TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA PRELIMINAR DA SUA ORIGEM

Por:   •  12/3/2018  •  Artigo  •  5.647 Palavras (23 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 23

                          A PRÉ-ESCOLA DESDE A SUA ORIGEM

                       

                             

A PRÉ-ESCOLA DESDE SUA ORIGEM

A PRE-SCHOOL SINCE ITS ORIGIN

RESUMO

O presente trabalho de estudo bibliográfico sobre educação Infantil apresenta como hipótese o fato de  que a criança necessita  sentir-se bem no ambiente em que está inserida para receber estimulo à interação  ao aprendizado de forma prazerosa, tendo  como objetivos o estudo bibliográfico da origem da educação infantil,  dos métodos e técnicas de ensino aplicados. Apresentando  a  justificativa do tema,  a pesquisa bibliográfica dos métodos e técnicas aplicados nas fases de atendimento em creches e pré-escola por possuírem particularidades pedagógicas que divergem entre si e com os ensinos dos jovens e adultos, visando  contribuir com os profissionais de pedagogia que já militam e com os que pretendem trabalhar  na área, respondendo a    problemática, de forma afirmativa ou de negação de que desde a origem da educação infantil, as creches e as pré-escolas estão voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, como as escolas tradicionais; o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos. Tendo a metodologia com base em  pesquisas bibliográficas  realizada em livros, opúsculos, internet, revistas, com uso das técnicas de fichamento das ideais dos autores e teóricos do assunto,  colocando -se como desafio para os profissionais da educação infantil, direcionar o foco de observação nas crianças e na forma como elas se relacionam com o espaço físico, obtendo as informações que elas fornecem para subsidiar a prática pedagógica, contribuindo assim, para a implementação de uma pedagogia da educação infantil.

 Palavras – Chaves: Educação Infantil, Pré Escola, Creches, Jardim de Infância, Educação e Cidadania.

 _________

 

                                                ABSTRACT

This research study presents Children's literature on education as a hypothesis the fact that the child needs to feel good in the environment in which it operates to receive stimulus learning to interact in a pleasant way, aiming to the bibliographical study of the origin of education infant, methods and teaching techniques applied. Introducing the theme of justification, a literature search of methods and techniques applied in the phases of care in daycare and preschool for having pedagogical peculiarities which differ among themselves and with the teaching of young people and adults, to contribute to the teaching professionals who have militate and those who intend to work in the area, answering the question, in the affirmative or denial of that from the beginning of kindergarten, daycare centers and preschools are focused on the process of teaching and learning, as traditional schools , the period of life in which school serves, pedagogically, children aged between 0 and 6 years. Having a methodology based on literature searches performed in books, pamphlets, internet, magazines, using the techniques of cataloging the ideals of the authors and theorists of the subject, putting up a challenge for early childhood professionals, direct the focus of observation in children and how they relate to the physical space, getting the information they provide to support the teaching practice, thus contributing to the implementation of a pedagogy of early childhood education.

Key - Words: Early Childhood Education, Pre School, Nursery, Kindergarten, Education and Citizenship.

  1. INTRODUÇÃO

A formação do professor, em qualquer nível de ensino, deve ser compreendida sempre como um conjunto de processos destinados à finalidade específica de dar ao docente as habilidades, e as competências culturalmente exigidas para o exercício da profissão.

Frustrada essas finalidades, o processo de formação do professor dificilmente se completa, pois sem racionalidade técnica não há possibilidade  de a racionalidade prática  superar o senso comum. E como também não há como transformar conhecimento teórico em competência, portanto a formação do professor significa orientá-lo de acordo com as suas habilitações técnicas e capacidades de execuções práticas. .

E a formação do processo de educação infantil deve merecer a mesma atenção dispensada às dos demais níveis de ensino. Com igualdade no tratamento administrativo e pedagógico, aliada à urgente valorização profissional, para  evitar que as pequenas conquistas,  consagradas na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional transforme-se em letra morta.

O presente trabalho de estudo bibliográfico sobre educação Infantil  apresenta como hipótese o fato de  que a criança necessita  sentir-se bem no ambiente em que está inserida para receber estimulo à interação  ao aprendizado de forma prazerosa, sem ser conduzida, pois a educação infantil consiste em proporcionar momentos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade das crianças para a aquisição das peculiaridades corporais, afetivas e emocionais, e tem  como objetivos o estudo bibliográfico da origem da educação infantil,  dos métodos e técnicas de ensino aplicados.  

A justificativa do tema, está na pesquisa bibliográfica dos métodos e técnicas aplicados nas fases de atendimento em creches e pré-escola por possuírem particularidades pedagógicas que divergem entre si e com os ensinos dos jovens e adultos, visando  contribuir com os profissionais de pedagogia que já militam e com os que pretendem trabalhar  na área.  

 

E responder como problemática, de forma afirmativa ou de negação de que desde a origem da educação infantil, as creches e as pré-escolas estão voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, como as escolas tradicionais.  

Considera-se como Educação infantil, o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o ambiente educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de creche e que atende crianças de 4 a 6 anos de pré-escola.

“o espaço das instituições de educação infantil acolhe a infancia das crianças que nelas estão, temos então de pensa-lo, organiza-lo com o que é próprio das mesmas, seja para que tenham a identidade da infancia”. Jose Maria Filho et al (2005, p.63)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com