TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio EJA

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 17

1INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.........................................05

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................05

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...................................................05

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO.............................................................05

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..........................................06

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO....08

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................17

REFERÊNCIAS.................................................................................................18

INTRODUÇÃO

O estágio na modalidade Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo observar a prática educativa e como se processa o entendimento e absorção do aluno. Objetiva ainda analisar a interação do professor com o aluno, dos alunos entre si e com o ambiente escolar.

O referido estágio é de suma importância para o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática, vivencie com os alunos e professores, seus problemas, desafios, dificuldades, e deve contribuir também para seu próprio crescimento, pois quando observamos adquirimos experiências.

A base para elaboração desse relatório de estágio foi além da leitura de artigos relacionados, especialmente a visitação de uma unidade de ensino pública que atende o segmento de EJA, onde fomos muito bem recebidas pelo corpo docente e pelos educandos.

Foram desenvolvidas atividades de observação com os alunos do eixo VI, que corresponde as séries 1º e 2º do ensino médio. Tivemos a oportunidade de observar a conduta dos professores e a interação dos alunos, ouvindo os dois lados e identificamos problemas comuns a ambos.

Apesar de a escola ter uma visão da educação dialógica, existe ainda resistência de alguns educadores quanto a mudanças. Por outro lado foi muito benéfico encontrar professores que reconhecem e contribuem para que o público jovem e adulto composto de uma grande diversidade tenha projetos voltados para eles. Onde se estimula o diálogo, a participação, a exposição dos seus conhecimentos, de suas opiniões.

O estágio nessa modalidade de ensino contribui muito para nossa formação profissional, pois nos permite reconhecer que a escola composta por multiculturalidade esforça-se para aceitar e interagir com as diferenças, e tal diversidade deve ser tratado com respeito, valorização e colaboradora do trabalho pedagógico.

O relatório de estágio apresentará os registros de observação vivenciados no Colégio Estadual Rogério Rêgo. Utilizamos as anotações para contribuíram muito para elaboração deste relatório.

Concluímos com a perspectiva de avanços onde o professor entenda que embora a aprendizagem de jovens e adultos se assemelhe com a da criança, os motivos que os levaram ao ambiente escolar diferem e que devem ter atenção diferenciada.

2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

O estabelecimento onde desenvolvemos a atividade de estágio chama-se: Colégio Estadual Rogério Rêgo, situada na Rua Luciano Gomes 123-E, Jardim Cajazeiras- Salvador-BA. Trata-se de uma unidade pública.

Funciona em um espaço amplo com pátio com cobertura parcial onde são realizados os eventos. As salas são amplas, arejadas, em cada há uma mesa para professor e carteiras em bom estado de conservação em quantidade suficiente para todos os alunos. Não possui refeitório e a cantina é pequena com uma janela por onde é distribuída a merenda. Também não possui auditório. Possui um espaço para a biblioteca, em todas as salas há um aparelho de TV que os alunos afirmam que são utilizadas para complementar o aprendizado. Possui ainda espaços que servem de secretaria, sala da direção e dos professores.

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A escola funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. Matutino das 07h15min às 11h45min, vespertino das 13h15min as 17h00min e noturno das 18h40min as 22h00min.

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

A escola tem por fim promover o Ensino Fundamental I E II, ensino médio e EJA nos segmentos divididos por eixos; eixo IV correspondendo a quinto e sexto ano, eixo V ao oitavo e nono ano, eixo VI ao primeiro e segundo ano do ensino médio e eixo VII ao terceiro ano de ensino médio.

3.0 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O projeto pedagógico da escola nos apresentado visa o conhecimento e construção do aluno, efetuando um trabalho contínuo de valorização das diferentes culturas, além de integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados em sala, priorizando o aluno, como transformador e participante da sociedade. Crente de que a educação é um direito humano e contribuinte na construção de uma sociedade mais justa, a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, na perspectiva de formar cidadãos que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários para a vida. A proposta da escola se direciona para contribuição na valorização e construção de um indivíduo melhor.

Faz parte do processo de formação do homem criador e atuante na sociedade em que vive a preparação do indivíduo, para que o conhecimento adquirido das condições sociais de suas funções lhe permita distinguir o que o seu papel no meio social que vive.

A unidade possui biblioteca acessível a todos e sala de computação que apesar de não funcionar no período noturno segundo relatos dos próprios alunos, é acessível em outro turno. Alguns professores utilizam os recursos disponíveis, televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com