TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Culturais, Cotidiano escolar E Práticas Pedagógicas

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

Diferenças Culturais, Cotidiano escolar E Práticas Pedagógicas

[pic 3]

Linhares

2016

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas

 

Trabalho Produção textual Interdisciplinar em Grupo do 3º Semestre do  Curso de Pegagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Professores: Amanda Zili, Eduardo Alberto da Silva, Leandro Leocádio, Lucy Mara Conceição, Sandra Regina dos Reis, Sandra Vedoato, Taísa Grasiela Gonçalves, Tatiane Jardim, Tirza Cosmos, Vilze Vidotti Costa.

Linhares

2016

RESUMO

Este trabalho objetiva visualizar as novas práticas escolares no que se refere questões de diferença e desigualdade, partindo do pressuposto que a diferença se encontra na base dos processos educativos. Pensar ou agir não considerando as diferenças sociais, raciais e culturais é não considerar que a diversidade é um dos princípios básicos de cidadania e representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais. Além disso, o presente trabalho mostrará ferramentas como a tecnologia e  a Libras neste contexo de inclusão  e como as escolas em nossa realidade estão convivendo e se comportando diante deste desafio para que a inclusão seja uma realidade e que a escola possa tornar-se um espaço de convivência, de construção de vínculos sociais positivos e de reafirmação de direitos.

Palavras Chaves: Inclusão Social. Diversidade. Tecnologia. Escola

ABSTRACT

This work aims to view new school practices regarding difference issues and inequality , on the assumption that the difference is in the base of the educational process . Think or act without considering the social, racial and cultural differences not consider that diversity is one of the basic principles of citizenship and represents the realization of the right to difference, creating conditions and environments in which people can act in accordance with their individual values . In addition , this paper will show tools like technology and Libras this surrounding context of inclusion and how schools in our reality are living and behaving on this challenge so that inclusion is a reality and that the school can become a space of coexistence, building positive social bonds and rights of reassurance.

Key Words: Social Inclusion. Diversity. Technology. School

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .........................................................................................................5

  1. ENTREVISTA ...........................................................................................................6
  1. RESUMO DO TEXTO “DIFERENÇAS CULTURAIS, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”..................................................................................8
  1. DESENVOLVIMENTO .............................................................................................9
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................12

REFERÊNCIAS ......................................................................................................14

ANEXOS ................................................................................................................15

ANEXOS I – Entrevista I.........................................................................................15

ANEXOS I – Entrevista II........................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como tema central, os conteúdos estudados no terceiro semestre de pedagogia analisando os capítulos Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares; Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS; Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Ético-Raciais e Seminário Interdisciplinar III em um comparativo com a realidade obtida nas entrevistas com dois pedagogos de uma escola da rede do Municipio de Linhares no Estado do Espírito santo. Neste trabalho apresentaremos os desafios para uma educação voltada para as diferenças entre grupos socioculturais e como este assunto esta sendo tratado nas salas de aulas. Além disso, propor soluções para aliviar possíveis injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural para transformar uma realidade escolar com dificuldades para inserir um ambiente inclusivo no contexto escolar e ainda adaptar ferramentas tecnológicas para facilitar o processo de aprendizagem e inclusão social.

Veremos a seguir uma entrevista com dois pedagogos, onde um atua na sala de aula e sita vantagens e desafios vividos neste ambiente e outro que faz a gestão da escola e além de citar estes desafios, aconselha os novos formandos sobre os desafios e como superá-los. Em seguida vamos analisar o que outros autores pensam e como direciona estes assuntos a nova realidade buscando soluções para uma educação mais inclusiva diante da participação daquele que estavam fora desta realidade e agora estão sendo inseridos no novo contexto escolar.

 

  1. ENTREVISTAS

Em entrevista com um professor de Historia, formado em Pedagogia no ano de 1988. O mesmo, analisando estes desafios, cita que a principal dificuldade encontrada em seu trabalho, refere-se à falta de recursos adequados e consequentemente a falta de interesse de seus alunos pelos conteúdos didáticos. Mesmo assim, cita que uma das vantagens de seu trabalho, encontra-se na troca de conhecimento com os colegas de profissão e o carinho recebido dos alunos. Em relação à tecnologia, afirma que os recursos oferecidos não são suficientes e o pouco que existe são disponibilizados para diversificar as aulas. Quando questionado sobre existência de situações relacionadas à inclusão em seu campo de atuação, respondeu positivamente citando o projeto da escola onde trabalha, onde alguns alunos com deficiência estão na sala de aula junto com a turma, sendo cuidado e acompanhado por um monitor exclusivo. Na questão da diversidade cultural, diz que tenta trabalhar sempre nas datas comemorativas aproveitando para conscientizar os alunos nos momentos oportunos. Por fim, aconselha aos novos formando da área de Pedagogia, que primeiramente, é necessário ter amor pela sala de aula, fazer sempre um bom planejamento, usar ferramentas para diversificar as aula e criar uma atmosfera de amizade entre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com