TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TECNOLOGIA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/4/2019  •  Artigo  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

O USO DA TECNOLOGIA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO

Luiz Alberto Silva Santos[1]

Resumo

A sociedade atual é palco de constantes modificações tecnológicas, e a escola, importante agente de transformação social, inserida neste espaço, precisa se adaptar a esta realidade e aprender como utilizar as tecnologias de modo benéfico a sua prática. Porém, há muitas situações dificultam a adaptação das práticas pedagógicas escolares ao panorama tecnológico atual. Neste contexto, este trabalho de caráter bibliográfico se objetiva em analisar a importância do uso da tecnologia como suporte  como suporte pedagógico e propor caminhos que podem facilitar a adaptação da escola ao uso das ferramentas tecnológicas enquanto instrumento para facilitação da aprendizagem. Compreende-se que as tecnologias são ferramentas de extrema importância dentro da sala de aula auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, os professores ainda encontram muitos problemas na sua utilização a favor da prática pedagógica. Se faz necessário investimento em formação tecnológica dos professores de modo continuado para possibilitar renovação e aperfeiçoamento de seu trabalho e da aprendizagem dos alunos.  

 

Palavras-chave: Tecnologias; Educação Brasileira; Suporte Pedagógico.  

1. Introdução

A sociedade contemporânea passa por profundas mudanças tecnológicas, e a escola precisa estar ajustada com a realidade atual. No entanto, ela encontra dificuldades para adequar suas práticas pedagógicas às tecnologias, de modo que possa desenvolver as habilidades e competências que os alunos necessitam para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a importância do uso da tecnologia como suporte pedagógico e propor caminhos que podem facilitar a adaptação da escola ao uso das ferramentas tecnológicas enquanto instrumento para facilitação da aprendizagem. É um estudo de caráter bibliográfico, está organizado em dois tópicos. No primeiro há uma discussão sobre educação e tecnologia, e as possibilidades de relação entre eles. No tópico seguinte são apontados alguns caminhos que possibilitam a utilização das tecnologias como ferramenta pedagógica.  

 

2. A educação e a tecnologia

        O mundo atual está marcado pelos avanços na comunicação e pela invenção e atualização constante de novas tecnologias. E a escola se depara com dois grandes desafios: adaptar-se a estes avanços e orientar o alunado para o domínio e a apropriação crítica desses meios. É importante salientar que o uso de tecnologias educacionais pode trazer melhorias na qualidade do ensino, quando utilizadas com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais de cada país. Esta não é uma situação simples, por conta das resistências que ainda há entre a comunidade docente, e pela disponibilização insuficiente das tecnologias nas instituições escolares.

        Para Chiofi e Oliveira (2014, p. 02)

As novas tecnologias permitem aplicabilidades pedagógicas inovadoras que podem contribuir para resultados diferenciados, bem como fortalece a justiça social, pela democratização do acesso ao ensino, permitindo pelo processo da comunicação tecnológica que todos se apropriem do conhecimento.

        Segantini (2014) destaca que na atualidade, somente o acervo da biblioteca é insuficiente para satisfazer a gama de informações que a geração atual necessita. Dessa maneira, qualquer instituição de ensino tem a necessidade de disponibilizar um laboratório de informática para que os alunos tenham acesso à internet, já que nela está um grande diretório de informações, que são atualizadas constantemente.

         Para este autor, a escola está repleta de alunos que já nasceram cercados por tecnologia e se esta instituição ficar baseada somente a apresentações em slides, Tv-pendrive e recursos tradicionais não atenderá mais a grande demanda em que as informações são processadas atualmente.

        Ao contrário dos alunos, a maioria dos professores começaram a ter acesso a essas tecnologias já na fase adulta, são chamados de imigrantes digitais. Fazem parte da geração que foi surpreendida por tantas inovações tecnológicas e que não se sentem à vontade com a inserção destas na educação. Os professores fazem parte da geração que não domina a linguagem digital e se acostumou a prática de ensino oral e presencial.

        Tem-se então na sala de aula, conforme Queiroz (2018), a convivência de duas gerações: os nativos digitais e os imigrantes digitais e as diferenças na maneira em que os dois grupos se relacionam com a tecnologia e constroem o conhecimento acaba gerando conflitos entre a forma de ensinar e aprender.

        Atores de uma sociedade pautada no ensino pelo viés tradicional, os professores, imigrantes digitais, tem dificuldades para utilizarem as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas. É preciso passar por um processo lento de preparação para conseguirem utilizarem-nas de modo que favoreça o fazer pedagógico e a aprendizagem dos alunos.

2.1 Caminhos para o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica

 

        Os Parâmetros curriculares Nacionais propõem em um dos objetivos que os alunos saibam utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. E neste contexto, a realidade social passa a exigir dos alunos novas habilidades e competências e exige que a escola intermedie um processo educacional que integre a utilização de ferramentas tecnológicas e a busca de recursos que despertem o interesse e a curiosidade pelo conhecimento tendo em vista à melhoria da aprendizagem, ou

que envolva a formação crítica e criativa tendo em vista a autonomia, a comunicação, a capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo, de adaptar-se ao novo, de criar o novo a partir do conhecido, de resolver problemas e de responder rapidamente às mudanças contínuas (QUEIROZ, 2018, p. 05).  

Para que o professor consiga utilizar as tecnologias como ferramentas pedagógicas que viabilize a melhoria da aprendizagem se faz necessário que ele se prepare para isso. Libâneo (2011) ao tratar sobre as novas exigências que a tecnologia traz para a educação, destaca que o professor deve buscar conhecer as novas tecnologias e as maneiras de aplicá-las na prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com