TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo desse trabalho é a elaboração de um dossiê contendo imagens (fotos, obras de artes, desenhos), textos poéticos, reportagens de fatos atuais de nosso cotidiano e informações acerca da pluralidade cultural, presentes na formação da cultura brasileira. Elaboração de uma apresentação em PowerPoint, com vistas a sua possível aplicação em ambientes de ensino aprendizagem (escolas publicas ou privadas, educação não formal), na qual se discuta os diferentes tipos de diversidade presentes no cotidiano escolar (cultura, raça e gênero).

Nessa primeira etapa realizaremos o reconhecimento da diversidade cultural como direito dos povos e dos indivíduos, fazendo com que valorizemos a diversidade cultural presente em nossa sociedade, reconhecendo a contribuição de cada uma delas no processo de constituição da identidade brasileira.

TEXTO: Diferentes formas de abordar as diferenças culturais e a importância das ações efetivas.

     Existem diferentes formas de abordar as diferenças culturais no mundo atual, tais como a Pluralidade Cultural e o Multiculturalismo, porém inicialmente destacaremos a distinção entre essas maneiras de se olhar essas diferenças.

     PLURALIDADE CULTURAL é a valorização das características étnicas e culturais pertencentes a determinados grupos e também da desigualdade socioeconômicas existente em determinado pais. A afirmação da diversidade cultural é traço fundamental para construção de uma identidade cultural que oferece elementos de compreensão para poder respeitar e valorizar as diferentes étnicas e culturas, observando  que esse respeito não significa aderir aos valores do outro.

      Segundo a autora Vera Maria Candau, há duas abordagens do Multiculturalismo:

  • Descritiva: afirma ser o multiculturalismo uma característica das sociedades atuais, dependente do contexto histórico, politico e sociocultural. O multiculturalismo Brasileiro é diferente dos outros países.
  • Prepositiva: entende que não é apenas um dado da realidade, mas uma forma de atuar, de intervir, de transformar a realidade na perspectiva de atuar democraticamente.

Há três tipos de abordagens:

  1. ASSIMILACIONISTA

Uma sociedade multicultural no sentido descritivo. Nessa sociedade não existe igualdade de oportunidade para todos. Há grupo como indígenas, afros descendentes, classes populares, etc... que se integram na escola, afirma uma cultura comum negligencia-se os dialetos, as diferenças, mantêm-se a cultura “padrão”.

  1. DIFERENCIALISTA OU MONOCULTURAL

Quando reconhece a diferença através do entendimento, que é necessário criar espaços públicos específicos para determinados grupos.

  1. INTERATIVA OU INTERCULTURAL

Concebe a cultura como processo de mudanças certamente as culturas têm raízes mais essas são históricas e dinâmicas.

A hibridação cultural é um elemento importante para se levar em considerações na dinâmica de diversos grupos socioculturais. Ter consciência dos mecanismos dos controles de poder que permeiam as relações culturais as relações não são idílicas são construídos na historia.

     Segundo o PCNs o Brasil desconhece a si mesmo, e existe a dificuldade em lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial e étnica. O grande desafio proposto para educação é estabelecer conexões sobre o que se aprende na escola e a vida da população brasileira, mudar mentalidades, superar o preconceito. Combater atitudes discriminatórias é finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeito mutuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com