TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SERVIÇO SOCIALTURNO NOTURNO

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIALTURNO NOTURNO

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

SARA MARJORE REIS SÁ BARRETO

        

SALVADOR

2017

Questão 01.

Podemos caracterizar a psicologia como uma das ciências da educação (PLAISANCE; VERGNAUD, 2003). Essa ciência é marcada pela diversidade de abordagens teórico-metodológicas (FIGUEIREDO, 1991), sendo importante o psicólogo destacar qual ponto de vista utilizou para analisar fenômenos e processos psicológicos ou propor intervenções. (HENKLAIN e CARMO, 2013 P. 3).

Com base no texto acima, descreva de que forma o profissional da área de educação, para melhorar a relação “professor x aluno” pode utilizar a teoria do behaviorismo (Skinner), a corrente do construtivismo que surge através dos conceitos de Piaget e o sócio construtivismo desenvolvida por Vygostsky por intermédio de suas observações? (Valor 5,0)

A teoria é a pratica, precisam andar em consonância para ser obter o êxito, que nesse caso especifico é estabelecer uma boa relação, entre docentes e discentes objetivando a troca de conhecimento. As três influenciam são instrumentos facilitadores para o “educador e o educando”, nomeação assim utilizada por Paulo Frei. O behaviorismo e suas correntes do construtivismo tanto de Piaget e de Vygostsky foram e, é métodos teóricos e práticos de percepção do desenvolvimento humano desde o comportamento quanto ao seu trajeto de aprendizado.

O behaviorismo é seu estudo ao comportamento e a possibilidade de evolução da cultura, responsabilizando o meio ambiente pela conduta humana, trilhando assim caminho semelhante; O construtivismo o método procura instigar a curiosidade, propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Dessas correntes faz-se presente o pensamento de alguns filósofos os quais são: Skinner, Piaget e Vygostsky. Skinner, ao propor o behaviorismo radical, opõe-se a esta visão, responsabilizando o meio ambiente pela conduta humana, trilhando assim caminho semelhante ao da Cibernética. Piaget e Vygostsky e suas divergência, enquanto que para Piaget é uma transição entre estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógico de outro. Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos.

Desta forma, podemos dizer que como base nas ideias dos pensadores, a melhorar das relações será a partir do ensino de acordo com o nível do educando, tendo interesse pela gênese dos processos psicológicos, defender que a imaginação surge da ação. Assim, compreender o desenvolvimento processo de fora para dentro, e o desenvolvimento de dentro para fora.

Questão 02.

A Psicanalise encaminha o educador na direção do reconhecimento das limitações do processo pedagógicos, tornando-o uma pessoa menos obcecada pela imposição de seus pontos de vista, suas verdades, seus valores morais, seu desejo de ordem e disciplina (CUNHA, 2003 – P. 25)

Wallon figurava a defesa de uma educação integral, ou seja, capaz de possibilitar a formação do caráter e orientação profissional, uma responsabilidade também da escola. (...) Na sua trajetória cientifica revela uma particular preocupação com a articulação entre a teoria e a prática, defendendo a comunhão entre psicologia e a pedagogia como condições necessária para a compreensão dos problemas da educação. (ALMEIDA, 1999, p. 27)

A partir dos textos acima, disserte sobre quais as contribuições da teoria de Freud e Wallon para a educação? (Valor 5,0)

O aprendizado é um processo em que a criança tenta equilibrar sua estrutura cognitiva, adaptando-se a situações novas em seu meio ambiente. Enquanto educador, as estratégias de lidar com a sala é negar todo seu papel opressor e aceitar que há diferenciações subjetivas.

Podemos citar alguns estudiosos que se debruçaram para analisar a educação e deixou uma bagagem pedagógica proveitosa, dentre eles está Freud. O mesmo relacionou a sexualidade e a educação com o intuito de focalizar a psicanálise como uma ferramenta estimuladora de praticas artísticas e intelectuais buscando a supressão dos processos de repressão moral das pulsões sexuais no ambiente escolar e social. O pensador chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividade do inconsciente de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (324.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com