TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

ENTREVISTA COM O PROFESSOR

  1. Foi boa, realizei os meus normalmente, e foi um momento muito gratificante. Por que adquirir conhecimentos pedagógicos que me ajuda em sala de aula.
  2. Negativo o tempo muito pouco, e os positivos: a preparação, conhecimentos, hostilidade por parte de toda escola.
  3. Sim, contribui muito para o meu desempenho no início da minha profissão.
  4. Sim, no período de estágio sem experiência nenhuma de assumir a sala, e hoje observação é feita a partir de muita análise.
  5. Nada me incomoda é um prazer em tê-la na minha sala.
  6. Acredito que ofertasse um período maior para estágio.
  7. Participo da melhor forma para que possa transmitir para estágio um pouco da didática que eles precisam.
  8. A princípio o estagiário observa-se e depois assume a regência da sala.
  9. Sim, a partir do momento que abro a porta da minha sala já me sinto um formador.
  10. Claro, são pessoas que estão com conhecimentos novos, o cérebro a mil de informações. E a troca de conhecimentos é favorável, comigo que estou com experiência de alguns anos em sala de aula e com estagiários com informações atuais.

RELATÓRIO DE ANÁLISE DO PPP

Eu escolhi a escola municipal de ensino fundamental Governador Afrânio Lages, que está localizada na Rua: Fernando Bezerra Leite S/N Centro Ibateguara Al, para fazer a minha análise.

O PPP não está atualizado pois foi feita pela gestão - 2010 sobre a direção de ensino de Cristiane Maria Monteiro Ferreira Fidelis, e os coordenadores pedagógicos, Roberto Guedes Santos, Cícera Ferreira e Carlos Fernando Leite.

A mesma funciona em dois turnos, matutinos e vespertinos, oferecendo aos municípios 1400 vagas destinadas a cursos do ensino fundamental do 4º ao 9º ano, com duas turmas de ensino para jovens e adultos - EJA 6º, 7º, 8º e 9º ano.

Esta instituição foi criada por uma equipe técnica do governo municipal no ano de 1972, pelo então prefeito, João Francisco de Araújo.

        

DIRECIONAMENTO PARA ANÁLISE DO PPP

1 – Os objetivos educacionais contemplam o trabalho coletivo, respeito a diversidade de ideias e a formação de uma comunidade crítica e participativa?

R= De acordo com o PPP sim, pois visa desenvolver uma educação de qualidade, desenvolvimento, comunicativa, e crítica cujo o objetivo e a formação de um verdadeiro cidadão crítico.

2 – Garante uma gestão democrática, prevendo assim a participação dos diversos segmentos (alunos, professores, funcionários e comunidade externa?).

R= Sim a escola em questão garante através do PPP uma gestão democrática, pois ela possibilita a comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela elaboração mútua, e o exercício da construção coletiva.

3 – Tem sua filosofia fundamentada na transparência, no diálogo e no respeito a diversidade cultural e ideológica de toda a comunidade escolar?

R= Sim a escola tem por objetivo no seu PPP ser transparente enfrentar posição de igualdade para melhor lidar com as mudanças sócias culturais.

4 – Atende as demandas socioeconômicas da sociedade?

5 – Sim em sua concepção de educação?

R= Visa o processo educacional que contemple em tipo de ensino e de aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes cristalizados e desemboque em um processo de produção e de conhecimento transformador possibilitando o cidadão buscar alternativas de superação da realidade.

6 – Sim em sua concepção de aluno?

R= Sim, pois de acordo com o PPP a luta deve ser por um aluno social, voltado para seu bem próprio mais acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual ele faz parte.


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado de regência é o segundo contato que o acadêmico tem com o seu futuro campo de trabalho, pois o primeiro é o estágio supervisionado de observação, a observação por meio de regência permite ao estagiário refletir sobre futuras ações pedagógicas, e é de suma importância para os acadêmicos, pois nos oferece a oportunidade de vivenciar a prática da profissão enriquecendo a nossa formação acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com