TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ROGÉRIA MOREIRA MAIA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

PONTE NOVA- MG

2016

ROGÉRIA MOREIRA MAIA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

Relatório apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências do Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na VI Etapa do Curso de Pedagogia à distância.

Orientação professora Ana Maria Silva

PONTE NOVA- MG

2016


SUMÁRIO

1.Introdução.......................................................................................................04

2. A escola do ensino fundamental e sua história.............................................04

3  A escola e sua cultura...................................................................................05

4  Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico..........................................06

5  A pratica do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados.........................................................................................................08

6  O espaço das salas de aulas........................................................................11

7  Planejando e exercendo a docência.............................................................12

8 Pensando e avaliando o exercício da docência.............................................13

9 Considerações finais......................................................................................13

10  Anexo............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se ao estágio realizado na etapa VI do curso de Pedagogia, que ocorreu na Escola Municipal “José Batista de Lima”, cumprindo uma exigência curricular da Uniube.

O estágio supervisionado amplia o campo de experiência e de atuação do aluno estagiário, possibilitando o desenvolvimento e habilidade, podendo assim ter maior noção de como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Nesta etapa VI o estágio está centrado nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como atividades: A escola de ensino fundamental e sua escola, a escola e sua cultura, os fundamentos do Projeto Político Pedagógico, a prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados, o espaço das salas de aula, planejando e exercendo a docência, pensando e avaliando o exercício da docência.

Sendo assim o estágiosupervisionado é fundamental para a formação do pedagogo, pois aproxima o aluno estagiário à realidade em que ele irá atuar e também o aproxima da teoria estudada no decorrer do curso. Sendo o estágio um processo criador, de investigação, explicação, interpretação e intervenção na realidade, e por meio dele obtemos informações que irá nos auxiliar para sermos excelentes pedagogos.

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTORIA

A Escola Municipal “José Batista de Lima”, está situada na Rua José Batista de Lima n° 350,1 Centro de Sericita, Minas Gerais.Origem e clientela:A Escola José Batista de Lima foi construída em 1984 pelo Sr. prefeito Olívio Ângelo Gonçalves atualmente é coordenada pela  Diretora:Maria Meire Gomes de Oliveira,a origem do nome é porque está localizada numa rua estreita que se chama José batista de Lima,está escola tem 475 alunos e 49 funcionários que atende alunos primeiro ao quinto  ano e funciona em dois turnos de manhã e a tarde.

A Escola Municipal “José Batista de Lima’’ foi criada para suprir as necessidades de uma população que já vinha se preocupando com a educação, pois havia poucos professores naquela época e contava apenas com alguns professores que lecionavam em casas particulares, salas isoladas, ou até em sacristias.

Hoje no presente, a população de Sericita reconhece e agradece ao esforço do Sr. Olívio Ângelo Gonçalves pela obra realizada, que foi a criação da Escola Municipal “José Batista de Lima”, que traz um grande conforto para os alunos que tanto precisam e necessitam de uma boa educação, lugar esse que recebe seus amigos para continuar produzindo e adquirindo mais conhecimento.

A ESCOLA E SUA CULTURA: CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR.

Na Escola Municipal “José Batista de Lima” os recursos pedagógicos e tecnológicos já faz parte do seu cotidiano, no presente momento a escola já possui TV, aparelho de DVD, e foi contemplada com o programa PROINFO com cinco computadores que se encontram em pleno funcionamento, inclusive com acesso a internet.

A escola também está utilizando vários tipos de jogos pedagógicos visando sempre o aprendizado dos alunos.

As salas de aula contam com espaços amplos, o mobiliário está em boas condições, as portas e janelas foram trocadas, foi construída uma quadra esportiva para as aulas de educação física e realização de eventos da escola.

Os professores e alunos fazem a decoração das salas de aula, como murais, cartazes e várias figuras ilustrativas, por ser uma escola de um distrito se encontram muito bem organizada.

A escola funciona nos períodos matutino e vespertino, com turmas da educação infantil e as seres iniciais do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, também funciona o tempo integral com uma turma.

No ano de 2016 a escola conta com um total de 475 alunos, com idade entre5 e 10 anos, distribuídos em 14 turmas e em 02 turnos, sendo que três turmas funcionam em duas sala particulares, conta ainda com um total de 49 funcionários, sendo 28 professores e 1 diretora e 1 vice-diretora,2 supervisoras 2 secretarias, 2 bibliotecárias, 2 porteiros, 11 serviçais. A escola recebe crianças da zona rural, no entorno da cidade e da própria cidade. Sendo que são alunos que necessitam de um maior cuidado por parte dos educadores, pois vivem uma realidade bastante peculiar, por este motivo os professores procuram trabalhar de acordo com a realidade vivida pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com