TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discursiva Ensino da Artes

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA ARTE EDUCAÇÃO

A arte é e sempre foi a melhor maneira de expressão dos fatos, sentimentos e características socioculturais que marcam uma época. Portanto, a apreciação e conhecimento de obras de arte são ferramentas indispensáveis para a melhor compreensão destas temáticas. Museus, esculturas e obras arquitetônicas são acervos da nossa evolução e o contato presencial do aluno com peças do passado ou até mesmo contemporânea é capaz de proporcionar-lhe momentos de reflexão, despertar o seu senso crítico e entender a visão e as formas de expressão que o artista imprimiu em sua obra. A possibilidade de um contato presencial, ao invés da simples visualização numa apresentação de slides, torna possível uma compreensão mais sensível.

A prática educativa em artes deve ser um processo estimulador, livre e instigador. O aluno deve ter liberdade para expressar sua opinião, estimulando-o a observar atentamente cada detalhe para obter uma leitura da imagem levando o tempo que for necessário para que seja contemplada e compreendida. O contato com a arte desenvolvem emoções, reflexões, sentimentos, através de músicas, teatro, desenhos, quadros de pintura e danças.

O movimento, a música e a arte visual fazem parte do Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil, lá se encontra critérios e orientações para os professores que sabem a importância da arte para todos. O conceito de estética ou de arte pode ser trabalhado na criança em qualquer idade, pois ela é capaz de perceber a serie de variantes de cores, formas e estruturas nos ambientes ao seu redor.

Deve-se se incentivar a expansão da busca pelo conhecimento além da escola, de forma que o aluno amplie suas ideias no contato com museus, natureza e em suas viagens escolares e familiares, independentemente de estar relacionado aos conteúdos escolares daquele momento. Esta prática deve ser incentivada não só pelo professor, mas também pela família, e melhor ainda se estas atividades forem relacionadas ao lazer. À medida que o jovem adquirir um repertório cultural, ele buscará por maior diversidade de conhecimentos disponíveis além dos muros da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (276.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com