TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de estudo: Epistemologia Genética de Jean Piaget

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DCH I

HISTÓRIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Profª  Rita Maskell Rapold

Aluna: Ana Carolina Rodrigues dos Santos Souza

Questões de estudo: Epistemologia Genética de Jean Piaget

01 – Quais os conceitos de Adaptação e organização para Piaget e qual a relação existente entre eles em função do conhecimento?

Segundo o pensamento de Piaget, os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e de organização do meio ambiente. A organização e adaptação são tendências básicas inerentes a todo indivíduo, sendo complementares, inseparáveis do ponto de vista biológico. A organização é a capacidade de associar conhecimentos em sistemas coerentes. A adaptação, por sua vez, ocorre através da organização, por meio dos dois processos trazidos por Piaget: assimilação e acomodação.

02 – O nível de competência intelectual de uma pessoa em um determinado momento de seu desenvolvimento depende da natureza de seus esquemas. O que seriam os esquemas para a teoria piagetiana ? Como se constituem?

Esquemas são estruturas cognitivas que servem para organizar os eventos percebidos pelo organismo e classifica-los em grupos, de acordo com suas características comuns.  Os esquemas se modificam com o desenvolvimento mental, não se tratando de objeto reais, mas sim conjuntos de processos com os quais Piaget faz uma analogia a um arquivo com várias fichas. Cada ficha seria um esquema, servido para processar e identificar a entrada de estímulos.

03 – Apresente e discuta o conceito de estrutura cognitiva.

Estruturas cognitivas são padrões das ações físicas e mentais que definem os estágios do desenvolvimento cognitivo, da aprendizagem de um indivíduo, que se transformam a partir da adaptação e seus processos (acomodação e assimilação), determinando previamente o surgimento de estruturas mentais, são estruturas cognitivas os esquemas de Piaget.

04 – Quais as funções invariantes e como Piaget  as conceituou? Dê 02 exemplos de cada uma.

As funções invariantes, ou fatores invariantes são princípios fundamentais no modelo piagetiano, estando envolvidas com o funcionamento da inteligência e sendo invariantes por serem inerentes ao ser. São funções invariantes básicas a adaptação, assim como seu componentes, assimilação e acomodação, e a organização. Piaget entende, portanto, que em qualquer estágio da aprendizagem de um indivíduo, são inatas a adaptação e a organização.

05 – Em que consiste o processo de equilibração?

Dentre os conceitos cognitivos trazidos por Piaget, a equilibração é o autorregulador, sendo o balanço entre acomodação e assimilação, que explica o processo de desenvolvimento humano. É extremamente necessária, uma vez que alguém que só assimila possui poucos esquemas cognitivos, sendo esses muito amplos, impedindo a distinção das diferenças. Por sua vez, caso alguém só acomode estímulos, terá uma infinidade deles, porém muito pequenos e a capacidade de generalização seria igualmente baixa.  

06 – Compreender o desenvolvimento cognitivo implica em entender a passagem dos níveis de troca organismo-meio dos mais simples e imediatos aos mais complexos e mediatos. Piaget propõe quatro momentos desse processo. Quais são eles e que características e relações eles mantém entre si.

Quando se fala de níveis de troca organismo-meio que fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo, fala-se dos estágios evolutivos e sequenciais, partes de um fluxo acumulativo, onde, em cada nivel, a criança desenvolve um novo modo de operar. Eles subdividem-se em quatro. O primeiro deles vai do nascimento aos dois anos, o estágio sensório-motor, no qual, desprovida de racionalidade, a criança começa a desenvolver atividades por meio do uso dos sentidos. Nesse momento ela já percebe o meio e começa a conhecê-lo. No segundo, que vai dos dois aos sete anos, ocorre o estágio do pensamento pré-operatório, quando, depois de perceber o meio, a criança pode então representá-lo mentalmente, criando espaço para a construção da linguagem e de outras formas de representação, como a utilização de símbolos, e do raciocínio pré-lógico. Dos sete aos onze anos se dá o estágio operatório concreto, a partir do qual a criança consegue utilizar o pensamento lógico em problemas, depois de vários processos de equilibração. Desde então, ela compreende regras e normas e transforma os conhecimentos anteriores em conceitos concretos, não abrindo espaço ainda para compreensão de eventos abstratos. Por fim se dá o estágio operatório formal, dos onze anos em diante, onde há um nível mais elevado do desenvolvimento e o raciocínio lógico consegue ser aplicado em todos as situações, sejam elas concretas ou abstratas.

09 – Quais os tipos de conhecimento propostos por Piaget? Defina e apresente exemplos de cada.

Piaget traz três tipos de conhecimento: físico, lógico-matemático e social. O primeiro deles é adquirido através dos sentidos, das sensações, por meio do contato, como a ideia de tamanho, peso ou forma, derivando das propriedades próprias do objeto a ser conhecido. Já o conhecimento lógico tem origem no próprio sujeito, resultando da ação do indivíduo sobre o objeto, como a ideia de semelhança e diferença. Por fim, há o conhecimento social, adquirido através da cultura, a partir do contato com os grupos sociais, sendo somente adquirido por meio da transmissão, como regras, valores e costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com