TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS METODOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA DIDÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/6/2021  •  Monografia  •  8.669 Palavras (35 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADE GRUPO EDUCAMAIS

PRISCILLA DO NASCIMENTO MORAIS

 MELHORIAS NO SISTEMA DE ENSINO:

 METODOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA DIDÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Caieiras

2020


PRISCILLA DO NASCIMENTO MORAIS  

MELHORIAS NO SISTEMA DE ENSINO:

 METODOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA DIDÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos, apresentada à Banca Examinadora da Faculdade Grupo Educa Mais, sob a orientação da Prof.ª Luci Carlos de Andrade

Caieiras

2020

TERMO DE APROVAÇÃO

 A monografia intitulada MELHORIAS NO SISTEMA DE ENSINO:  METODOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA DIDÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, apresentada por PRISCILLA DO NASCIMENTO MORAIS como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos, à Banca Examinadora da Faculdade Grupo Educa Mais, obteve nota __________, para aprovação.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof.ª. Luci Carlos de Andrade

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

RESUMO

O presente estudo relacionado a linha de teoria sobre as Melhorias no Sistema de Ensino na Educação Infantil e na Capacitação dos Professores, tem como pretensão a contribuição com o processo de ensino aprendizagem unida com a ação da inclusão no ambiente escolar.  Para tal abordagem, foi feita uma investigação sobre quais têm sido os recursos e práticas pedagógicas usadas pelos professores da área infantil dos anos iniciais e, concomitantemente, as novas metodologias oferecidas dentro das salas de aulas com o intuito de trazer uma qualidade maior de ensino e aprendizagem.  A união da inclusão de novas metodologias com a inclusão social dos alunos no ambiente infantil vem trazer uma qualidade de ensino maior e de melhor qualidade, tornando-se um desafio diário para o sistema de ensino, tanto no projeto pedagógico como na prática para as melhorias aconteçam.  Mas para isso é preciso assumir e dar valor as diferenças e a aplicabilidade de uma prática pedagógica que consiste em uma participação e interação social maior entre os envolvidos, a colaboração, e um processo de aprendizagem com mais resultados pra cada aluno, individualmente. Além do mais, requer importantes mudanças na maneira de compreender tais diferenças presentes no ambiente escolar, o conceito do que é a educação para o aluno, ou seja, a noção do que seria ensinar e aprender, da importância da função do educador professor, e de seus conhecimentos nesta ocasião.  

Palavras chaves: Inclusão Social; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas

ABSTRACT

The present study, related to the Theory Line on Improvements in the Teaching System, in Early Childhood Education and Teacher Training aims to contribute to the teaching-learning process united with the action of inclusion in the school environment. For this approach, an investigation was carried out on what the pedagogical resources and practices used by teachers in the children's area of ​​the early years have been, and, concomitantly, the new methodologies offered within the classrooms in order to bring a higher quality of teaching and learning. The union of the inclusion of new methodologies with the social inclusion of students in the children's environment brings a higher and better quality of teaching, becoming a daily challenge for the education system, both in the pedagogical project and in practice for improvements happen.  However, for that, it is necessary to assume and value the differences and the applicability of a pedagogical practice that consists of greater participation and social interaction between those involved, collaboration, and a learning process with more results for each student, individually. Furthermore, it requires important changes in the way of understanding such differences present in the school environment, the concept of what education is for the student, that is, the notion of what it would be to teach and learn; the importance of the role of the teacher educator, and knowledge on this occasion.

Keywords: Social inclusion; Child education; Pedagogical practices

INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresenta uma base temática no desenvolvimento e melhoria do processo de ensino, tendo com ênfase a área da educação infantil. A escolha desse tema específico foi inspirado nas experiências do dia a dia no ambiente escolar em que tenho trabalho e, também, pela necessidade de buscar compreender com mais profundidade o que tem atrapalhado o desenvolver educacional e cognitivo dos alunos da área infantil, aqueles que se tornarão jovens profissionais em tantas áreas de atuação, ainda mais as crianças que possuem determinado tipo de deficiência. De um tempo pra cá, é perceptível que existe um grau de dificuldade, no que diz respeito ao ensino nos anos iniciais, e para que uma avaliação seja necessária, faz-se necessário uma reavaliação com referência as qualificações do professor educador que, no momento atual, não é mais considerado apenas um mero professor e, sim, em um reformador e estimulador de ideias, sendo um profissional que torna-se um intermediador de todo conhecimento adquirido, de cada conquista do saber revelada e, também, aquele que se identifica como um formador a personalidade daquele que será seu aprendiz, ou seja, a criança.

        À vista disso, faz-se saber a total compreensão da relevância da qualificação superior na área pedagógica dos professores pois, dessa forma, a associação do desenvolvimento da metodologia com o ensino aprendizagem resulte de maneira positiva, correta e sincera, sem limitações a didática.

        Essa prudência com relação as qualificações profissionais, veio de frente com tais exigências, a partir do momento em que, as creches surgiram, demandando ao sistema educacional uma alegação quanto a necessidade de uma formação superior para todos os envolvidos na educação infantil. Assim, o professor durante o processo de graduação tem a obrigatoriedade de cumprir estágios na área educacional infantil, sendo supervisionado a cada estágio, executando relatórios de suas experiências, e questões sobre as metodologias usadas pelo profissional, qualificado e formado, que o rege, adequadamente, durante seu exercício, assim, possuirá uma capacitação e responsabilidade mais consciente e estruturada para assumir uma sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com