TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO EJA

Por:   •  1/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Relatório de estágio supervisionado Ensino de Jovens e Adultos - EJA apresentado a UTA Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia

Tutor local:

Polo presencial :

SOROCABA

2015

SUMÁRIO

1. Introdução ......................................................................................................... pag 4

2. A escola estagiada ............................................................................................ pag 5

2.1. Identificação da escola estagiada .......................................................... pag 5

2.2. Concepção pedagógica da escola ......................................................... pag 5

2.3. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado ................................................................................................................ pag 6

2.4 Caracterização dos espaços de observação. .................................. pag 6

2.5 Caracterização dos profissionais que atuam na escola

estagiada .................................................................................... pag 7

2.6 O planejamento escolar .................................................................. pag 7

2.7 Caracterização da turma estagiada ................................................. pag 8

2.8 Perfil do professor observado durante o Estágio Supervisionado ... pag 8

3. Plano de aula ....................................................................................... pag 9

4. Considerações Finais ........................................................................... pag 12

5. Referências .......................................................................................... pag 13

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado tem como objetivo observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita ,buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sócio interacionista do processo de ensino aprendizagem.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

Todo o estágio ocorreu no Colégio SESI. Esta instituição nos elucidou muitos aspectos importantes, tanto na relação entre os docentes, quanto na relação aluno-professor, mostrando-nos que muito da teoria e prática que estudamos durante o curso não são aplicáveis, devido as divergências de condição social e, principalmente, de personalidade dos alunos.

Portanto durante este estágio pudemos vivenciar diferentes práticas e formas de trabalho com os adultos, além de entender algumas das queixas por parte do corpo docente.

Nosso objetivo principal neste estágio foi entender melhor a estrutura escolar e atuar de forma conjunta e decisiva em sala de aula, auxiliando as professoras no seu planejamento e sugerindo atividades que pudessem ser absorvidas por toda a comunidade escolar.

2. A ESCOLA ESTAGIADA

2.1. Identificação da escola estagiada

O estágio supervisionado de Educação de Jovens e Adultos foi realizado no Centro Educacional SESI nº006, situado à rua Julio Ribeiro, nº 691 – Vila Santana, CEP 18080-690, localizado na cidade de Sorocaba/SP. O contato com a escola poderá ser feita pelos telefones (15)3211-5316/ (15)3232-1145 ou através do email ce006@sesisp.org.br .

As etapas de ensino ofertadas são: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, nos horários: matutino, vespertino e noturno.

A escola possui: 287 alunos matriculados no Ensino Fundamental, 91 alunos no Ensino Médio, 84 alunos no EJA – EAD Fundamental e 207 alunos no EJA – EAD Médio.

O estágio foi realizado no período de 24 de fevereiro de 2015 à 05 de março de 2015 no período noturno observando o EJA – EAD Médio com a professora Meri Kern Sarubo.

2.2. Concepção pedagógica de escola

- Missão

• Desenvolver no estudante competências, habilidades, consciência crítica para o pleno exercício da cidadania, de forma que o mesmo se perceba como sujeito participante de sua aprendizagem, de sua sociedade e sua cultura.

- Visão

• Esta instituição de ensino necessita desenvolver mecanismos que possibilitem o intercâmbio de idéias, de experiências, de propostas e de abertura à comunidade, criando mecanismos de participação coletiva onde a interação, o compartilhamento e o diálogo se constituam como pilares de sustentação de um fazer pedagógico que valorize a humanização.

- Valores

• A escola realiza sua função educacional , enriquecendo a capacidade de ação e reflexão de seus estudantes, possibilitando-lhes uma transformação gradativa, junto aos professores e colegas com os quais convivem.

O dia a dia da escola apresenta-se como um excelente laboratório, onde as crianças e os adolescentes podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com