TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o como objetivo apresentar sobre os temas diversidade histórica, linguística e cultural e analisar de acordo com as imagens que seguem em anexos, o que realmente cada uma representa. A presente produção mostra que no Brasil existem diversas culturas que define os diferentes modos de viver, esta cultura foi deixada pelos povos que veio ao Brasil, durante a colonização, sendo o país mais diversificado do mundo.

Todos devem respeitar a diversidade em vários aspectos, abrangendo a diversidade histórica, linguística e cultural, pois são elementos de extrema importância para a nossa sociedade e que todos devem compreender as diferenças de cada um, seja ela: classe social, etnia, idioma, religião, regional, sexualidade, entre outras. E lembrar sempre que a diversidade se encontra em vários ambientes da sociedade, sendo esta construída por todas as pessoas que nela se encontram. 

A diversidade linguística, está relacionada com a existência de várias línguas diferentes no mundo. A linguagem em seus vários aspectos nos diferencia dos demais indivíduos, por ela ser complexa, pois possui vários modos para se comunicar, isso vai depender do espaço no tempo podendo ser regional, histórico, social.


DESENVOLVIMENTO

Segue em anexo a apresentação da imagem sobre a diversidade histórica, que demonstra que o Brasil, durante séculos, foi formado pelas miscigenações na sociedade, que envolveu a vinda dos colonizadores, etnias indígenas e africanas, imigrantes asiáticos e europeus, foi assim que formaram as crenças, costumes, danças, línguas, músicas, religiões, vestimentas, entre outros.

A diversidade histórica do Brasil teve inicio desde os primeiros habitantes, os índios, que de sua parte contribuiu em nossa sociedade em vários aspectos: Na culinária, comidas típicas feitas com a mandioca (pirão), erva-mate, jabuticaba e alguns pescados; no folclore a existência de fantasias como o curupira, o boitatá, iara, e em algumas regiões influenciaram na língua falada. Com a colonização portuguesa vieram com eles a nossa língua, o português, também a religião católica, com maior número de fieis no país, os pratos típicos de nossa culinária e a introdução dos movimentos artísticos. Os africanos trazidos de várias regiões da África para serem escravos no Brasil, também tiveram grande papel na diversidade do país, trouxe com eles a dança (capoeira, samba, cateretê, jongo), na música (ritmos como maxixe, samba, choro e bossa nova), na culinária (azeite de dendê que era extraído de uma palmeira, sendo utilizado nos pratos para fazer vatapá, caruru e acarajé) e em nossa língua houve a inserção de sotaques e palavras como: batuque, moleque, macumba, catinga, etc. Houve também culturas e línguas de outros países de imigrantes que vieram ao Brasil depois da abolição. Os Italianos trouxeram com sigo a pizza, prato muito apreciado pela maioria dos brasileiros, os franceses vieram com sua inteligência de fazer artes e os japoneses com as tecnologias e técnicas agrícolas. Tivemos vários outros imigrantes, com grande influencia na diversidade histórica de nossa sociedade.

A variação linguística que sempre esteve presente para a formação da nossa língua, desde as grandes navegações até os dias atuais a linguística vem se modificando de acordo com o seu contexto histórico, regional, social e cultural. Sendo a linguagem que nos diferencia dos demais seres, pois cada povo tem jeito diferente de falar, permitindo que cada um possa expressar suas idéias e conhecimentos, expondo suas opiniões no cotidiano, além de participar do convívio social.

A imagem em anexo demonstra que o falar da região do nordeste é muito diferente da região sudeste, neste caso, mostra as diferenças na linguagem falada. Estas diferenças regionais são notadas no sotaque e no léxico, cumprindo o seu papel na comunicação no meio onde vive. Hoje em dia o preconceito linguístico, vem acontecendo na sociedade, fazendo com que as pessoas começam a notar os erros na linguagem dos analfabetos, pobres e moradores da zona rural, estas pessoas pertencem a uma classe social desprestigiada, que não teve total acesso à educação, desonradas no meio social, por expressar palavras de formas diferentes, ou seja, uma linguagem que não é padrão, quando é apenas diferente da língua ensinada na escola.

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas. Ao reparamos ao redor, vemos que os seres humanos são diferentes um dos outros. Existem indivíduos com os mais variados tons de pele, altos ou baixos, de olhos arredondados ou puxados, etc. As diferenças, porém, não se limitam as características físicas. Si limitam em hábitos, costumes, religião, danças, culinária, mesmo que moramos no mesmo país, as diferenças sempre vão existir.

Segue em anexos a primeira e a segunda imagem sobre a diversidade cultural.

A primeira imagem retrata uma dança típica da cultura nordestina, com base na história, esta teve origem em áreas rurais da frança e Inglaterra e foi introduzida no Brasil começando no Rio de Janeiro como abertura dos bailes da corte na época imperial. Popularizada tomou as ruas e clubes, chegando ao nordeste onde esta tomou novas formas, sendo associadas às músicas e novos passos como: olha a chuva! É mentira, a ponte quebrou, nova ponte, caminho da roça e outras mais. Ocorre no mês de junho, e tem influencia católica, pois a festa é feita em comemoração a três santos: São Pedro, Santo Antonio e São João.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com