TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO 4

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Considerações Finais E II

Ser professor é oportunizar aos educandos momentos agradáveis para

que assim possam adquirir uma aprendizagem significativa, e não se tornarem

meros receptores de informações. É preciso que o aluno ocupe um lugar de um

agente de transf ormações.

O estágio realizado no Centro Joao paulo II foi gratificante,

fomos muito bem recepcionadas pela instituição e também pelo corpo que faz parte

da mesma, que são seus funcionários, a diretora e tambem pelos  idosos . Nesta instituição

pude sentir-me uma professora, por eles considerada e reconhecida por todos.

Na minha vida tanto profissional como pessoal, levarei muitas lições e

aprendizados que alcancei nesta instituição. Muitas das experiências

vivenciadas serão sempre lembradas comigo e levarei para minha vida. Acima

de tudo aprendi que nao se deve subestimar a capacidade das pessoas por já estarem na terceira, pois sao capazes de realizar toda e ualquer atividade, com muita dedicacao e acada um no seu tempo.

É através dos erros e acertos que vamos nos constituindo profissionais dedicadas buscando sempre aprimorar e aperfeicoar.

Nas brincadeiras estão o verdadeiro sentido da vida do ser humano. Em todas as instituições educacionais que pretendem formar cidadãos participantes podem incorporar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem e no Centro joao paulo II buscamos fazer tudo o de mlhor para que os idosos tivessem momentos prazerosos, onde além de brincar pudessem tambem aprender.

A brincadeira é uma necessidade de todo ser humano, é através dela que movimentamos o nosso corpo, que exteriorizamos e interiorizamos posturas de valores e morais. É nessa atividade que a criança, jovem e adulto age, usa seu corpo, descobre o mundo, vivencia experiências diversas, interage, conquista novos amigos, se diverte, vive melhor, feliz e no caso dos idosos mantem se ativos, nas suas relações sociais.

No decorrer do NOSSO trabalho observamos que o jogo didático não é feito espontaneamente, nele as regras são cridas pelos adultos ou pelas crianças e acontece quando tentamos ensinar algum conteúdo, já a brincadeira é organizada de forma espontânea e autônoma onde o adulto interfere o mínimo, e foi o que  aconteceu, bincamos , divertimos e aprendemos todos juntos

ConcluiMOS QUE ENQUANTO ACADEMICA, FUTURA professora devemos olhar para a criança, jovem, adulto e idoso como ser humano que tem direito à cidadania e à liberdade. Precisamos não deixar morrer a criança que existe em cada um de nós, adultos para, com os nossos alunos, construir a aprendizagem e a alegria que pode existir em cada canto da escola ou outros ambientes onde possa ocorrer aprendizagem.

Acredito como professora de educação infantil devo favorecer às crianças uma alfabetização mais prazerosa sem impedir ou forçar as crianças a lerem ou escreverem e, respeitar o ritmo próprio e suas potencialidades sempre dando condições cognitivas e afetivas para que possam construir novos

conhecimentos, e quando o professor der ênfase ao lúdico em sala de aula o processo da aprendizagem torna-se mais envolvente, e é isso que as crianças esperam da escola, um espaço onde elas possam extravassar suas emoções, suas curiosidades, suas alegrias, suas paixões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com