamos formular atividades lúdicas e produtivas.  Esse projeto vai fazer com que eles aprendam a se alimentar de uma forma mais saudável, evitando assim futuros adultos obesos e doenças decorrentes da obesidade.

Objetivo Geral

  • Despertar o interesse por uma alimentação saudável e uma qualidade de vida.

Objetivos específicos

  • Compreender que é fundamental para a saúde ter uma alimentação saudável.
  • Compreender que cada alimento tem seu valor nutricional
  • Saber usar os alimentos de forma saudável, repassando aos pais esses conhecimentos de forma que possam melhorar a alimentação da sua família;
  • Criar bons hábitos alimentares, evitando o consumo excessivo de doces e guloseimas

Desenvolvimento:

A partir de alguns livros infantis que tratam deste assunto, inserir em sala de aula o tema com uma linguagem clara e de acordo com a faixa etária.  

Fazer cartazes de alimentos saudáveis e pouco saudáveis.

Construir em grupos uma pirâmide alimentar de maneira que eles entendam o que devemos ingerir mais e o que devemos ingerir menos.

Levar para sala de aula frutas, onde será explorado o valor nutricional e posteriormente fazer uma salada de fruta para ser degustada por todos.

Construção de jogo da memoria a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos.

Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa.

2 DIFERENTES PERCEPÇÕES DAS VIVENCIAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Observamos a postura docente e o cotidiano em sala de aula  percebemos que existem diversos tipos de professores: tem os bonzinhos, que deixam a turma fazer o que quiser. O professor que só grita que não consegue ensinar o aluno de maneira satisfatória.  Aquele que não direciona as atividades, deixando os alunos fazerem do jeito que bem entenderem.  Aquele professor que faz a turma pensar, refletir, buscar. Aquele que só cumpre o que esta no currículo, não abre leques para mais aprendizado. E aquele que diz: “eu ensinei, quem aprendeu, aprendeu quem não aprendeu azar”. E o professor que conquista o aluno de forma carismática porém exige que se cumpra o que é preciso. Os alunos gostam dos professores que estimulam, que sempre mostram novidades, que interage com todos e o educador tem que saber aproveitar a potencialidade enorme que as crianças tem de querer conhecer, de aprender, de inventar coisas diferentes.

As crianças precisam saber matemática, ciências, português, mas ainda mais importante é saber o que fazer com isso na vida, como interferir na sociedade, como mudar os seus rumos, como superar a condição de massa de manobra, como tomar o seu destino na mão, como fazer uma proposta. Isso é muito importante. Ai esta o papel fundamental da educação e do professor que sabe provocar essa reação na criança

3  ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO ENRIQUECIDO PELA REFLEXÃO CRÍTICA DO PROFESSOR E DO ALUNO EVIDENCIADAS NA ENTREVISTA DE PEDRO DEMO

O saber docente não é formado apenas de prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação,  adquirindo perspectivas de julgamento para compreender diversos contextos.

A interação entre teoria e prática, gera desenvolvimento autônomo e emancipatório tanto do aluno como do professor. O professor é absolutamente necessário para o processo reconstrutivo como orientador, avaliador do aluno. Por isso é fundamental o professor aproveitar as potencialidades do aluno em: conhecer, aprender, inventar coisas diferentes, pode formar sociedade mais participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (587.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com