TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO CRECHE

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

I. Identificação

Nome do estabelecimento: Centro de Educação Infantil 01 de Brasília

Endereço: SGAN 611, módulo C

Telefone: (61) 3901-3969

Nome do Diretor: Daniela P. de Castro Vieira  

 

Em 18 de abril de 1998, por meio do Ato de Criação nº 6.244, foi criado o primeiro Centro de Educação Infantil do Distrito Federal, com o objetivo de atender crianças de zero a três anos em horário integral e crianças de quatro a cinco anos nos turnos matutino e vespertino. Ao longo dos anos, o CEI 01 de Brasília teve diversas equipes gestoras, ora indicadas pelo governo, ora eleitas pela comunidade escolar. Muitos profissionais passaram pela escola e deixaram sua contribuição, outros permanecem até hoje, fazendo desta escola um lugar de excelência. O CEI 01 de Brasília é gerido em conformidade com a legislação que dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal.  

II. Análise do trabalho Pedagógico da Escola:

 ​Foi possível observar que a escola realiza um trabalho metodológico com as crianças com base em alguns teóricos, como por exemplo, Wallon ​que defende que a escola deve proporcionar formação integral e Vigotski que ​trabalha com o processo educativo na perspectiva histórico-cultural, assim compreendendo que o professor é o organizador do espaço educativo, que pode criar condições de possibilidades para o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos e também nas interações cotidianas da criança com o adulto a “mediação”.  

Cada sala de aula íntegra de 10 a 15 alunos, sendo 1 professora, 2 monitores e 1 educadora social, com isso professora consegue ter uma relação mais próxima com os alunos, podendo auxiliar individualmente cada um deles.  

A avaliação é formativa, o professor apresenta um olhar sensível e realiza os registros sistematicamente. Mediante a observação do desempenho e do crescimento da criança em relação a ela mesma, jamais pela comparação com os seus pares. Sendo uma avaliação diária e contínua.

A cada ano a escola trabalha com algum projeto que é conduzido durante um semestre. A escolha do tema é debatido pelo corpo docente da escola.  

III. Análise crítica do ambiente físico, em relação à ação pedagógica:

O espaço físico da escola é adequado para a proposta pedagógica, sendo um local limpo, organizado e que dispõem de vários ambientes que são utilizados pelos alunos.

As salas de aula são limpas e arejadas, contendo 4 espaços, a do banheiro aonde ficam as pias e os trocadores, a área central aonde contém um tablado de borracha possibilitando que as crianças brinquem sem se machucar, dando um espaço ao pequeno quintal que é dividido por uma porta de vidro e por último o local aonde ficam os berços e cadeirinhas de refeição. Possuindo um tamanho favorável para a quantidade de alunos.

Os alunos da creche não frequentam outros espaços da escola, a não ser sua própria sala de aula. Mas mesmo assim não acharia necessário os alunos frequentarem outros espaços, a sala é grande e comporta muito bem os alunos e contém aparatos necessários para executarem todas as suas atividades do dia. A sala de aula tem a temática do oceano, contendo imagens e enfeite que remete a vida marinha, fazendo que todos os alunos se interessem.

IV. Organização administrativa e pedagógica:

 

Atualmente o Centro de Educação Infantil 01 de Brasília oferece a modalidade creche e educação infantil, e atende a 334 alunos, dentro do 1º ciclo de aprendizagem, totalizando 17 turmas, Creche - 70 alunos em 04 turmas, Pré-escola – 124 alunos em 07 turmas e Educação Precoce –140 alunos em 06 turmas.

 Os alunos são atendidos em horário integral, de 7h30 às 17h30, perfazendo um total de dez horas de atendimento diário. Cada turma tem dois professores que trabalham em horários alternados: sendo o primeiro de 7h30 às 12h30 e o segundo de 12h30 às 17h30. As turmas contam, ainda, com os monitores ou educadores sociais voluntários (ESV), a quem cabe realizar as rotinas de alimentação e higiene pessoal, assim como auxiliar os professores no desenvolvimento das ações pedagógicas.

A escola realiza projetos interdisciplinares com seus alunos, esse semestre o projeto era um painel sensorial com objetos encontrados dentro de casa, a professora montou um pequeno mural que ficava ao alcance dos alunos, para estimular o tato, olfato, paladar e a visão. Ex: celular, esponja, espátula, cheirinho (orégano, canela...), e entre outros utensílios.  

 A família participa de reuniões junto a instituição, onde são entregues os projetos realizados por cada turma. Os alunos não são avaliados por notas, mas os pais ficam sabendo sobre o comportamento e desenvolvimento de seus filhos. Os pais também participam de festas comemorativas realizadas pela instituição.

V. Relato de outras situações desenvolvidas pela escola: 

A comunidade onde a escola se situa, é uma área nobre, a maioria dos alunos moram perto da comunidade ou são da área administrativa de Brasília, por ser uma escola de tempo integral, os pais buscam após a longa jornada de trabalho. A sala é muito heterogênea, temos alunos com situações bem carentes, e a outra parte de acordo com uma pesquisa feita pela escola, são famílias que estão na faixa de um a dois salários mínimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (749.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com