TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIALTURNO NOTURNO DISCIPLINA:  PROCESSO V

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIALTURNO NOTURNO

DISCIPLINA:  PROCESSO V

PROFESSORA: ELIANA BRITO

SARA MARJORE REIS SÁ BARRETO

        

SALVADOR

2017

1° ATIVIDADE

1)Quais as estratégias da classe dominante para a conquista do poder ?

2)Quais as estratégias da classe trabalhadora ?

3)O que chama atenção no discurso do presidente ?

4)Como percebem no filme os conceitos de :

A)Coerção e Consenso

B)Guerra de posições

C)Sociedade Civil

1)Uma das estratégias das classes dominantes se manterem no poder era através do controle da economia, esgotamento do estoque regular, sabotavam o plantio , desregulação nas entregas, o controle dos meios de comunicação e o controle das forças armadas e pela ideologia, construindo um discurso de que a situação de exploração e desigualdade é natural.Está exemplificado a estratégia de espoliação dos países da América Latina: quando a alienação midiática massiva fracassa, os detentores do grande capital internacional recorrem à violência extrema para garantir a manutenção de seus lucros baseados na exclusão, submissão, fome, doença e desespero desses povos.

2)As estratégias explicitar dos trabalhadores foi a combinação entre a organização da classe   como sindicatos, partidos, organizações populares diversas, e suas respectivas alianças e a conquista de espaços institucionais executivos, legislativos, democratização de outros aparatos de Estado.

3) Era o  objetivo central  que consistia em assegurar a independência econômica de forma quê a oposição não  mais negasse o governo e reafirmava-se o nacionalismo latino-americano e a solidariedade regional como formas de expressão anti-imperialista.

4)a)Coerção: ameaça, punição a todo momento é exemplificado no documentário as força armada agindo com violência. Consenso: Um acordo sem se fazer uma votação formal, varias decisões tomadas por um consenso com os determinados participantes na época de forma que não foram apresentadas objeções relativamente à ideia proposta.

B) No filme ter um Congresso de oposição era o que atrapalharia ainda mais o governo Allende, já que, se a oposição alcançasse uma maioria de 60% em relação aos apoiadores do governo, poderia cassar o mandato do presidente. E é justamente durante o processo de eleição do legislativo que começa o primeiro filme,  essa tentativa de golpe branco, a destituição de Allende de seu cargo. Derrotados nas urnas, os oposicionistas passaram, então, a trabalhar de outras formas para garantir que Allende não chegasse ao fim de seu mandato.

C) A sociedade era formada por uma grande massa de trabalhadores assalariados e por uma pequena elite, sendo parte ligada ao latifúndio e parte ao setor exportador e financeiro.

2° ATIVIDADE

Estudo dirigido

1)Quais os diferentes usos da categoria da sociedade civil que estão escrito no debate acadêmico atual?

R: São escritos estratégias de convivência com Estado e o Mercado, esfera publica em que disputa a hegemonia, desresponsabilização estatal no campo das políticas publica.

2)As demandas pela ampliação da participação da sociedade civil nos mecanismos da gestão de discursão das politica publicas pode esta orientadas por pontos de vistas distintos . Quais são eles?  

Estado mínimo para o Social e  Estado Maximo para o capital, pontos de vistas distintos privatização dos serviços públicos quanto a luta pela expansão e pela responsabilização do Estado.

3) Explique o conceito de sociedade segundo Gramsci :

o conceito de sociedade civil é inseparável da noção de totalidade, isto é, da luta entre as classes sociais, e integra sua mais densa reflexão sobre o Estado ampliado. Ou seja, a sociedade civil expressa à articulação dos interesses das classes pela inserção econômica, mas também pelas complexas mediações ideopolíticas e socioinstitucionais. Gramsci tende a considerar abstrata a distinção entre estrutura (as relações sociais de produção) e superestrutura (as idéias, os costumes, os comportamentos morais, a vontade humana). Procurando compreender a organização das vontades coletivas e sua conversão em aceitação da dominação, por meio  do Estado capitalista desenvolvido, em especial, a partir do momento em que incorporam de modo subordinado, conquistas de tipo democratizante resultantes das lutas populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (240.1 Kb)   docx (325.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com