TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio EJA

Por:   •  19/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PEDAGOGIA – 2014/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS (EJA)

RONDON DO PARÁ

 2015[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PEDAGOGIA – 2014/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS (EJA)

ALUNA: RENATA RICELLY NASCIMENTO DE ANDRADE

                                                         

        

Relatório de Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos (EJA)  apresentado à UTA – Educação e Trabalho no curso de Licenciatura em Pedagogia.

                                                                          Tutor Local: Rosimeire Machado

Centro associado: Rondon do Pará

RONDON DO PARÁ

 2015[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................05
  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO .........................................05
  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO......................07
  1. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.....10
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................12
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................12

[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio de Educação de Jovens e Adultos constitui, em observar como se desenvolve o ensino aprendizagem em sala de aula, onde o conhecimento se dá a partir de constantes interações, pois conhecer é modificar e transformar os processos se tornando objetos de conhecimentos. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da Educação, para que o mesmo se familiarize com a prática em sala de aula, analise de que forma os professores conduzem a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno.

O estágio de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivos localizar o trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos considerando a variabilidade da oferta dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e atores sociais, conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino aprendizagem que considera a especificidade da Educação de Jovens e Adultos e de seu público, elencar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil e ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. Conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também com alegrias, realizações e, sobretudo cheio de Jovens e Adultos, que necessitam completar sua formação.

Através deste estágio é possível trazer aos alunos uma reflexão atual em relação ao ensino de Educação de Jovens e Adultos, produzindo conhecimentos constantes á necessidade de serem alfabetizados, buscando e promovendo o desenvolvimento na Educação com estratégias condizente com a realidade cotidiana. Ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, observa-se que sempre existiram campanhas e não, programas estruturados de uma Educação com continuidade em colaboração com os sistemas educacionais. Na verdade a Educação de Jovens e Adultos nunca foi prioridade para o governo, que assim não levava em conta a dívida educacional com grupos sociais historicamente esquecidos ou marginalizados, e também outros que não estudaram por motivos alheios a sua vontade.

Apesar de nos últimos anos, se valorizar a Educação de Jovens e Adultos, ainda existe preconceito sobre a EJA, mesmo entre professores, escolas e até mesmo entre os próprios alunos, principalmente por parte de quem não conhece o trabalho com essa modalidade de ensino. Os alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos são em sua grande maioria Jovens e Adultos trabalhadores que já passaram por várias experiências escolares. Algumas vezes, essa realidade ocasiona nos alunos um sentimento de incapacidade. Outras vezes é o professor que subestima a capacidade intelectual do aluno adulto.

 Visando novas perspectivas e interesse do poder Público com relação á Educação de Jovens e Adultos observei a preocupação dos professores, em usar práticas pedagógicas atualizadas e eficientes, com conteúdos significativos e úteis a vida dos alunos, que façam a diferença na hora de conseguir um trabalho,  uma vaga em um curso técnico ou em um vestibular.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lucíolo Oliveira Rabelo, situada à Rua Castro Alves, 609, no bairro Jaderlândia, CEP: 68.638-000, localizada na cidade de Rondon do Pará, no estado do Pará. O contato com a escola pode ser feito através do e-mail: escolaluciolooliveirarabelo@hotmail.com.

A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no período noturno no horário que compreende das 19:00 ás 22:00 hs. Atualmente a escola conta com aproximadamente 1.200 alunos, sendo 450 matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

O estágio foi realizado no período de 11/02 a 06/03/2015 totalizando 40 h, sendo observadas as turmas de alfabetização, 1ª etapa (1º e 2º ano do ensino fundamental), 2ª etapa (3º e 4º ano do ensino fundamental) e a 3ª etapa (5º ano do ensino fundamental).

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

        

        A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lucíolo Oliveira Rabelo, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada como inovadora, com o processo de construção de uma sociedade mais preparada e justa, como um espaço de aprendizagem destinado a comunidade, para que a mesma venha se desenvolver na sociedade do futuro, tornando-a um agente de transformação social valorizando a cultura existente, potencializando aos alunos sua autoestima e naturalmente a dos professores, proporcionando igualdade de oportunidades na qual predomina o diálogo, a participação, a cooperação e a solidariedade entre todos que fazem parte dessa comunidade educativa, tendo como foco principal a melhoria da educação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com