TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  7/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Profa Dra. Lilian Paula D. Bérgamo

PROJETO DE PRÁTICA:

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

POLO - ESTADO

2020

PROJETO DE PRÁTICA

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

 

Aluno(a): _____________________________

                                                                                             

                                       

POLO - ESTADO

2020

1.  DESCRIÇÃO DO PROJETO:

        O presente projeto visa propor ao aluno de Pedagogia uma reflexão sobre o currículo na Educação Infantil, tendo como base a leitura realizada da Unidade 3 do CRC de Fundamentos da Educação Infantil, bem como da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Esta reflexão deve indicar ao futuro educador como se dá a construção de um currículo nas escolas de educação infantil, em quais perspectivas e visões de infância e desenvolvimento esta construção se embasa. Ainda, o presente projeto auxiliará na reflexão sobre o cuidar e educar como aspectos indissociáveis na prática pedagógica, bem como na construção do currículo.

  1. PÚBLICO-ALVO

Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia que estão cursando a disciplina Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento.

  1. Objetivos

Este projeto de prática vinculado à disciplina Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo geral levar o aluno de Pedagogia a refletir sobre o currículo na Educação Infantil, em quais perspectivas e visões de infância e desenvolvimento ele está embasado, assim como compreender o cuidar e educar como aspectos conjuntos quando se atua junto às crianças.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender o curriculo na Educação Infantil.
  • Caracterizar o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis do currículo.
  • Analisar o papel dos professores na efetivação do currículo

5- METODOLOGIA

Para o alcance dos objetivos e da proposta do projeto de prática, você deverá seguir as seguintes etapas:

1ª Etapa: você deverá ler os conteúdos da Unidade 3:  A Proposta Pedagógica e o Currículo na Educação Infantil, da obra Fundamentos da Educação Infantil. Também será necessário acessar e ler a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no seguinte endereço: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil 

Sugerimos também que asssitam ao seguinte vídeo que trata também sobre a BNCC: .

Assistir ao documentário: “Educação Infantil – High Scope – Rotina Diária” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ByqEIMsjHng.

2ª Etapa: Será necessário realizar uma comparação entre os conteúdos apresentados na Unidade 3, e na BNCC, e  respondendo  as seguintes questões a partir da leitura dos materiais sugeridos e da análise do documentário:

1) Como o currículo na Educação Infantil deve ser pensado, a partir da leitura dos materiais sugeridos (Unidade 3, BNCC)? E como ele é abordado no documentário? Há semelhanças?

2) Como o desenvolvimento da criança deve ser  trabalhado, estimulado de acordo com as leituras realizadas? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) devem ser estimuladas e trabalhadas? E como isto aparece no documentário?

3) Como deve ser visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar? Como estes aspectos aparecem no documentário?

4) Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil de acordo com as leituras realizadas? Há menção a este aspecto no documentário?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com