TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA E CURRÍCULO ULBRA

Por:   •  15/4/2015  •  Exam  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA E CURRICULO 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 dá às escolas liberdade, autonomia e responsabilidade para organizar e elaborar sua proposta pedagógica.  De acordo com Mello (2004), o direito de aprender ganha destaque na referida lei. Há uma mudança de paradigma: “a ênfase desloca-se do ensino para a aprendizagem” (p.35). Isto é, desloca-se de um currículo fragmentado a um currículo integrado.

     A fim de contribuir na compreensão desta questão paradigmática, caracterize a concepção de currículo que podemos apontar no caso “Momento Lembrado”, subsidiando sua resposta, teoricamente, a partir das diferentes abordagens que os autores discutem na atualidade. (até 1900 caracteres)

 O MOMENTO LEMBRADO

Era uma vez um jovem curioso e esperto que tinha sua própria forma de pensar sobre as coisas e seu próprio modo de lidar com elas. A escola não tinha muita relevância para ele, já que seus planos eram outros e estava sempre ocupado aprendendo. Por exemplo, colecionava medalhões de cada lugar que visitara. A cada dia, ia à escola com um diferente no pescoço.

Um dia, sua professora disse: “Marcos, amanhã nós iremos fazer um experimento científico com metais. Aposto que você pode aprender algo interessante sobre um de seus colares”. Ele mal podia esperar para contar aos seus pais e passou a maior parte da noite discutindo qual medalhão deveria levar para a escola no dia seguinte. Finalmente, escolheu um com guarnição de prata que trouxe de uma viagem que havia feito com o avô. Pela manhã, estava com pressa para chegar na escola. Ao voltar para casa naquela tarde, compartilhou o seu novo conhecimento científico com os pais: todos os metais transmitem eletricidade em níveis diferentes, e a prata do seu medalhão o tornava ótimo condutor. O garoto é bem mais velho hoje, mas ainda lembra-se do que aprendeu sobre a eletricidade.                 Senger (2005, p.15) 

     Lembre-se que o seu texto deve ser coeso e coerente, além de observar a correção gramatical.

    A elaboração da Atividade Prática 5: a leitura do texto A organização do currículo  irá auxiliar na elaboração dessa atividade.

A partir da LDB de 1996 a ênfase do processo pedagógico mudou, o objetivo agora é buscar o desenvolvimento de competências no aluno. Formar cidadãos capazes de conviver e interagir com seu entorno social. Nesse sentido, cada unidade escolar obteve liberdade para buscar a melhor maneira de estabelecer a ponte entre a teoria e a prática, de acordo as particularidades da sua comunidade escolar.

Como é possível ver no texto “O momento lembrado” o professor é o principal agente nesse processo, ele deve agir como mediador do conhecimento, buscar materiais adequados aos currículos e as inovações possíveis de se realizar. O professor deve ter em mente que o conhecimento é a base da estrutura curricular.  O professor deve criar atividades ou tarefas que auxiliem o aluno na internalização dos conteúdos.

No texto, o currículo aparece em uma concepção pós-moderna, que leva em consideração as vivências, experiências, a história de vida do aluno, suas expectativas e sonhos. Trabalhado a partir de temas geradores que têm o objetivo partilhar o conhecimento de forma coletiva, valorizando a curiosidade e os saberes prévios dos participantes. O tema gerador pode surgir do contexto social dos alunos, dos professores, da comunidade escolar, da sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com