TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        6

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        7

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        8

6        PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

O estágio aqui apresentado trata-se de um estágio no 2° ano do ensino fundamental1.

O objetivo proposto foi de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, segundo diagnósticos estudados os alunos estavam perdendo interesse em até mesmo frequentar a escola.

Dentre todos os artigos estudados ficou a questão da inserção da tecnologia na aprendizagem, seria ela vilã?

Jamais, a tecnologia bem trabalhada é uma ótima aliada para diversificar as aulas e chamando mais a atenção dos alunos por se tratar de temas atuais e sair das teorias de apenas lousa e papel.

Não é de hoje que o tema é abordado, mas como medida de emergência nós nos vimos com apenas esta opção. A tecnologia.

Se a mesma tivesse sido devidamente inserida na vida de todos muitos não teriam ficado em pânico com a necessidade de recorrer somente a ela.

Em sala de aula, diversificar com uma simples leitura que seja faz a diferença. Uma leitura ilustrada em PDF acompanhada com sons e cores, podendo possibilitar para que todos, ao menos naquele momento acompanhe junto com a turma.

Atividades assim são mais prazerosas as crianças aprovam e não veem a hora das próximas experiências.

Precisamos de mais diversidade tecnológica para inovar conhecimentos e manter mais a atenção dos alunos.

Há a necessidade de deixar de lado o tabu que a tecnologia acaba sendo para muitos, os mesmos que não adquirem a esta ferramenta acabam obsoletos e não diversificando seu trabalho que poderá ser produtivo e de grande valia para os alunos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A interdisciplinaridade engloba o conhecimento em sua totalidade, fazendo referências conforme cultura e conhecimentos á adquiridos por sua vivência até então.

Para os anos iniciais é de suma importância este contexto, pois assim é possível que as crianças assimilem melhor o conhecimento a ser passado.

É uma pluralidade de fatos que se encaixam e fazem sentido por estar mais relacionado a realidade.

Dentre todo o estudo do artigo apresentado a conclusão é de que todas as teorias e conceitos se conectam entre si e que não aprendemos apenas usando a razão, mas também a intuição.

Tornando assim o educando mais reflexivo, questionador, sabendo lidar com adversidades da vida por não se fecharem apenas a uma teoria dogmática.

Para o processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais é muito mais fácil para as crianças adquirirem conhecimento quando o contexto trabalhado fazem sentido Exemplo, trabalhar com leitura de gráfico no qual o percentual a ser estudado é a quantidade de tribos indígenas no Brasil. Trabalhando, geografia, história, ciências, matemática e também português na interpretação de texto.

Trazendo também questões sobre conscientização de preservação da natureza que é um contexto atual.

Estudos assim trazem muitos questionamentos ampliando conhecimento para os educandos.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

É um documento onde as ações e projetos são registrados para ser aplicados no ano vigente letivo.

É elaborado de acordo com a comunidade sendo assim, tendo a participação da coordenação, professores, alunos e familiares.

2-A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

A (BNCC) possui dez competências que englobam habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que visam a promoção do desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões social, física, intelectual, cultural e emocional.

Também são complementadas por cada instituição escolar, diversificando pelas características regionais e locais da sociedade, cultura, economia e perfil dos educandos.

3-A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

A avaliação deve ser contínua, democrática, diagnóstica, formativa e mediadora da aprendizagem.

Servindo de parâmetro para o professor diagnosticar o conhecimento adquirido pela criança.

Importante ressaltar que na Educação infantil ao 1° ano do ensino fundamental- anos iniciais, terá ao final de cada etapa letiva uma ficha de avaliação e do direito de aprendizagem e desenvolvimento na qual contarão conceitos e habilidades aos campos de experiência e componentes curriculares propostos pela (BNCC).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com