TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO ENSINO INFANTIL

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.122 Palavras (17 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        13

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como o objetivo atender as orientações do Plano de Trabalho adaptado ao COVID19 do Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil.

Para a apresentação deste relatório, foi realizado um estudo desenvolvido sobre a Educação infantil, promovendo a busca da qualidade e visando maior eficiência na atuação como docente.

Nas escolas de Educação Infantil, são apresentados diversos documentos, leis e abordagens que dão suporte na educação. Documentos estes, que são de extrema importância para o sucesso de uma escola. O Projeto Politico Pedagógico, é um destes documentos, que conduz todas as ações, metas e objetivos a serem alcançados por escolas. Este documento segue as propostas da Base Nacional Comum Curricular, e segundo a lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, todas as escolas devem ter seu PPP (Projeto Politico Pedagógico).

O presente relatório vai abordar sobre desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, sobre os documentos, novas abordagens, tecnologias e planos de aulas baseados no uso das tecnologias em sala de aula.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Conforme o Plano de Trabalho, a leitura obrigatória indicada é o artigo de Juliana Campregher Pasqualini 2010), com o tema “O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin”.  A autora define o ponto de vista do ensino e destaca o papel do docente diante a modalidade de Ensino da Educação Infantil.

O texto procura compreender o que é o desenvolvimento infantil e em que questões a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como o foco os papéis do educador e do ensino, apresentado por Vigotski, Leontiev e Elkonin. É analisada a literatura contemporânea sobre a educação infantil e sua veia antiescolar e o que diz a psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento infantil e o ensino.

A primeira questão levantada é de que a educação para crianças pequenas era vista como ferramenta para preparar o aluno para o ensino fundamental e não tinha um valor próprio. Acredita-se que o propósito na metodologia de ensino da educação infantil, era de cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.

Nessa faixa etária, de 0 a 6 anos, as relações educativas e pedagógicas, são mais amplas que o ensino-aprendizagem, pois abrangem dimensões cognitivas, expressivas, lúdicas, criativa, afetiva, nutricional, medica e sexual.  

De acordo com Vigotski (1995), a criança cria uma relação com o meio onde vive, sendo o ponto de partida para as mudanças do seu desenvolvimento. O autor apresenta a abordagem do processo de desenvolvimento, apontando o papel da cultura e da relação social no desenvolvimento psíquico da criança. Para ele as funções psicológicas humanas não são biológicas e sim culturais e o desenvolvimento infantil constitui entre duas linhas de desenvolvimento, o biológico e o cultural. Sendo ele um processo de formação, onde a criança forma sua personalidade de uma maneira de mistura entre o plano biológico e o social.

Leontiev tem a perspectiva de que não conta o conteúdo do estagio do desenvolvimento e sequência do tempo, pois depende das condições históricas do individuo que ocorre o processo de desenvolvimento, ou seja, apesar da idade da criança, tudo depende do conteúdo, se ele altera ou parte para mudança das condições.  Entende que o que determina o progresso do aluno, é si próprio, sua vida, sua história, dependendo das condições reais da sua vida.

Conforme Elkonin, nem todos os atos dos adultos têm influência no desenvolvimento da criança, o autor crê que o desenvolvimento não reflete de maneira automática, tratando que os efeitos externos, a influência da educação e do ensino depende como é realizada e do meio que esta se formando. Ele enfatiza na organização do ensino, pois para o desenvolvimento psíquico acontecer, é indispensável uma organização que possibilite melhor resultados e influência para a formação integral do aluno. Contando também com uma intervenção pedagógica que se encontra de acordo com a faixa etária do aluno e período de desenvolvimento.

No entanto, os autores Vigotski, Leontiev e Elkonin, colaboraram de forma proveitosa, para a compreensão da junção do desenvolvimento infantil. Os autores demostraram a relação entre o desenvolvimento da criança e o meio em que ela está introduzida, no entendimento das situações claras disponibilizada para a criança. Na educação infantil é importante instruir a criança e deixar a brincadeira fluir de forma natural, determinando as atividades onde o professor mostre a criança a sua realidade e como ela pode conhecer o mundo a sua volta. Tendo em vista os objetos e o fenômeno da cultura na qual são adaptados pela criança. Compreende-se que o docente não deve ser aquele quer apenas incentiva e conduz as crianças, e sim, aquela que passa a diante os efeitos do desenvolvimento histórico da criança, possibilitando o desenvolvimento psíquico. O desenvolvimento é um processo espontâneo e natural, e o ensino como fonte de desenvolvimento que comprove sua essência nas condições de vida e da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com