TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO – Pedagogia / Educação e Sociedade

Por:   •  8/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA DE EDUCAÇÃO – Pedagogia / Educação e Sociedade

Contribuições de Sócrates.

Sócrates foi um marco divisório na filosofia grega, tanto que os estudos sobre filosofia é divido em “antes” de Sócrates e “pós” Sócrates. Ele não deixou nenhum pensamento escrito, porém, confiou todos os seus saberes aos seus discípulos através de diálogos e isso gerou dificuldades e incertezas porque cada relato sobre ele é divergente.

Após uma consulta ao oráculo Delfos, Sócrates descobriu ser o mais sábio isso o deixou perplexo e o levou a investigar os outros homens que se passavam por sábios, desmascarando todos esses. Sócrates tinha discípulos que passaram a fazer o mesmo e isso fez-se com que fosse acusado de corromper a juventude o levando a julgamento e posteriormente a condenação de morte.

Durante sua vida, citou muitas frases e uma delas teve muita influência nos campos da educação, pedagogia e filosofia “ Sei que nada sei”. Sócrates acreditava não ser detentor de todo saber e defendia a ideia de que o conhecimento deveria ser um processo de busca constante.

Sócrates teve várias funções antes de querer ser professor e deixou um grande exemplo para todos os mestres até os dias atuais.

Não devemos ser professores detentores de todo saber, devemos ser aquele que busca, que questiona e leva o aluno ao pensamento crítico através de diálogos.

Para Sócrates era necessário revisar o sistema educacional e mudar o fato do conhecimento serem ofertados somente para os considerados de sangue puro.

O filósofo entendia que os tempos haviam mudado e que a educação centrada na formação de guerreiros era ultrapassada. Com o desenvolvimento da cidade, o objetivo da educação seria então o de preparar pessoas para viver plenamente o sistema democrático que vigorava na Pólis, o objetivo deveria ser o de preparar cidadãos.

A grande proposição entre Sócrates e a educação é encarar o diálogo como método de investigação ou de esclarecimento mais profundo de certas perguntas e indagações.  Essa forma de propagar um saber ou conhecimento é vista por muitos como o cerne da atividade de um professor à maneira clássica. Quero dizer, um professor que tenha a habilidade de fazer com que seus alunos, no decorrer do desenvolvimento intelectual, sejam capazes de pensar por si mesmos.  O Mestre seria então aquele que ilumina o caminho do discípulo, não uma fonte emissora de conhecimento e saberes.

Fonte: Texto base unidade 2 e https://novaescola.org.br/conteudo/177/socrates-mestre-verdade

Regyane Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com