TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

         O presente trabalho foi elaborado com base nas atividades administrativas e de Gestão Escolar desenvolvidas
 no Centro Educacional Mirim. Instituição que atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, localizada à Rua: Santa Cecília Quadra C, Lote14 Itinga - CEP: 42.700-000, Fone (071) 3377-5794, na cidade de Lauro de Freitas, no Estado da Bahia. Conta com uma estrutura de 08 salas de aula; 01 coordenação pedagógica; 01 secretária; 01 direção; 01 sala de professor; 01 vice-direção; 01 quadra esportiva; 01 parque coberto; 01 cantina, espaços apropriados para efetivar a sua função educativa.  A Escola está baseada legalmente na Constituição  Federal, Estadual e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, legislações bases para a instituição. Devidamente legalizada também como empresa individual.


         O estágio foi embasado em observações dos trabalhos da gestão escolar e entrevista com a diretora da escola Mônica Reis Xavier, além de participação nos eventos ocorridos na própria escola. A finalidade do estagio, foi acompanhar e participar da rotina administrativa e organizacional desse estabelecimento de ensino com o objetivo de perceber a prática de atuação de um administrador nesta área. A etapa de observação iniciou no período de 24 de fevereiro de 2014 e teve por objetivo observar como os sujeitos dessa instituição exercem seus papéis dentro da instituição e qual os líderes constituem-se dentro desse espaço, além de perceber que tipo de gestão foi escolhido por essa empresa para dar conta da sua missão, como acontece a comunicação na comunidade escolar.

APRESENTAÇÃO

O Centro Educacional Mirim foi fundada em 1993, estamos há 21 anos no ramo educacional, na certeza de que fazemos parte da vida de muitas crianças e com isso realizando o sonho de uma educação de qualidade onde a construção de valores é alicerce para esta educação. O C.E.M - Centro Educacional Mirim, trata-se de uma instituição educacional, comprometida com o ato de educar, levando em conta todos os fatores externos e internos, disponibilizados e vivenciados pela nossa comunidade escolar.  Nossa missão é oferecer uma educação de qualidade alicerçada na construção de valores e pautada na troca de amor e conhecimento para a formação de um sujeito crítico e político, atuante na sociedade. Nossa Visão é sermos reconhecidos como uma escola de referência em todos os segmentos que atuamos considerando nossas propostas e práticas pedagógicas inovadoras, através de um olhar humanista na formação de cidadãos éticos, comprometidos e solidários, portanto os valores que permeiam nossa prática são:

  • Relacionamento saudável
  • Ambiente acolhedor e ético
  • Autonomia pessoal e coletiva
  • Respeito ás diferenças
  • Aulas motivadoras, dinâmicas e significativas.
  • Profissionais com excelente formação em constante aperfeiçoamento
  • Valorização da educação e do conhecimento
  • Cidadania
  • Privilegiar o atendimento personalizado
  • Responsabilidade; autonomia e cooperação.
  • Qualidade

 Acreditando que antes de tudo, a escola é um ambiente “vivo”, e deve ser valorizado a partir das relações vividas neste espaço.

DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos o registro de nossas observações com a secretaria da escola, a qual possui dois computadores, mesas, armários com arquivos, livros de registros e documentação contendo dados dos alunos e professores. É na secretaria, também que se encontram os documentos oficiais da escola, como por exemplo: Ponto de freqüência dos funcionários e dos estagiários; Saída dos alunos com autorização dos pais; Livro de ocorrências. É nele que são registradas as ocorrências do dia a dia da escola. Termo de visita. Neste ambiente acontece a solicitação de documentos, preparação e envio para todos.

A parte administrativa da escola é bem constituída e cada funcionário aparentemente, desempenha bem seus papéis. Que basicamente são:
Atendimento ao publico (pais, alunos, comunidade); Manutenção do arquivo escolar; Registrar dados estatísticos e informações educacionais; Efetuação de matriculas, rematriculas e transferências; Elaboração de documentos, como histórico escolar e declarações; Registros e controle freqüência de professores e funcionários; Protocolares documentos; Arquivar toda documentação de cunho financeiro ou pedagógico e todas as correspondências recebidas.

O pedagógico fica por conta da coordenação pedagógica que se pode perceber que tem como competências: Garantir a realização semanal do horário de trabalho pedagógico coletivo;  Organizar encontros de docentes por área e por série; Dar atendimento individual aos professores;  Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas; Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas.

A direção da escola através das observações foi percebidos que suas funções se destacavam entre administrativas, pedagógicas e sociais, pode se perceber na atuação desse gestor nesta instituição escola algumas atribuições tais: Supervisionar o setor financeiro; Coordenar e incentivar a qualificação permanente dos profissionais da educação; Implementar a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais; Coordenar a elaboração do plano de Ação da instituição; Elaborar os planos de aplicação financeira sob sua responsabilidade; Garantir o fluxo de informações no estabelecimento de ensino; Encaminhar aos órgãos competentes as propostas de modificações no ambiente escolar, quando necessária; Elaborar, juntamente com a equipe pedagógica, o calendário escolar; Acompanhar, juntamente com a equipe pedagógica, o trabalho docente e o cumprimento das reposições de dias letivos, carga horária e de conteúdo aos discentes; Assegurar os cumprimento dos dias letivos, horas-aula e horas-atividades estabelecidos; Definir horário e escalas de trabalho da equipe técnico-administrativa e equipe auxiliar operacional; Organizar horário adequado para a realização da Prática Profissional; Zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; Cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar. Diante de tantas funções e atribuições, nota-se que o gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com