TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças de Acesso à Internet por Regiões

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

       Universidade Paulista

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES IV

ESTUDOS DISCIPLINARES IV – ACESSO À INTERNET E SITUAÇÃO PROBLEMA

Livia Ferreira Costa

CAMPINAS - SÃO PAULO, 2015


LIVIA FERREIRA COSTA

ESTUDOS DISCIPLINARES IV – ACESSO À INTERNET E SITUAÇÃO PROBLEMA

Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Paulista de Campinas.

Campinas, 27 de Novembro de 2015


DEDICATÓRIA

Ao meu namorado Vitor que me ajuda a ter sanidade para executar esses trabalhos...


AGRADECIMENTOS

Aos meus pais que sempre me apoiam nas minhas decisões de carreira e acadêmicas.

Ao meu namorado Vitor Martins pelo incentivo e apoio.

 


COSTA, Livia Ferreia. Estudos Disciplinares IV – Acesso à internet e Situação Problema. Trabalho de Estudos Disciplinares. Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Paulista, Campinas-SP, 2015.

RESUMO

Este trabalho visa apresentar uma dissertação crítico-reflexiva sobre a proposta de análise dos dados de Acesso à Internet do Brasil em comparação com outros países do mundo e análise da situação problema apresentada no material.

Palavras-chave: acesso, internet, situação, problema, Brasil, mundo.

COSTA, Livia Ferreira. Disciplinar Studies IV – Internet Access and Problem Situation. Essay in Disciplinary Studies. Degree in Education. University of São Paulo , Campinas -SP , 2015 .

ABSTRACT

. This paper presents a critical- reflective essay on the proposed analysis of data access to the Internet in Brazil compared to other countries and analysis of the problem situation presented in the material.

Key Words: access , internet, situation , problem , Brazil , world.

.




SUMÁRIO

RESUMO

iv

ABSTRACT

v

1

INTRODUÇÃO...........................................................................................

01


5

DISCUSSÃO..............................................................................................

42

6

CONCLUSÃO............................................................................................

45

REFERÊNCIAS

46


1 INTRODUÇÃO

Inegavelmente, há mudanças fundamentais, principalmente no campo das mídias que podem ser digitalmente produzidas, fornecidas e consumidas, tais como textos, sons, imagens e vídeos – vide a crise do mercado fonográfico e as questões dos grandes estúdios de cinema com as redes de compartilhamento de arquivos online. Entretanto, em muitos aspectos, as mudanças não são assim tão grandes. Os padrões de sociabilidade vigente são reforçados pela troca de mensagem através da internet, as relações econômicas não se tornaram necessariamente mais democráticas, as pequenas empresas não concorrem em pé de igualdade com os grandes grupos, que também estão na rede, os mercados não são igualmente acessíveis por todos e o Estado tenta fazer valer suas leis e regras no que é feito online dentro de seu território como em qualquer área de atuação da sociedade, mesmo com uma maior fluidez das fronteiras nacionais. Em termos geográficos, a tendência preponderante é de concentração espacial, tanto das infraestruturas, quanto da oferta de informações (Motta, 2011).

5 DISCUSSÃO

Atualmente, pelo menos no nível do senso comum, aquele tipo de discurso “profético”, de que o mundo estaria igualmente acessível através da tela de um computador, ainda está ativo. É possível deparar com a noção de que, se a conexão com a internet é realizada, já não importa o local onde se está. Este trabalho é, pois, uma tentativa de contrapor esta ideia, mostrando que o próprio ato de estar conectado segue alguns condicionamentos sociais e geográficos.

4No Brasil, em particular, a reprodução do ideário antigeográfico associado à presença da internet é possível graças a expansão significativa do acesso em todo o território que, apesar disso, continua expressando as desigualdades sociais e espaciais que comumente caracterizam o país. O número de domicílios com microcomputador e acesso à internet na própria unidade de moradia não para de crescer, mais aceleradamente a partir de 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (348.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com