TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

 

AED - TEORIAS DA EDUCAÇÃO

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Analise do filme Entre os Muros da Escola, relacionando o com textos estudados na matéria de Teorias da Educação.

Entre os Muros da Escola mostra a vida em uma sala de aula durante um ano letivo escolar, de um colégio da periferia de Paris. O filme se desenvolve na aula de língua francesa do professor, François, a sala é composta por adolescentes, na faixa etária dos 13 aos 16 anos, e também de diversas nacionalidades africanos, chineses, marroquinos e franceses.

No começo do filme, o professor pediu para os alunos fazer uma autobiografia, interessando-se pela situação pessoal de cada um deles. Com essa atitude o professor intenta conhecer melhor as especificidades de cada aluno, que entra teoria redentora, que vê a educação como uma forma de socialização da sociedade, e atendendo as individualidades de cada um.

Quando um aluno tenta defender duas colegas, que o professor chama de vagabundas, ele fica muito nervoso falta o respeito com o professor e machuca uma aluna. Esse aluno passa pelo conselho disciplinar e é expulso por não respeitar a regras do colégio. Esta situação enquadra-se na Teoria Reprodutora, aonde o aluno deve respeitar as regras impostas pela sociedade.

Em outro momento uma professora chega à sala dos professores e avisa que a mãe de Weng, um aluno chinês, foi presa pela policia francesa. A professora pede para todos ajudarem pagar o advogado dela. Quando outra professora avisa que estar grávida, no meio da noticia da prisão da mãe de Weng, todos os professores mudam de assunto, e esquecem os problemas do aluno. Na teoria tradicional, o professor e o centro, e todos os problemas dos alunos ficam em segundo plano.

     

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com