TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio eja

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................04
  2. EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS ....................................................05

2.1-IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA............................................05

2.2- CONCEPÇAO PEDAGOGICA DA ESCOLA............................................05

2.3. DESCRIÇAO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.........................................................................................06

2.4.CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E SALA OBSERVADOS...............07

2.5.CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL EMSALA ESTAGIADA. ........08

2.6 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA.........................................09

2.7 DESCRIÇÃO DE UMA AULA ACOMPANHADA.......................................09

3 PLANO DE AULA..........................................................................................10

4 DESENVOLVIMENTO DA AULA..................................................................10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11

REFERÊNCIAS................................................................................................12

1-INTRODUÇÃO

O presente estagio é referente à educação de jovens e adulto, modalidade de ensino amparada pela LDB lei 9.394/96 e pelo PNE lei n 10/72, voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo ao ensino regular na idade apropriada encontrando no EJA uma educação possível e capaz de mudar significativamente sua vida, permitindo-lhe reescrever sua história de vida.

Com o surgimento da tecnologia que exige cada vez mais mão-de-obra qualificada aos trabalhadores, bem como as pessoas que moravam em zonas rurais mudaram-se para a cidade para ter novas oportunidades, buscam novamente á escolarização visto que o analfabetismo passou a ser reconhecido como um problema, pois até então, não saber ler e escrever não dificultava a obtenção de emprego.

Assim as pessoas se sentem obrigadas a procurar a escola na tentativa de melhorar a vida e manter-se atualizada sendo uma necessidade tanto na comunidade, como nos locais de trabalho aos jovens e adultos. Bom como nas famílias em que a educação dos adultos favorece a educação das crianças e adolescentes porque quanto mais os pais estudam, mais conscientes ficam da importância da educação e mais contribuem para que seus filhos permaneçam na escola.

Sabendo que para educar é necessário muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhe o conteúdo. O papel do professor que atua na EJA é muito importante, pois deve perceber as possibilidades do ser humano, e incentivar o crescimento pessoal e profissional. Tendo assim, o professor que atua na EJA fundamental importância neste processo de ingresso dos alunos á sala de aula, cabendo a ele identificar o potencial de cada aluno, pois muitos trazem junto com sigo preconceitos, vergonha, discriminação, critica dentre tantos outros problemas nos seus cotidianos familiares e sociais.

2. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

2.1 INDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no noturno. O estágio foi realizado no período de 23 de fevereiro de 2015 a 03 de março de 2015 no período noturno, sendo observada a turma de 5º serie.

Esta escola conta com um quadro funcional composto por profissionais todos concursados ; uma Secretária, uma  monitora  de Biblioteca,  uma  Instrutora de Informática, oito Zeladores, um  Auxiliar de Serviços Gerais, uma  Diretora e duas Coordenadoras Pedagógicas.

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA

Feito o estudo do Projeto Pedagógico da escola, entendemos que este tem como finalidade, garantir a qualidade de ensino e que toda instituição depende muito do trabalho coletivo, da interação, da resolução de problemas, buscando sempre o aperfeiçoamento continuo.

         O professor como mediador de conhecimento é responsável assim proporcionando um ensino de qualidade, aplicando da melhor forma clara as atividades e um bom direcionamento pedagógico para que o conteúdo administrado seja  entendido da melhor forma.

Para que isso aconteça é indispensável que seus profissionais se aperfeiçoem e sejam dinâmicos, pacientes e afetuosos para colaborarem de forma positiva e significativa na  orientação na educação dos jovens e adultos

Acreditando que a educação é uma ferramenta indispensável na preparação dos indivíduos uma melhor compreensão do mundo social, trazendo o novo para esses jovens e adultos, os colocando em um ambiente criativo, e de respeito ao próximo .

A escola deseja levar conhecimento para o jovem e o adulto, assim contribuindo e agregando conhecimentos a esses alunos que muitas vezes não tiveram oportunidades de estudar, dessa forma contribuindo efetivamente no desenvolvimento no aspectos social, afetivo, emocional,  intelectual e físico orientando  o jovens e adultos a atuar e interagir na comunidade como cidadão participativo e consciente.

        

2.3. DESCRIÇAO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio foi muito importante para minha experiência e formação. “o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia” (PIMENTA E LIMA, 2004).

Inicie o estagio curiosa pois seria um estagio diferente dos habituais pois trabalharia  com adultos.

O estágio foi realizado em uma sala de 5º ano, Na sala havia 10 alunos entre jovens e adultos Os alunos eram muito educados, a professora iniciou as atividades com tranquilidade.Em uma das aulas observadas, a professora trabalhou produção de texto no quadro negro.

A professora demostrou muita calma, vontade para ensinar os alunos e preocupação no fluxo da aula, e se os alunos estavam conseguindo entender sua atividade proposta.

A professora avaliou os alunos observando a participação de todos eles. No decorrer desta atividade, os alunos aguardavam sua vez para falar, fazendo desta uma aula agradável. Nessa sala observamos que há estímulos visuais expostos no ambiente, cartazes, textos como poesia, música, o que estimulava os alunos.

Observamos também que a professora trabalha com textos quase todos os dias, seja em leituras, escrita espontânea ou produção de textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com