TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana

Por:   •  22/6/2015  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

TG – TRABALHO EM GRUPO

A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana

                     

 ALUNOS (AS):

ALEXANDRIA FERREIRA DA SILVA     RA 1306962

NAURA MARTINS DA SILVA                  RA 1306960

Acreúna

2015

A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana

Atualmente muito se discute sobre a origem da Terra e mais ainda sobre a origem do ser humano. Vários estudiosos têm direcionado seus esforços a solucionar tais indagações que surgem não apenas na vida adulta, mas desde a tenra idade.

Na busca por solucionar esses questionamentos a escola assume um papel relevante e desafiador de mediar o conhecimento, não por crenças individuais, mas na perspectiva de conhecer as diversas teorias desenvolvidas ao longo dos tempos. Esse é um tema complexo, mas que merece a atenção de todos envolvidos no processo educativo.

Aqui serão ressaltadas duas teorias: a teoria evolucionista e a teoria criacionista. Ambas são direcionadas a esclarecer os fatos que envolveram o surgimento do ser humano e também da Terra.

A teoria do evolucionismo foi desenvolvida pelo estudioso Charles Darwin que defende a ideia da seleção natural, onde todos os seres vivos são capazes de se adaptar ao local em que vive e que a predominância do mais forte determinará sua sobrevivência. Assim há uma seleção onde cada espécie se auto constrói, o que gera mudanças e evoluções das mesmas, o que se aplica também ao ser humano que se desenvolveu e tem como suas origens o homo sapiens.

Na teoria do criacionismo o surgimento da vida se deu por meio de um Deus que criou, construiu os céus, o Universo. Essa teoria tem como base a Bíblia, o surgimento ser humano não da Terra e do próprio ser humano não é fruto do acaso, mas de um plano elaborado. Os adeptos a esta teoria creem em Jesus Cristo, na sua vinda a Terra e são chamados de cristãos.

Duas teorias distintas que se assemelham apenas em como a vida surgiu, mas no restante se divergem em suas colocações.

No entanto, cabe a escola o papel de informar explicar cada teoria e seus fundamentos, esse não pode ser negligenciado e sim assumido com responsabilidade respeito a cada aluno como cidadão que possuem direitos e também deveres.

Não é a escola a responsável por formar cidadãos capazes de viver em sociedade de maneira ativa? Pois bem essas reflexões são parte importante de um todo, e a possibilidade que cada um tem para fazer suas escolhas sejam elas mentais, sociais, físicas ou espirituais.

Referência bibliográfica

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva , 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (89.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com