TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio EJA

Por:   •  30/11/2015  •  Artigo  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

ANEXOS        9


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Para que o profissional da educação desenvolva uma boa prática pedagógica, devera justificar e usar várias metodologias, fundamentando-as de acordo com as características físicas e psíquicas que correspondem à fase de maturação do indivíduo, pois, ao contrário, ocorre o risco de não se obter êxito no processo de ensino e aprendizagem. Ao observar dentro da área de concentração (formação e profissionalização docente) o profissional está no permanente desafio a construção do cotidiano escolar. As situações de aprendizagem oportunizadas pelo professor devem primar pela interação, diálogo e trocas de experiências entre os sujeitos. A formação docente é como um processo que se constrói e reconstrói na trajetória profissional e pessoal do educador, para que o mesmo possa, de forma competente encontrar respostas criativas para os problemas e conflitos referentes à sua prática vivenciada no ambiente escolar.

O educador deverá colocar-se sempre na posição de aprendiz, buscando atualizar-se, utilizando metodologias que tornem suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.

Área de concentração: Formação e Profissionalização Docente

Tema: A Educação de Jovens e Adultos e a Inclusão Social

1.2 OBJETIVOS

.

  • Permitir que as pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido;
  • Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem;
  • Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na sociedade.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       A Educação de Jovens e Adultos nos dias de hoje requer um planejamento maior das propostas de inclusão dos educandos na rede pública. A educação é o melhor gestor de mudança, é através dela que o ser humano consegue se compreender melhor. O adulto quando procura a escola ele não quer apenas ler e escrever, ele necessita se atualizar com a sociedade que faz parte.

      Paulo Freire destaca que atividade de escrita e leitura, deve ter como base a leitura de mundo feita pelo aluno e não a transmissão de conhecimentos.

Paulo Freire, destacou-se de forma considerável para seu trabalho com a educação popular, voltada tanto para a formação da consciência como para a escolarização. Sua preocupação era resgatar a dignidade das pessoas, especialmente por meio da educação. Em 1963, Paulo Freire ensinou 300 alunos a ler e escrever em 45 dias, ele buscava visualizar os vocábulos mais presentes, os mais usuais, que integravam o cotidiano daquela localidade            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com