TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes curriculares

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 11

1 - O que se entende por: identidade; autonomia; diversidade

a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia e distinção,de uma marca de diferença entre as pessoas,a começar pelo nome,seguido de todas as caracteristicas fisicas,de modos de agir e de pensar da história pessoal.

autonomia é definoca como a capacidade de se conduzir  e tomar decisoes por si proprio,leando em conta regras,valores,sua perspectiva pessoal,bem como a perspectiva do outro,é,nessa faixa etária,mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças,um principio das acoes educativas.

Diversidade é caracterizada conforme a região e a localidade,se faz presente nas crianças que frequentam as instituicoes de educacao infantil,e tambem em seus professores.

2 - O que é central ser considerado quando se trata do desenvolvimento da identidade e da conquista da autonomia da criança?

Apos  uma faze de curiosidade quanto às diferenas entre os sexospor volta dos cico e seis anos,a questão do genero ocupa papel cetral no processo de construção da identidade.

3 - Quando se trata formação pessoal e social da criança, que aspectos são importantes?

 A capacidade das crianças de terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto- estima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.

4 - Sabe-se que a autoestima é essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes. Que aspectos favorecem o desenvolvimento da autoestima?

A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades.

5 - O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Justifique a importância das interações sociais.

Nas interações sociais se dá a ampliação dos laoc afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras criaças e com os adultos,contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproeitadas para o enriqueimento de si próprias.

6 - Explique a seguinte afirmativa: as instituições de educação infantil se constituem, por excelência, em espaços de socialização da criança e de inserção das mesmas nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.

Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as criaças podem estabelecer com as outras criaças e com os adutos,contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.

7 - O que se entende por passagem da heteronomia para a autonomia?

A passagem da heteronomia para a autonomia supõe recursos internos(afetivos e cognitios) e externos (sociais e culturais).

8 - Explique os processos de fusão e diferenciação.

O bebê adquire conciência dos limites de seu próprio corpo,bem como das conequencias de seus movimentos.

9 - Qual a importância da construção de vínculos entre as crianças e adultos. Como acontece?

Essas pessoas não apenas cuidam da criança,mas também medeiam seus contatos com o mundo,atuando com ela,organizando e interpretanto para ela esse mundo.

10 - Qual a relação entre cultura e expressão da sexualidade? Qual a importância da compreensão da sexualidade?

A marca da cultura faz-se presente desde cedo no desenvolvimento d sexualidade infantil,por exemplo,na maneira como os adultos reagem aos primeiros movimentos exploratórios que as crianças fazem em seu corpo.

A compreensão da secualidade como um processo amplo,cultural e inerente ao desenvolvimento das criaças pode auxiliar o professor diante das acões exploratórias das crianças ou das perguntas que fazem a respeito do tema.

11 - Dentre as questões relacionadas à sexualidade, as relações de gênero ocupam um lugar central. Explique esta afirmação.

 Há um vínculo básico entre o gênero de uma pessoa e suas características biológicas, que a definem como do sexo feminino ou masculino. Perceber-se e ser percebido como homem ou mulher, pertencendo ao grupo dos homens ou das mulheres, dos meninos ou das meninas, se dá nas interações estabelecidas, principalmente nos primeiros anos de vida e durante a adolescência.

Após uma fase de curiosidade quanto às diferenças entre os sexos, por volta dos cinco e seis anos, a questão do gênero ocupa papel central no processo de construção da identidade. Isso se reflete nas ações e interações entre as crianças, que tendem a uma separação espontânea entre meninos e meninas.

12 - As aprendizagens das crianças acontecem na interação delas com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças, Explique esta afirmação.

A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas.

Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece.

13 - A imitação é resultado da capacidade da criança de observar e de aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, de ser aceita e de diferenciar-se. Qual a importância da imitação?

A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro.

 Na fase dos dois aos três anos a imitação entre crianças pode ser uma forma privilegiada de comunicação e para brincar com outras crianças. A oferta de múltiplos brinquedos do mesmo tipo facilita essa interação.

A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros

14 - Qual a importância: da observação; do brincar; do faz-de-conta; da oposição; da linguagem; da apropriação da linguagem corporal;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com