TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DUPLA JORNADA DO ESTUDANTE-TRABALHADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO/UERN

Por:   •  15/4/2022  •  Monografia  •  24.964 Palavras (100 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 100

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DE

CURSO DE PEDAGOGIA

THAISE SONÁRIA SILVA HOLANDA

A DUPLA JORNADA DO ESTUDANTE-TRABALHADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO/UERN

MOSSORÓ –RN

2018[pic 1]

THAISE SONÁRIA SILVA HOLANDA

A DUPLA JORNADA DO ESTUDANTE-TRABALHADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO/UERN

        

Monografia apresentada à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN - como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.

Orientadora: Prof.ª. Dr.ª Maria Edgleuma de Andrade

MOSSORÓ – RN

2018[pic 2][pic 3]

Catalogação da Publicação na Fonte.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

H722dHOLANDA, Thaise Sonária Silva

A Dupla Jornada do Estudante-Trabalhador no Curso de Pedagogia Noturno(UERN). / Thaise Sonária Silva Holanda. - Mossoró, 2018.

97p.

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Edgleuma de Andrade.

Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

1. Estudante-trabalhador. 2. Pedagogia. 3. Educação Superior Noturna. I. ANDRADE, Maria Edgleuma de. II. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. III. Título.

THAISE SONÁRIA SILVA HOLANDA

A DUPLA JORNADA DO ESTUDANTE-TRABALHADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO/UERN

Monografia apresentada à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN - como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.

Aprovada em ___/___/_____.

Banca Examinadora

_____________________________________________________________

Profa. Dr.ª Maria Edgleuma de Andrade - FE/DE/UERN

Orientadora

____________________________________________________________

Profa. Dr.ª Márcia Betânia de Oliveira- FE/DE/UERN

1ª Examinadora

___________________________________________________________

Profa. Dr.ª Francisca Maria Gomes Cabral Soares- FE/DE/UERN

2ª Examinadora

Dedico ao Deus pai todo poderoso, digno de toda honra e glória: Deus dígno da sabedoria. Ao Deus do espirito santo, dono dos meus pensamentos que me mantêm viva em cada instância do meu viver.  

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, minha fortaleza, meu refúgio, a quem sirvo com a constância limpa, como o serviram meus antepassados. Pois ao Senhor Deus pai dou-te graça constantemente por todas as coisas. Pois a Deus só tenho Gratidãoem meu coração.

A minha família, minha Mãe, Pai e meu irmão e irmãs, pelo apoio a cursar a graduação e a não desistir durante o longo caminhar entre os quatro anos da graduação, mediante as dificuldades que foram enfrentadas entre muitos choros derramados e alegrias conquistadas nas minhas lutas diárias de cada dia, por estar longe de casa, rumo ao meu objetivo alcançado. Um dos que são a minha segunda base, minha fortaleza de apoio, ainda que eu esteja longe de casa.

As minhas amigas Ívina Camila e Maria Isabelly por sempre fazerem parte deste trajeto. Onde o curso nos uniu como se fôssemos irmãs de sangue mediante uma amizade verdadeira, marcada por lutas, conquistas, choros, desafios e acima de tudo marcada por união.

A minha turma, pela parceria e amizade construída ao longo dos quatro anos do curso, construídos em dias de muitas lutas, risos e abraços.

A minha orientadora Maria Edgleuma de Andrade, pela confiança em meu desempenho acadêmico, por aceitar fazer parte deste percurso na escrita desta monografia enquanto orientadora acadêmica, no traçar de meu instrumento de conclusão de curso.

A banca avaliativa por fazer parte, deste percurso de produção de meus conhecimentos no avaliar deste trabalho, enquanto um meio de contribuições acadêmicas nos conhecimentos adquiridos e construídos.

Em fechamento, a isso como diz Augusto Cury (2008) em seus pensamentos “a vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e percebeu como é fantástica a construção da sua inteligência”.

A vida é uma constante luta. O mundo é o mundo, não podemos mudar, devemos aceitar do jeito que ele é.

Marília Pontes Sposito

RESUMO

Esta monografia surge a partir da experiência no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), como bolsista, desenvolvida no Projeto de Pesquisa Intitulado “Oportunidades e condições de acesso no ensino superior: um estudo do perfil dos estudantes de Pedagogia”.A referida pesquisa possibilitou compreender a partir da ótica dos alunos as condições e oportunidades ofertadas pela Universidade durante o seu processo formativo e nos instigou a dar continuidade no trabalho monográfico. Neste contexto, a monografia busca centralizar o estudo nas condições do estudante-trabalhador do curso de pedagogia noturno. Para desenvolver a pesquisa, partimos de estudos de autores como Bittar (2008), Furlani (1998), Sposito (1989), Cavalcante (2007), Oliveira & Brittar (2010); realizamos estudo documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UERN (2012); e aplicamos questionários com estudantes trabalhadores do 7° período do curso. Os dados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa a partir do diálogo com a literatura do objeto em estudo. Os achados da pesquisa apontaram que os estudantes trabalhadores se esforçam em conciliar trabalho e estudo, demonstram que se identificam com o curso, porém argumentam limitações e dificuldades para maior dedicação ao curso e por não poderem participar de projetos e outras atividades acadêmicas. Os estudantes também alegam que a universidade deveria repensar a organização curricular do curso e a viabilidade de projetos em horários alternativos. Os resultados refletem a necessidade de novos estudos e debates sobre as condições de formação do estudante trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (181.7 Kb)   pdf (600.2 Kb)   docx (516.9 Kb)  
Continuar por mais 99 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com