TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Por:   •  14/2/2016  •  Monografia  •  9.577 Palavras (39 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 39

FATECE

FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

NOELI WELTER

EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA

 DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PIRASSUNUNGA

2015

NOELI WELTER

EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA

DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Pós-graduação em “A Arte de Contar Histórias” para a obtenção do Certificado de Especialista.

PIRASSUNUNGA

2015

DEDICATÓRIA

Aos meus alunos, que são minha inspiração e a razão da minha existência enquanto professora.

AGRADECIMENTOS

À professora Neide pela orientação e apoio. Às minhas colegas de curso pelas agradáveis trocas de experiências. Ao meu esposo pelo incentivo e apoio constantes.

" Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da contação de histórias para o desenvolvimento da criança e suas possibilidades educativas, pois levanta várias questões como: Qual a origem da contação de histórias? Quem são os contadores de história? Qual a importância de contar histórias na educação infantil (ou na escola)? Qual a diferença entre ler e contar uma história. Existem outras formas de se contar histórias? Inventar uma história é fato natural e espontâneo na criança, criá-la é uma forma muito completa de expressar sentimentos e idéias, é preciso, porém toda uma atitude positiva e criativa por parte do contador, de forma a ampliar esse poder de imaginação infantil. O principal nesta prática é saber despertar emoções, pois as forças da fantasia, sonho, magia, mistério e da intuição ainda atraem espontaneamente as crianças. Contar histórias em sala de aula é extremamente necessário, pois mexer com o imaginário infantil é uma influência muito benéfica na formação da personalidade da criança, principalmente no primeiro ciclo de sua infância, porque através da assimilação dos conteúdos da história há uma fusão entre o real e o imaginário, isto porque a criança se identifica com os personagens e “vive” o drama que ali é apresentado de uma forma simples, porém impactante, ao mesmo tempo em que distrai a criança lhe apresenta virtudes e defeitos, seu aparente entretenimento disfarça a proposta didática existente, através da junção do lúdico e do pedagógico. As histórias apresentadas aos educando, agem em seu inconsciente, através do prazer e emoções, devido ao o simbolismo implícito nas tramas e personagens, facilitando à criança certa compreensão de valores básicos da conduta humana e de convívio social, pois é através dos significados simbólicos dos contos, que a criança incorporará os valores que regem a vida humana, uma vez que a escola tem em sua proposta pedagógica a função de tornar o aluno um indivíduo, participativo e critico.  


Palavras-chave: Educação Infantil, Contação de História, Prática Pedagógica.

SUMÁRIO

Introdução..............................................................................................

07

I – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. - A Educação Infantil e sua História................................................

08

  1. - Apontamentos Importantes da Educação Infantil..........................

12

  1. - Novas Definições da Legislação da Educação Infantil.................

14

V - CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................

37

VI – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................

38

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a importância de contar histórias na educação infantil, o surgimento da história e o desenvolvimento que elas proporcionam na vida das crianças. Dessa maneira, buscou-se conhecer o problema a partir da descoberta da infância, como surgiu seu conceito, como foi o processo dessa descoberta, pensar e refletir sobre as leis da educação infantil.

De acordo com alguns teóricos, foi abordada a questão de como as historias podem ser trabalhadas em sala de aula e até mesmo no ambiente familiar. Evidencia também a falta de tempo tanto da família, quanto dos profissionais docentes em compartilhar estas experiências com os próprios filhos, devido aos afazeres cotidianos e vários outros aspectos tecnológicos que agravam diretamente esta perda.

O primeiro capítulo fala da contação de historias e sua trajetória na sociedade, aborda o surgimento e sua trajetória, mostra a importância que a historia faz no processo cognitivo, possibilitando abrir novos horizontes e despertando o lado imaginário, para que possam fazer sua própria criação.

No segundo capítulo evidencia-se a trajetória da educação infantil como um processo de construção do indivíduo, fazendo uma reflexão de sua própria historia na sociedade, com o processo educacional, como foi à descoberta do conceito da infância, o processo da educação infantil e parte de suas leis. Apresenta novas mudanças com a nova LDB e seus ganhos na educação básica, tornando todos estes aspectos primordiais na educação infantil.


O capitulo III relata a importância de contar historias na educação infantil de diversas maneiras: Lúdica, envolvente, visual e dramática, proporcionando o educador a criar novos métodos para atingir um resultado satisfatório em sala de aula. Apresenta também a contação de historias através de fantoches no qual a imaginação das crianças diversifica, tornando-os confiantes, criativos, críticos e autônomos, despertando cada vez mais o lado intelectual da criança.
Através deste trabalho esperamos contribuir para a discussão do tema de uma forma que a escola possa ser vista como um ambiente de aprendizagem, mas com prazer, e que todos possam se expressar dando ao profissional de educação infantil um ponto de partida, ou seja, um novo conhecimento.
Apresentamos e defendemos várias maneiras na contação de historias, como a narração que é o elemento primordial na contação de historias, a dramatização, historias caracterizadas, entre outras. Segundo os teóricos este deste aprendizado o educador proporciona ao educando um momento constante e prazeroso, fazendo com que estes alunos desenvolvam o lado cognitivo e imaginário, penetrando no mundo de fantasias que os alunos possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com