TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

NOMES

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Maria Eugênio Maranho

Dourados MS

2017

Sumario

Introdução...............................................................pag 3

Justificativa.............................................................pag 5

Metodologia ...........................................................pág. 6

Cronograma ............................................................pág. 7

Avaliação ..............................................................pag 8

Considerações finais... ............................................pág. 9

Referencias ...........................................................pág. 10

INTRODUÇÃO 

  O trabalho a ser apresentado a seguir trata se de um projeto que foi desenvolvido no proposito de ajudar os alunos a escolher uma profissão a seguir, e os que já têm uma ideia de qual faculdade querem cursar tirar duvidas. O passo 1 será apresentado o corpo docente, a formação dos profissionais da escola, a quantidade de salas, as turmas que são mais problemáticas entre outros. Já no passo 2, será apresentada a localidade da escola, e um pouco do projeto e a importância de se saber uma profissão a seguir. Passo 3 apresentação dos objetivos gerais e específicos e metodologias do trabalho. O passo 4 será apresentado o cronograma data de cada atividade a ser desenvolvida, logo em seguida vem à avaliação, como os alunos serão avaliados.

                     

  • Escola

    È uma escola de porte grande, localizada na periferia. Sendo uma escola publica para que assim todos os alunos na comunidade possam ser atendido devidamente .

      Uma escola com o ensino fundamental e médio são quatro salas do 1ºano do ensino fundamental ao 5ºano do ensino fundamental. Do ensino médio são  duas salas do 1ºano do ensino médio ao 3º ano. Os livros didáticos e paradidáticos são dados pela prefeitura, os alunos usam em sala de aula e os deixa na escola, não se pode levar para casa.

  • Corpo docente do Ensino Médio

Aos alunos do ensino médio são doze salas do ensino fundamental. Os professores são bem qualificados para trabalhar com o ensino médio. São professores de Português, matemática, historia, geografia, educação física que dá aula ao ensino fundamental e médio, professores também de química, uns todos os professores de química dá aula também em universidades.

 São dois professores de cada matéria, já que são apenas duas salas de cada ano, a comunidade não interage muito com professores, mais isso esta sendo mudado.

  • Corpo discente do ensino médio

Alguns alunos do ensino médio são evangélicos e outros católicos, não deixando que suas religiões, o debate sobre a mesma venha interferir na formação dos alunos. Duas das salas do ensino médio tem um problema muito ruim com a falta de disciplina. Seus professores tem reclamado muito destas salas desde inicio do ano, os professores entram em sala e muitas vezes não conseguem da aula ,são elas o 3ºano B e o 2ºano A, estão sendo estudados propostas para que esses alunos possam melhorar seus comportamentos.

JUSTIFICATIVA

O Colégio futuro é localizado em uma escola de área pobre e os alunos da mesma também são bem humildes. Observando que os alunos do ensino médio já estão na época de decidir sobre o que gostariam de fazer quando sair da escola, que profissão seguir, e muitos desses alunos pensam em

         A proposta de orientação vocacional é muito importante considerando que a uma quantidade de jovens, que ao terminar o ensino médio carecem de uma orientação para a escolha da profissão. A maioria dos jovens se mostra em duvida a respeito da profissão que vão escolher, essa duvida acabam levando a uma má escolha. È lamentável dizer que essa é uma realidade que permeia a maioria dos jovens, indivíduos a fim de proporcionar a eles possibilidades de conhecer as profissões e assim poder fazer uma escolha consciente.

         O mundo do trabalho é realmente complicado e por isso a escolha da profissão deve ser feita com confiança e também ser mediada pelo conhecimento prévio da pessoa. Por que muitos jovens se encontram perdidos quando o assunto é a escolha de uma faculdade ou uma ocupação no mercado de trabalho? As informações sobre as profissões que são disponibilizadas aos alunos são insuficientes para que eles se posicionem e possam se identificar com uma profissão e assim fazer uma escolha consciente.

        Então o projeto a ser apresentado vai ajudar os alunos na escolha de sua profissão, ou pelo menos da uma ajuda, o professor trará para os alunos filmes que retratem sobre profissões e serão feitos debates após o filme, os alunos desenvolverão textos, pesquisas sobre profissões, escolherão duas profissões e farão entrevista com um profissional de cada profissão escolhida. O projeto que apresentado aos alunos e as diversas atividades serão muito boas, pois aqueles que já têm uma ideia de profissão poderão solida mais isso e aqueles que estão na duvida poderão sanar suas duvidas e perder o medo e assim quando saírem da escola estará mais seguros de si.



  • Objetivos Gerais
  • Prepara os alunos a escolha de uma profissão subsidiando - os com referencias teóricas e ferramentas metodológicas que lhes permitam interpretar a realidade do mundo e assim efetuar uma escolha com maior segurança.
  • Mostrar aos alunos as diversas possibilidades e diversidade de trabalhos da profissão escolhida.
  • Objetivos Específicos
  • Discutir os processos que permeiam a escolha profissional bem como profissionais, fatos que podem influenciar na profissão.
  • Levar os alunos a refletir sobre essa questão com uma escolha mais critica.
  • Fazer com que os alunos busquem informações sobre as profissões/ocupações que almejam seguir

        

METODOLOGIA

  O projeto a ser desenvolvido terá o seguinte tema, Leitura analise e sínteses de jornais, e dados de pesquisa. Debates que possibilitem o exercício reelaboração de ideias a respeito das profissões; Desenvolvimentos de trabalhos em grupo que visem uma interação entre os alunos; Exibição de filmes sucedidos de debates; Analise de informações profissionais; Refletir sobre o mundo do trabalho num contexto geral.

     Os alunos escreverão em papel nome de algumas profissões que desejariam seguir e debateriam com os colegas e explorariam suas ideias a respeito delas, é claro que quando os alunos começarem a debater uns estarão mais informados sobre as profissões que outro mais isso ajuda ao aluno a esclarecer algumas duvidas, essa primeira atividade proporciona os alunos reflita sobre as profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (284.8 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com