TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURANDO O TEXTO

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Tópico : CONSTRUINDO/ ESTRUTURANDO O TEXTO

I - ASSUNTO e DELIMITAÇÃO

Todo texto – falado ou escrito – traz um determinado CONTEÚDO. Este conteúdo constitui o seu assunto. Porém é importante se saber que este assunto é sempre limitado, ou seja, o produtor do texto não trata de um assunto em sua totalidade, pois isto seria uma tarefa praticamente impossível. É por este motivo que, ao abordarmos qualquer assunto, naturalmente o faremos de maneira delimitada, a fim de que o nosso texto realmente siga uma linha de raciocínio capaz de se fazer entender.

Tomemos, como exemplo, o assunto EDUCAÇÃO. Como se vê, trata-se de um assunto muito geral e pouco específico. Por isso, é necessário delimitar esse assunto e, a partir de então, planejarmos como, e que aspecto elegeremos na EDUCAÇÃO. Vejamos as várias delimitações que poderemos escolher para o assunto EDUCAÇÃO:

Educação tecnológica – Educação ambiental – Educação tradicional – Educação familiar – Educação patrimonial-

Educação e cidadania – Educação na sociedade moderna – Educação no ensino superior – Educação infantil- Educação na escola, etc., etc..

Vale lembrar, neste ponto, que a delimitação do assunto já estabelece relações com o tema do texto e, ainda com o tópico frasal ou tópico de parágrafo – estes últimos a serem desenvolvidos mais adiante nesta apostila.

Exemplificando – Consideremos o seguinte trecho de um parágrafo:

“O Rio é simplesmente pródigo em parques, aqui se encontrando os mais diversos, nos mais variados estilos e tamanhos. O parque do Flamengo, por exemplo, é muito extenso. Começa no Aeroporto Santos Dumont e termina na Praia do Botafogo.(...) Bastante concorrido é o parque da Quinta da Boa Vista, um monumental parque que fica no bairro de São Cristóvão, onde você pode visitar o antigo Palácio São Cristóvão (...)”

Neste trecho, temos:

Assunto (geral) : a cidade do Rio de Janeiro

Assunto delimitado: os parques da cidade do Rio de Janeiro

ATIVIDADE 1

➨ VAMOS, AGORA, FIXAR O CONTEÚDO DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO ?

Observando que a delimitação de um assunto NÃO precisa, necessariamente, reproduzir as mesmas frases ou palavras do texto, leia e releia os trechos seguintes e, depois, identifique o ASSUNTO e a DELIMITAÇÃO DESTE ASSUNTO:

1. As universidades, por uma série de razões, são, atualmente, as únicas entidades realmente capacitadas a desenvolver pesquisa tecnológica. Primeiro, porque dispõem da mão de obra abundante e relativamente barata. Segundo, porque possuem não só os equipamentos como a documentação exige para este trabalho. E, terceiro, porque acumularam uma razoável experiência através de uma série de projetos específicos, alguns já em fase de aproveitamento industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com