TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO

Por:   •  10/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO TAQUARA/RS

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação e Jovens e Adulto, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

DIENIFER ALICE GREGORY CONTREIRA

1055533138

A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Silvana Batista

TRÊS COROAS/RS

16/09/2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO TAQUARA/RS

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação e Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

DIENIFER ALICE GREGORY CONTREIRA

1055533138

 

A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO

Desafio profissional apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento do Curso de Pedagogia.

Tutor a distância: Silvana Batista

Tutor do Polo Apoio Presencial: Siana Spindler

TRÊS COROAS/RS

16/09/2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................4
  2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO...................................5
  3. APRESENTAÇÃO DA PALESTRA ESTRUTURADA.......................................6
  4. CONCLUSÃO...........................................................................................7
  5. REFERÊNCIAS..........................................................................................8
  6. ANEXOS..................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

        

        Este desafio profissional tem como objetivo incentivar e preparar a turma do EJA da escola Construindo o Saber para o Mundo do Trabalho. A turma encontra-se desmotivada por conta das descriminações sofridas pela falta de oportunidade e de emprego.

        A professora Silvia (professora do município de Cinco Estrelas) foi chamada para reerguer a turma, aproximando-os do ambiente de trabalho. Silvia irá ajuda-los a estabelecerem metas, melhorar suas perspectivas de vida e motivá-los para que alcancem seus objetivos.

        O trabalho desenvolvido durante este desafio profissional será a criação de um projeto de intervenção junto a turma do EJA, sobre a temática: “A Educação e o Mundo do Trabalho”, onde o público alvo será todos aqueles que se sentem desmotivados para estudar e para trabalhar.  Neste primeiro passo do trabalho, vamos também especificar as atividades que serão realizadas com os alunos. No segundo passo teremos uma palestra sobre Motivação para os alunos.  Já no terceiro passo, desenvolveremos atividades praticas que irão auxiliar os alunos em escolher a profissão certa.

        Este Desafio Profissional terá auxilio de uma pedagoga empresarial, que junto com a professora Silvia desenvolverá os projetos descritos acima com o objetivo de motivar os alunos, visando trabalhar temas que se referem ao mundo de trabalho.

2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO

Neste primeiro passo será desenvolvido um projeto de intervenção (ANEXO I), apresentando uma proposta de trabalho que será desenvolvida com o objetivo de relacionar atividades realizadas dentro da sala de aula com o ambiente de trabalho.

É de suma importância abordar em sala de aula assuntos que retratam o mundo de trabalho e suas importâncias. Assim como no EJA, existem outros alunos que se sentem desmotivados e desvalorizados, por isso a abordagem de diversos assuntos que retratam o cotidiano vivido pelos alunos, deve ser enfatizado em sala de aula.

Neste projeto de intervenção, contamos com a temática “A Educação e o Mundo de Trabalho”, onde o público alvo serão os alunos do EJA da professora Silvia. Este projeto foi pensado após nos depararmos com o despreparo e desmotivação dos alunos. A turma encontra-se num momento tenso, causado pela falta de oportunidades e pelo desemprego.

Durante este projeto, os alunos participaram de dinâmicas realizadas por uma pedagoga empresarial, que auxiliará os alunos e os motivará ao ingressar no mundo do trabalho, preparados e dispostos a enfrentar seus objetivos.

  1. APRESENTAÇÃO DA PALESTRA ESTRUTURADA

Convidamos a palestrante Fabiane da Rosa, especialista na parte motivacional e atua na área há vinte anos. Fabiane realizou com os alunos da EJA uma palestra (ANEXO 2) com o objetivo de motivar os alunos a enfrentarem seus obstáculos e problemas pessoais com humor e pensamento positivo. Também tratou com os alunos sobre a importância do estudo e do trabalho, enfatizando o estudo como o foco principal para um futuro cheio de realizações profissionais.

        Esta palestra durou em torno de 1hora e contou também com dinâmicas para que ficasse ainda mais atrativa e despertasse o interesse dos alunos.

  1. CONCLUSÃO

Este presente trabalho possibilitou a reflexão sobre o trabalho realizado com os alunos da EJA em geral. Permitiu-nos repensarmos a forma em que o ensino é introduzido, desconsiderando a realidade em que vivem. EJA é uma modalidade de ensino para jovens e adultos a partir de 16 anos que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio.

        Um dos grandes motivos para a falta de interesse dos alunos é a falta de recursos disponibilizados e de professores capacitados para atuar na área. É de grande importância o educador rever sua prática pedagógica, compreender seus alunos e relacionar seu método de ensino com o cotidiano em que o aluno esta inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com