TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

DIVERSIDADE CULTURAL

SUMÁRIO

Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Desenvolvimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Considerações Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Referências. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Jaguariaíva

2015


INTRODUÇÃO

Sabemos que o educador deve saber trabalhar e diversificar, fazendo com que o aluno se sinta a vontade para expressar seus conhecimentos sobre determinados assuntos e suas vivencias sendo de modo escrito ou falado. No comportamento social, a escola tem um papel social fundamental que vem a contribuir e interferir na formação dos sujeitos, sendo que através dela é que vamos enriquecer nosso conhecimento através de ações sociais, pois ao longo do tempo vai se formando concepções e mudado opiniões que antes eram formadas. Pois a diversidade e a cultura estão sempre se transformando.

 A comunidade escolar deve ser sempre respeitada diante suas diversidades, respeitando seus alunos e suas famílias como um todo, através desta forma de agir os alunos estarão se sentiram abertos a conhecer e a identificar-se com as devidas culturas, e assim interagirem com troca e absorvendo o conhecimento.

Nos dias de hoje o multiculturalismo é uma das exigências das políticas educacionais, pois há uma demanda de ordem política social para que a educação incorpore a diversidade no nosso cotidiano escolar, pois os grupos sociais e a sociedade reivindicam dos governos do estado e municípios que sejam adaptados em suas decisões em relações a grupos que se sentem excluídos do sistema de ensino. O multiculturalismo e principalmente defendido pelos marginalizados devido a falta de harmonia entre diferentes culturas em um mesmo território, por ser considerado um dos prováveis caminho para garantir o direito e respeito ao outro e a suas diferenças, mas que também pode favorecer muitas vezes pois podendo valorizar experiências de vários grupos populares e étnicos e praticamente não levar em conta a cultura dominante. 

 O autor Michaliszyn afirma que o desafio encontrado para a educação atual é de difícil solução, mas cabe a nós futuros profissionais da educação contribuir para que isso se resolva.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Diversidade Educativa: A formação linguística e a valorização da diversidade cultural.

O ato de educar na nossa atualidade tem se apresentado como um desafio ao educador, Já que o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se cada vez mais no novo mundo e aponta para a necessidade de se construir uma escola reflexiva voltada para a formação de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercer da cidadania.

Pois a população vive em uma era marcada pela competição e pelas suas excelências, em que o progresso e avanço tecnológico definem exigências novas para a sociedade. Tal influencia deste processo impõe uma revisão dos métodos de ensinar e aprender, enfatizando o uso da língua como instrumento da transformação social, através da educação.

Para o autor Soares (1980), enfatiza a transformação social através da educação será conseguida com uma escola que leve a um bidialetalismo funcional, porém não como o objetivo de substituir a variedade linguística do aluno pela variedade privilegiada, mas para que o educando compreenda as relações de força que se estabelecem socialmente e qual a posição de sua variedade na economia dessas relações.

Temos que entender que a diversidade para uma escola transformadora é baseada em muitas vezes na variedade social e cultural, pois assim esses conteúdos são realizados não como um objeto para a substituição de uma classe, mas para que se acrescente a ele, como mais um instrumento de comunicação da valorização de uma cultura moderna e que abrange toda uma mudança variável nesses conteúdos de ensino.

Contudo a expressão multiculturalismo trata-se das coexistências de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas diferentes no meio de várias sociedades modernas. Pois considerando as dificuldades, no entanto, pode-se afirmar que o multiculturalismo se tornou um modo de descrever as diferenças culturais em um contexto tradicional. Pois este termo pode continuar a ser associado a projetos específicos do ensino educacional gerando diversos princípios metodológicos fornecendo um conhecimento mais amplo nesta área. Com tudo um aspecto do multiculturalismo é a educação que abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Pois este é o ponto de extrema importância para que os fatores que contribuem para a diversidade de que a escola em um todo se baseia em um ensino que tem o comprometimento com a luta da desigualdade social.

Outro aspecto que chama a atenção é que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, pois tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

E entendemos que o multiculturalismo trata da liberdade de aprender e ensinar. Essa é uma das grandes variações que a nossa sociedade busca, No caso o ato de divulgar a cultura visando sempre o aspecto de sempre pensar e saber.

Para o educador é mais importante saber que o aluno tenha aprendido o conteúdo de forma clara, com tudo podemos observar que o multiculturalismo sempre vai estar presente na história, pois isso visa o quanto é importante sabermos e entendermos as diversas áreas culturais do nosso país.

Para valorizar melhor esses conteúdos o professor pode trabalhar com seus alunos de diversas formas, desde que isso tenha uma especificação bem objetiva com base naquilo que se quer transmitir. O educador em sala deve transmitir conteúdos que chamem a atenção dos alunos mais ao mesmo tempo em que eles aprendam de forma convicta. Com tudo diversos conteúdos tais como DVD’s, aula passeio, debates sobre conteúdos abordados no multiculturalismo no nosso país.  Pois nunca podemos deixar de perder a identidade cultural ou local, uma vez que é todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar que nos enriquece como seres humanos. Também na escola, esse deve ser o procedimento a se seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com