TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógica

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas

Vera Maria Candau.

O objetivo do texto é analisar as diferentes concepções da diferença que existe nas práticas pedagógicas, partindo do resultado da pesquisa e identificando outras maneiras que ofereçam aos educadores contribuições para trabalhar no cotidiano escolar.

Os diferentes grupos sócios culturais estão presentes no tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional, geram tensões e conflitos, bem como tentativas de diálogos e negociação.

As diferenças culturais se mostram através das etnias, orientações sexuais, gêneros, crenças, modo de expressão, etc...

O papel da escola:

A escola tem o papel importante na perspectiva de reconhecer, valorizar e conceder aos sujeitos sócios culturais submissos e negados. Desta forma a escola utiliza processo de diálogos entre diferentes conhecimentos e saberes, como utilização da diversidade de linguagens, estratégicas pedagógicas e recursos didáticos, combate a toda forma de preconceito e discriminação no contexto escolar.

A dimensão cultural é intrínseca aos processos pedagógicos, na medida em que reconhece e valoriza a cada um dos sujeitos neles implicados, combate todas as formas de silenciamento, invisibilização ou inferiorização de determinados sujeitos sócios culturais. Favorecendo a construção das identidades culturais abertas e do sujeito de direitos, assim como a valorização do outro, do diferente e o diálogo intercultural.

Ter a dimensão cultural é imprescindível para o avanço do processo de aprendizagem mais produtivo Diferentes grupos sócio-culturais conquistam maior presença nos cenários públicos. As questões colocadas são múltiplas, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural. No âmbito da educação as diferenças também se explicitam com cada vez maior força e desafiam visões e práticas profundamente arraigadas no cotidiano escolar. A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo. Tendo presente esta problemática, este texto tem por objetivo analisar diferentes concepções de diferença presentes nas práticas pedagógicas, assim como, a partir de alguns resultados de pesquisas, identificar aspectos que permitam oferecer aos educadores e educadoras contribuições para trabalhar este tema no cotidiano escolar. Defende a posição de que as diferenças são constitutivas, intrínsecas às práticas educativas e atualmente é cada vez mais urgente reconhecê-las e valorizá-las na dinâmica de nossas escolas. o e significativo para todos os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com